sábado, 28 de julho de 2007

Um ano em 30 segundos ou o traque de Fetter Júnior

O trabalho de todo um ano da Secretaria de Projetos Especiais pode ser conferido por autoridades, imprensa e convidados numa apresentação no salão nobre da Prefeitura. O prefeito Fetter Júnior falou sobre o "barulho" feito pela SPE, a secretária Cláudia Ferreira falou, a cantora Giamarê cantou. E o vídeo, com toda a produção do período, levou apenas 30 segundos para ser visto pelos presentes. Nem o jornal e nem o site da prefeitura mostraram o quê, de fato, fez a secretaria. Imagino o que acontecerá em Pelotas quando as realizações da SPE proporcionarem um vídeo com uma hora de duração. Está na hora de desmascarar tudo isso.

Cidade: SPE avalia primeiro ano de atividades (Diário Popular)
Ao completar um ano de atividades a Secretaria de Projetos Especiais (SPE) pretende, a partir de agora, fazer um mapeamento específico a fim de obter perfil detalhado que confirme a participação dos afro-descendentes que residem no Município, estejam no mercado de trabalho e nas universidades locais. A idéia, segundo a secretária Cláudia Ferreira, é atualizar os dados para criar projetos que ofereçam novas oportunidades, já que os negros são minoria nestes dois setores (confira números no quadro).O trabalho realizado para proporcionar a inclusão social a jovens, idosos, mulheres e afro-descendentes nos últimos 12 meses foi apresentado no início da tarde de ontem por Cláudia no salão nobre da Prefeitura. O prefeito Fetter Júnior destacou a iniciativa da pasta que foi criada com a proposta de atender as diversidades. “Se em um ano já fizemos barulho, nos próximos faremos muito mais”, disse o chefe do executivo.A apresentação de um vídeo de 30 segundos mostrou o balanço feito pela secretária. Cláudia ressaltou a importância da parceria com as demais secretarias, Conselhos Municipais e demais envolvidos na realização do trabalho. “É impossível fazer a inclusão sozinho. A colaboração de todos é fundamental”, avaliou. Na área da Educação, exemplificou, das duas turmas de curso pré-vestibular gratuito realizadas no Areal e Navegantes – com mais de 80 inscritos ao todo – 13 alunos foram aprovados no vestibular para a universidade pública e mais de 20 nas particulares. “Eram pessoas que estavam há mais de dez anos afastadas da escola”, afirmou. Em breve será aberta uma nova turma no Simões Lopes e um curso preparatório para o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).Nas demais áreas onde a SPE atua – idosos, mulher, jovem e diversidade sexual – Cláudia explicou que a idéia é dar continuidade nas ações que valorizam cada um dos setores. Campanhas de conscientização, projetos para afastar jovens de grupos de riscos e atraí-los para atividades de lazer, esporte e cultura, criação de novos cursos de alfabetização dirigidos a idosos e comunidades carentes, cursos de capacitação para mulheres de detentos e donas-de-casa que buscam a inclusão no mercado de trabalho estão entre as próximas atividades a serem desenvolvidas. dados

População de Pelotas: 323.158

Negros: 31.172 (9,65%)

Pardos: 20.395 (6,31%)

Ocupação no mercado detrabalho como empregados:Negros: 9.053 (7,20%), Pardos: 5.312 (4,22%)

Freqüentavam ensino superior: Negros: 212 (0,24%), Pardos: 180 (0,20%)


Um ano trabalhando pela diversidade (site da Prefeitura)
Ao comemorar um ano em atividade, a Secretaria de Projetos Especiais realizou nesta sexta-feira(27) uma prestação de contas para a comunidade, convidados e imprensa. O prefeito Fetter Júnior abriu a cerimônia, no salão nobre da Prefeitura, destacando as ações da pasta, realizadas com poucos recursos e muitas parcerias. “Ao longo de um ano foram feitas atividades importantes para os segmentos a que se destina a secretaria. Tratamos a diversidade como uma política de governo e obtivemos bons resultados”, completou, saudando e agradecendo a todos os presentes. Fetter destacou ainda o perfil da secretária Claudia Ferreira, escolhida por possuir várias características próprias para atender aos objetivos da nova secretaria. Claudia foi a primeira secretária mulher e afro-descendente da administração pública de Pelotas. Conforme o prefeito, a SPE representa a pluralidade do atual governo e a proposta de agregar os diferentes.Antecedida pela apresentação emocionada da cantora Giamarê, a secretária Claudia Ferreira aproveitou o momento para agradecer aos parceiros que possibilitaram o trabalho e bom desempenho da pasta durante estes primeiros doze meses. Após exibir um vídeo, contendo um breve resumo das principais ações, Claudia reforçou o convite para que os parceiros continuem a auxiliar na construção da política da diversidade para os próximos meses deste governo. Atuando em quatro frentes, idoso, mulheres, jovens e afro-descendentes, a SPE pretende ampliar as ações e dar ainda mais visibilidade para os grupos conhecidos como minorias. “A SPE precisa continuar contando com a ajuda de todas as secretarias municipais e das entidades que já trabalham conosco. Vamos ampliar nossa atuação e promover cada vez mais as qualidades destes grupos”, encerrou.

Data: 27/07

Hora: 16:11

Redator: Vilmarise Franceschi Mtb:8956

Fotógrafo: Duca

Nenhum comentário: