segunda-feira, 2 de julho de 2007

Leitor atento

Leitor atento enviou o seguinte comentário:

A cada dia que passa a política pelotense fica cada mais e mais suja!
Veja mais este golpe do Anti-democrático Coronel Progressista!
Veja o que a Prefeitura de Pelotas está fazendo com a cooperativa Coopasul, responsável pela limpeza da cidade. Está na coluna Espeto Corrido de hoje (02/07/07).
Questiona-se: o que impede a formação de consórcio p/ a execução da limpeza? Há base legal p/ isso?
O SENHOR PREFEITO está mesmo decidido a escrever uma das páginas mais imundas da história pelotense.
Aliás, concretizada tal agressão, será dele a responsabilidade pela GERAÇÃO DE 500 DESEMPREGOS EM PELOTAS.
DEU NO ESPETO/DP:
Vassoura
Marcada para quarta-feira pela manhã, a concorrência pública para a limpeza urbana de Pelotas. Novidade: pelo edital, não é permitida a formação de consórcio para a execução do serviço, como ocorre hoje.
Vassoura II
Traduzindo: a Coopasul está fora. A cooperativa tem cerca de 500 funcionários no trabalho, que tem a PRT como fornecedora dos equipamentos e administração. Funciona assim há cinco anos. Pelo edital, só empresas podem se habilitar.
Vassoura III
Os funcionários, ou a maioria deles, pretendem lotar a Câmara de Vereadores, amanhã, para pedir apoio aos representantes do povo para que tal situação não se concretize. Querem a anulação do atual edital e a adequação do novo à realidade hoje praticada.

2 de Julho de 2007 06:04

E o prefeito voltou atrás

Veja material publicado hoje no site da prefeitura:

Licitação para limpeza urbana sofre alterações

Em função de dúvidas e questionamentos sobre regras estabelecidas no edital para contratação de empresa para a limpeza urbana de Pelotas, a concorrência marcada para ser aberta na próxima quarta-feira, 4 de julho, foi adiada. O adiamento foi publicado no último sábado, 30 de junho.
Conforme correção que deverá ser publicada nesta terça-feira (03), o prazo fica prorrogado para 30 dias a contar desta data.

Conforme o secretário de Coordenação e Planejamento, Arthur Corrêa, a nova publicação esclarece uma questão a respeito da origem de uma certidão negativa da justiça do trabalho, que deve ser da cidade sede da empresa concorrente e inclui a permissão para participação na concorrência de Consórcios de empresas. “O edital nunca proibiu a participação de cooperativas na licitação e agora esclarece que a participação de consórcios é permitida, desde que atendam a lei das licitações”, disse.
Para que um consórcio de empresas se habilite à prestação de serviços, é necessário que ele venha a ser constituído como pessoa jurídica num prazo máximo de 60 dias após o anúncio do vencedor. O contrato em vigor foi prorrogado até junho de 2008, para que o processo licitatório de regulamentação da prestação do serviço seja concluído. Assim que o novo prestador de serviço for contratado, o atual contrato poderá ser rescindido, conforme o secretário de Coordenação e Planejamento, num prazo de 60 dias. Segundo Corrêa, foram constatadas irregularidades no contrato atual, assinado em 2003, que serão corrigidas. “A partir de agora, não contrata-se mais mão-de-obra e sim serviços”, diz Corrêa. O serviço prestado passa a ser medido por km de valeta limpa, rua varrida e limpeza mecânica, além de metros quadrados de áreas roçadas. “A prefeitura já foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho a respeito do regime atual de contratação do serviço e precisa fazer esta correção”, afirma o secretário.
Na data marcada para entrega e abertura das propostas, abrem-se apenas os envelopes com a documentação de cada concorrente, para verificar se está ou não habilitado a participar. Em nova data, abrem-se então as propostas financeiras. Caso o vencedor da concorrência seja um consórcio e este não obedeça a regra da lei de licitações (constituir empresa em até 60 dias), o segundo colocado poderá ser chamado a assumir a prestação do serviço, garante Arthur Corrêa.
Data:
02/07
Hora:
17:28
Redator:
Vilmarise Franceschi Mtb:8956
Fotógrafo:
Duca Lessa

4 comentários:

Aleksander Aguilar disse...

Caro Irineu, sou um pelotense "abroad", também jornalista, também com passagem pelo DP. Ingressei no mundo dos blogs recentemente e recebi o link da sua página que é uma bastante interessante maneira, por assim dizer, de acompanhar os bastidores da Princesa do Sul... Inclui seu link no meu blog, se não te importas.
Saudações
Aleksander

Anônimo disse...

Veja só Irineu.

O prefeito não só voltou atrás como apelou p/ que o centenário jornal de sua família desse uma forcinha na "versão dos fatos". Não deu outra: virou manchete desta terça-feira (03/07/07). Está lá na capa do DP (www.diariopopular.com.br), em letras garrafais, para quem quiser ler:

"GOVERNO DEFINE NOVAS REGRAS PARA A LICITAÇÃO DO LIXO"

No entanto, não seria melhor...???

"GOVERNO VOLTA ATRÁS E ALTERA REGRAS PARA A LICITAÇÃO DO LIXO"

Infelizmente, o "melhor" p/ Fetter nem sempre é o "melhor" p/ Pelotas. A bem da verdade, esta prefeitura está ficando “expert” em questões como sujeira e porcarias.

Já o DP... esta é apenas uma “prova” sobre como este tradicional tablóide trata seus leitores. Diga-se de passagem, um release muito bem editado.

Abaixo, a íntegra da matéria:


Cidade: Edital de licitação para limpeza pública é alterado pela Prefeitura

Thais Miréa

As duas alterações do edital para concorrência pública nº02/2007, sobre a contratação de limpeza urbana de Pelotas, serão publicadas hoje no Diário Oficial: estão permitidos os consórcios e as empresas terão de mostrar certidão negativa de débitos da cidade de origem. Com a errata, a abertura da licitação prevista para amanhã deverá ocorrer em 30 dias, quando os interessados precisam apresentar a primeira documentação. A partir de então, uma nova data será estipulada para a entrega das propostas financeiras.
Com as mudanças, a atual cooperativa responsável pela limpeza da cidade, Coopasul, poderá concorrer novamente, associada ou não à PRT, que fornece os equipamentos para o recolhimento de lixo. O secretário de Coordenação e Planejamento, Artur Fernando Rocha Corrêa, afirma porém que a forma de pagamento será diferente. “Antes pagávamos por empresa e agora pagaremos pela prestação do serviço”, disse. “O Ministério Público do Trabalho já chegou até a intimar a Prefeitura a se manifestar sobre a irregularidade que vinha ocorrendo, pois de certa forma é como se estivéssemos burlando o concurso público ao contratar mão-de-obra terceirizada quando somente é permitido contratar serviço.”
Até agora, a Prefeitura pagava separadamente a mão-de-obra para a Coopasul e os equipamentos para a PRT - um total de R$ 700 mil por mês. Com a nova licitação, um valor único será repassado para a empresa vencedora. Outra mudança, segundo Corrêa, é que ao invés de pagar por funcionário, o valor do serviço será calculado por quilômetros limpos. “Pagávamos uma pessoa para varrer 1,5 mil metros por dia. Agora pagaremos por rendimento e a empresa que definirá quantos funcionários quiser contratar.”
O secretário explicou ainda que há cinco anos a PRT e Coopasul venceram a licitação em forma de consórcio, mas nunca chegaram a firmar contrato entre si. A Prefeitura, no entanto, seguiu pagando mesmo diante da pendência. “Nessa licitação será diferente”, garantiu Corrêa. “As empresas terão 60 dias a partir da assinatura do contrato para criar um CNPJ único e assinar de fato um consórcio, caso contrário chamaremos a segunda colocada.”

Procedimentos
As empresas podem participar de forma associada ou isolada desde que tenham capital social e equipamentos para garantir o trabalho. Após a abertura do edital em 30 dias, a perspectiva é de que o processo licitatório seja concluído em dois meses. A partir de então, a vencedora terá mais 60 dias para iniciar as atividades - tempo que a Prefeitura também terá para notificar a PRT e Coopasul de que o contrato (prorrogado no último mês para mais um ano) será encerrado.

