sábado, 28 de julho de 2007

Essa administração não é séria

De 119 casos de rubéola constatados "na região" (caro repõrter: são 22 municípios, conforme o texto enviado pela prefeitura às redações), 107 são de Pelotas. O título está errado: o correto é Pelotas vive surto de rubéola. Conforme este blog e o valoroso radialista Daniel Hammes já haviam adiantado. A prefeitura está atrasada, conforme reportagem produzida pelo jornal dos Fetter. Se, desde abril, a Secretaria de Saúde conhece o problema, de acordo com a reportagem, fica mais do que configurada a irresponsabilidade oficial, uma vez que o secretário de Saúde, Francisco Isaias, começou a atuar no dia 20 de junho, conforme notícia publicada no Diário Popular. E, pior: só no dia 4 de agosto é que começa a campanha de vacinação. É muita irresponsabilidade com a saúde pública e desprezo para com o cidadão. O interessante é que tudo ficou em silêncio durante a Fenadoce, mesmo com o conhecimento do problema pelo prefeito Fetter Júnior. E vejam a declaração da integrante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Alethea Sperb: “Não há motivo para pânico, só queremos proteger a população deste incômodo". Incômodo, dona Alethea? Trata-se de rubéola, um vírus transmitido pelo ar que, de acordo com a mesma reportagem,, provoca "febre alta, manchas vermelhas no corpo, problemas respiratórios, dores nos músculos e gânglios inchados. É uma doença que adultos e crianças saudáveis curam espontaneamente. As maiores complicações são para mulheres grávidas, porque pode ocorrer a malformação do feto." Só isso. Espero que ninguém de sua família, ou a senhora mesmo, jamais padeça deste incômodo. Pelotas precisa de uma faxina. Veja reportagem do Diário Popular. E, abixo, o que foi publicado no site da Prefeitura (grifos nossos)

Cidade: Região vive surto de rubéola
Carla Ruas
A Zona Sul enfrenta um surto de rubéola. Foram confirmados 119 casos da doença na região - 107 apenas em Pelotas. O alerta foi divulgado ontem pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Francisco Isaías. A maior parte das vítimas é homem e tem entre 20 e 39 anos. Este perfil, no qual se enquadram 107 mil pelotenses, será o foco da campanha de vacinação programada pelo órgão.A SMS pretende erradicar a doença e acabar com a circulação do vírus na região por meio da imunização. O mutirão, que reforçará a necessidade de vacinação, será realizado entre os dias 4 e 10 de agosto. Com apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Ministério da Saúde, estratégias específicas estão sendo desenvolvidas para atingir o público jovem e adulto, que geralmente não vai ao posto de saúde. “Queremos nos aproximar dessas pessoas para alertá-las, seja no calçadão, no bar ou na balada”, afirma Isaías.As 45 Unidades Básicas de Saúde do Município estão preparadas para aplicação das doses. “Estamos em atuação desde o dia 20 de junho e 18 mil pessoas já estão prevenidas”, diz.O lançamento da campanha será no dia 4 de agosto e deve contar com um grande evento e programação ainda a ser divulgada. O objetivo é realizar uma série de atividades em poucos dias, para que a imunização seja realizada o quanto antes. “Não há motivo para pânico, só queremos proteger a população deste incômodo”, adianta a integrante do CEVS, Alethea Sperb.
Rio de Janeiro
Os órgãos de saúde trabalham com a possibilidade de que o vírus da rubéola tenha vindo do Rio de Janeiro. Os primeiros casos na região começaram no final de abril, mesmo período em que foi confirmado um surto no estado carioca. Outros lugares do Brasil também apresentam epidemia da doença, como Minas Gerais e Ceará. O vírus identificado em Pelotas também foi mapeado em outros municípios gaúchos, como Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. “A rubéola é como a gripe, se espalha pelo ar. Por isso é facilmente transmitida”, diz Alethea.
FIQUE ATENTO
Os sintomas da rubéola são febre alta, manchas vermelhas no corpo, problemas respiratórios, dores nos músculos e gânglios inchados. É uma doença que adultos e crianças saudáveis curam espontaneamente. As maiores complicações são para mulheres grávidas, porque pode ocorrer a malformação do feto.

Saúde promove Campanha para prevenir a Rubéola
Os 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde – incluindo Pelotas – promovem do dia 4 a 10 de agosto a Campanha de Vacinação contra a Rubéola. Esta ação deve-se à constatação de um surto de rubéola: 119 casos na região e 107 já confirmados em Pelotas. Conforme orienta a representante do Centro Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alethea Sperb, todas as pessoas de 20 a 39 anos devem tomar a vacina. Em Pelotas, ela estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades. Amanhã (28), no Fala Pelotas no Simões Lopes, a vacina também será aplicada. O grupo de risco, informa Alethea, são jovens e universitários. Ela recomenda haver uma conscientização da população, visto a necessidade de erradicar a presença do vírus nos municípios. A rubéola é transmitida via respiração e os sintomas são febre, manchas avermelhadas, dores nas articulações e ínguas atrás das orelhas. A cura, em adultos e crianças saudáveis, é geralmente espontânea. Porém, o risco maior ocorre nas gestantes, pois há possibilidade de conseqüências graves para o feto. De acordo com o secretário municipal de saúde, Francisco Isaías, existem 107 mil pessoas na faixa etária visada (de 20 a 39 anos) e, por ser este um grupo que não freqüenta UBS e não está acostumado com a rotina de vacinação, será feita em Pelotas uma campanha de divulgação da vacina. Ele alerta, ainda, que somente quem tomou vacina nos dois últimos meses é que está imune. “No inverno, com os ambientes fechados, cresce a possibilidade de transmissão e por isso torna-se mais importante a prevenção”, conclui Isaías.
Data: 27/07
Hora: 18:33
Redator: Cíntia Langie Araujo /// MTB 12781
Fotógrafo: Duca Lessa

Nenhum comentário: