terça-feira, 3 de julho de 2007

Prefeito de Pelotas perde para empreiteiras

Deu no Diário Popular de hoje (veja abaixo, em itálico, a íntegra da reportagem). O prefeito Fetter Júnior não conseguiu impor o que queria às empresas que participam da concorrência pública sobre a contratação de limpeza urbana no município. Existem regras, e, às vezes, nem mesmo Fetter Júnior pode quebrá-las. Outra coisa: se a Coopasul e a PRT, em regime de consórcio, venceram a concorrência passada mas nunca formalizaram a união consorciada, por que é que a Prefeitura "a Prefeitura, no entanto, seguiu pagando mesmo diante da pendência", segundo reportagem do Diário Popular. Tenho pena do Ministério Público Pelotense. É trabalho que não acaba mais.

Cidade: Edital de licitação para limpeza pública é alterado pela Prefeitura
Thais Miréa
As duas alterações do edital para concorrência pública nº02/2007, sobre a contratação de limpeza urbana de Pelotas, serão publicadas hoje no Diário Oficial: estão permitidos os consórcios e as empresas terão de mostrar certidão negativa de débitos da cidade de origem. Com a errata, a abertura da licitação prevista para amanhã deverá ocorrer em 30 dias, quando os interessados precisam apresentar a primeira documentação. A partir de então, uma nova data será estipulada para a entrega das propostas financeiras.Com as mudanças, a atual cooperativa responsável pela limpeza da cidade, Coopasul, poderá concorrer novamente, associada ou não à PRT, que fornece os equipamentos para o recolhimento de lixo. O secretário de Coordenação e Planejamento, Artur Fernando Rocha Corrêa, afirma porém que a forma de pagamento será diferente. “Antes pagávamos por empresa e agora pagaremos pela prestação do serviço”, disse. “O Ministério Público do Trabalho já chegou até a intimar a Prefeitura a se manifestar sobre a irregularidade que vinha ocorrendo, pois de certa forma é como se estivéssemos burlando o concurso público ao contratar mão-de-obra terceirizada quando somente é permitido contratar serviço.”Até agora, a Prefeitura pagava separadamente a mão-de-obra para a Coopasul e os equipamentos para a PRT - um total de R$ 700 mil por mês. Com a nova licitação, um valor único será repassado para a empresa vencedora. Outra mudança, segundo Corrêa, é que ao invés de pagar por funcionário, o valor do serviço será calculado por quilômetros limpos. “Pagávamos uma pessoa para varrer 1,5 mil metros por dia. Agora pagaremos por rendimento e a empresa que definirá quantos funcionários quiser contratar.”O secretário explicou ainda que há cinco anos a PRT e Coopasul venceram a licitação em forma de consórcio, mas nunca chegaram a firmar contrato entre si. A Prefeitura, no entanto, seguiu pagando mesmo diante da pendência. “Nessa licitação será diferente”, garantiu Corrêa. “As empresas terão 60 dias a partir da assinatura do contrato para criar um CNPJ único e assinar de fato um consórcio, caso contrário chamaremos a segunda colocada.”
Procedimentos
As empresas podem participar de forma associada ou isolada desde que tenham capital social e equipamentos para garantir o trabalho. Após a abertura do edital em 30 dias, a perspectiva é de que o processo licitatório seja concluído em dois meses. A partir de então, a vencedora terá mais 60 dias para iniciar as atividades - tempo que a Prefeitura também terá para notificar a PRT e Coopasul de que o contrato (prorrogado no último mês para mais um ano) será encerrado.
Atribuições da vencedora
- Varrer logradouros e vias públicas, raspar e remover terra e areia das vias públicas.
- Capinar e roçar meios-fios, praças e grandes áreas verdes, remover focos de lixo e entulhos em áreas públicas.
- Retirar lixo de cestos coletores públicos.
- Limpar a praia junto à orla da lagoa.
- Desobstruir e limpar valetas, caixas de decantação, galerias, tubulações, travessias.
- Recolher a produção dos serviços mencionados.
(*) Informações no Departamento de Administração de Materiais e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (rua Voluntários da Pátria, 1.343) ou ainda pelo telefone (53) 3225-7790 ou pelo e-mail smf.licitar@pelotas.com.br, durante expediente de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.





4 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura argumenta que existem irregularidades e mesmo assim continuou pagando rigorosamente em dia pelos servições ("irregulares") prestados??? Estranho, muito estranho!!!

Se assim realmente ocorreu:

- porque não mandou, então, apurar tal irregularidade?

- porque não suspendeu o pagamento até que a Procuradoria do Município e o Ministério Público se manifestasem sobre o assunto???

- porque foi conivente com algo teoricamente irregular???

É assim que o sr. Fetter Júnior faz política? Este é o "jeitinho" Fetter Júnior de governar??? Com a palavra o senhor prefeito!!!

ALIÁS...

Fetter é mesmo candidato em 2008, não? A campanha, na rua (jornal(?), revista, "telejornais" e rede municipal de rádio), permite concluir que sim. No entanto, até hoje o prefeito não respondeu aos questionamentos aqui postados sobre seu 'futuro político'!

Fala prefeito!!!

Anônimo disse...

Acho muita graça quando os entrevistadores da Rede \Municipal de Rádio não questionam os problemas da cidade, aprofundando as matérias. Qualquer resposta
"sabonete" serve. Não é de se estranhar, a Rede Municipal é gratuita ?
Tomara que o povo não esteja pagando pela propaganda eleitoral antecipada!
Irineu - onde estás que não respondes ? É de graça ?

Anônimo disse...

Em resposta ao comentário anterior:

*A rede municipal de rádio não é de graça, é paga c/ dinheiro público sim, verba da Secretaria Muncipal da Comunicação.

*O programa na TV UCPel é resultado de "parceria" firmada entre a prefeitura e a Universidade Católica de Pelotas em que a primeira cede equipamentos p/ a segunda sob a justificativa de que os acadêmicos possam desfrutar de aulas práticas.

*O Diário Popular pertence à família Fetter, acionária majoritária.

*As emissoras de TVs locais afirmam o que convem ao prefeito sempre na ânsia de abocanhar mais e mais verbas publicitárias.

E o sr. Fetter Junior ainda se ofende quando chamado de Coronel Progressista. Alguém tem dúvidas de que ele já está fazendo campanha eleitoral e, o que é pior, c/ o dinheiro do povo?

Anônimo disse...

Agradeço a resposta às minhas dúvidasdo "Eu Não Sou o Irineu" acima.,
Fazer o quê ? Noossa, quanta aposta na ignorância do povo ! E eu acreditando (ignorante dessa matéria) que o pagamento dessa farra seria do bolso do Sr Fetter !
Enquanto isso... cidade suja como nunca vi, os cachorros sarnosos do prefeitinho no calçadão (sala de visita da cidade) em plena Fenadoce, "agradando" os turistas e mais todos os cantos da Princesa pedindo atenção e soluções.
Quando alguma medida vai ser tomada ? E por quem ?
Faz lembrar aquele "eterno vereador" que anuncia na TV:
"...e eu que sempre me preocupo com os problemas do cidadão...recomendo..." Visível a intenção da propaganda.
É mesmo, somos os ignorantes ou por eles chamados de "massa de manobra".
Viva a farra da REDE Municipal Oficial Mídia do Fetter - paga com o nosso dinheiro !
E dizem que ele é pouco inteligente...