Atribuições da vencedora

o Varrer logradouros e vias públicas, raspar e remover terra e areia das vias públicas.
o Capinar e roçar meios-fios, praças e grandes áreas verdes, remover focos de lixo e entulhos em áreas públicas.
o Retirar lixo de cestos coletores públicos.
o Limpar a praia junto à orla da lagoa.
o Desobstruir e limpar valetas, caixas de decantação, galerias, tubulações, travessias.
o Recolher a produção dos serviços mencionados.

(*) Informações no Departamento de Administração de Materiais e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (rua Voluntários da Pátria, 1.343) ou ainda pelo telefone (53) 3225-7790 ou pelo e-mail smf.licitar@pelotas.com.br, durante expediente de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Anônimo disse...

A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Os blogs dos ex-editores do Diário Popular estão fazendo escola na internet pelotense.

Depois do Blog do Irineu, está no ar o Blog do Caminha - ex-editor-chefe do DP, demitido por causa da bandinha!!! (eu, hein?! alguém engole essa???)

Existem muitas pérolas lá também. O assunto mais recente, como não poderia deixar de ser, é a demissão da EX-(secretária de Cultura), Beatriz Araújo. Mas também há relatos interessantíssimos sobre a relação Fetter/PPS.

Vale a pena dar uma olhada!!!

Segue abaixo post publicado em http://luizcaminha.spaces.live.com/

____________________________________________

CRISE NA CULTURA

O peso do autoritarismo

Com a demissão da secretária de Cultura Beatriz Araújo na tarde de hoje, Fetter deu um passo decisivo no caminho de consolidar o pensamento único em sua administração.

O caminho do pensamento único, o leitor sabe, já foi trilhado por outras personalidades cujos nomes acabaram por se inscrever na história. Stalin, por exemplo, é expoente da galeria do pensamento único, como Hitler, aliás Adolf Hitler; Fidel Castro também está lá, com méritos, como Garrastazu Médici, Pinochet, Rafael Videla e outros tantos, só para falar do primeiro plano dessa paisagem desoladora.

Mas há os segundos e terceiros escalões da vitrine, figuras menores do pensamento único, nem sempre lembradas mas que ajudaram decisivamente a consagrar esse estilo autoritário de governar, ao menos por algum tempo. Estão nessa Molotov, Beria, Goebbels, Masera e tantos outros coadjuvantes mais ou menos anônimos.

E, mais abaixo, bem mais abaixo, o proletariado do autoritarismo e seus figurantes que jamais se notabilizarão por nada em especial mas que deram ou dão sua parcela cega de esforço ao pensamento único predando as vítimas erradas.

Foi o que aconteceu hoje à tarde na prefeitura, no dia em que Adolfo Fetter Júnior cometeu seu pior erro.

Caça errada

Fetter nunca escondeu dos mais próximos seu desejo de ver pelas costas TODO o primeiro escalão nomeado por Bernardo de Souza. Se não fosse por outros motivos, porque doente Bernardo ou não, ele e Hilda não davam a menor bola para o que Fetter achava ou deixava de achar enquanto governaram.

Hoje o vice-prefeito que virou prefeito executou mais um do tempo do prefeito eleito. Com a diferença que a vítima da vez é uma quase unanimidade municipal. Fetter decepou um braço - e ganhou um adversário de peso. Mais um.

Do corpo mutilado que disputará a eleição em seu nome, restarão ao fim os amanuenses a colorir para o prefeito a realidade pálida do governo. E só. O prefeito cada vez se isola mais.

Colateral

Com a demissão de Beatriz Araújo, o PPS fica ainda mais longe de sua campanha à eleição. E também da reeleição do seu procurador Saad Salim como presidente do PPS na cidade. E o PPS como parceiro, é bom lembrar, devia ser ponto de honra para a imagem de gratidão de Fetter candidato. Foi quem, afinal, lhe deu de mão beijada o governo.

O pensamento único avançou hoje mais um ponto. E Fetter deu um tiro no pé.

Anônimo disse...

Acho o blog do Irineu mais interessante...