terça-feira, 17 de julho de 2007

Gambá cheira gambá

Já escrevi isso aqui. Quem me disse isso foi um velho jornalista, com um histórico de muitas lutas. A Câmara de Pelotas derrubou parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre a prestação de contas do ex-prefeito José Anselmo Rodrigues. O Tribunal de Contas só encontrou algumas irregularidades, que foram consideradas sem importância pelos vereadores pelotenses. Entre elas, a aquisição de medicamentos sem licitação, locação de maquinário para prestação de serviços, solicitação de diárias de R$ 1,5 mil para a secretaria de Indústria e Comércio sem justificativas entre outras irregularidades. A questão é: se todas estas irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas não foram consideradas graves pelos vereadores de Pelotas, qual será o limite ético para estes representantes do povo? Em reportagem publicada no Diário Popular, o "irmãozinho" presidente da Câmara, Otávio Soares, soltou a seguinte frase (que, realmente, mostra bem quais são os motivos de preocupação dos nobilíssimos parlamentares) sobre a votação das contas de Anselmo: “Não há como votar com o plenário cheio de municipários”, disse Soares, ao destacar que não pode expor os parlamentares. Ora, o que o presidente da Câmara quis dizer com "não pode expor os parlamentares? Como assim? Explique-se melhor, "irmãozinho". No fim, tudo se encaixou. Anselmo se saiu bem e todos festejaram. De fato, gambá cheira gambá. Veja "reportagem" publicada no site da Câmara.

CONTAS DO EX-PREFEITO ANSELMO RODRIGUES:
CÂMARA DERRUBA PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

DEPOIS DE TER SIDO TRANSFERIDA POR QUATRO VEZES, ENTROU NA PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA (17) A APRECIAÇÃO DO PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, QUE FOI CONTRÁRIO À PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EX-PREFEITO JOSÉ ANSELMO RODRIGUES (PDT). A ANÁLISE SÓ FOI POSSÍVEL, DEPOIS DO PARECER DO RELATOR DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS (COF), VEREADOR MILTON MARTINS (PT), QUE FOI COMPATÍVEL COM A POSIÇÃO DO TCE.
ANTES DE DAR INÍCIO À LEITURA DOS ARTIGOS DO PROCESSO EM QUESTÃO, O VEREADOR ADALIM MEDEIROS (PMDB) PEDIU A CEDÊNCIA DE ESPAÇO NA TRIBUNA, PARA MANIFESTAÇÃO DA DEFESA DO ADVOGADO DO EX-PREFEITO.
FABRÍCIO MATIELLO USOU A TRIBUNA POR APROXIMADAMENTE 50 MINUTOS E INICIOU DIZENDO QUE NO PARECER DADO PELO TCE NÃO EXISTE A CONDENAÇÃO JUDICIAL DE ANSELMO E PEDIU AOS VEREADORES QUE EXAMINASSEM OS AUTOS E MANIFESTASSEM COM SENSATEZ SUAS POSIÇÕES E SEUS VOTOS. DISSE AINDA QUE OS PONTOS ANALISADOS PELO TRIBUNAL MEXEM COM A ELEGIBILIDADE – O QUE SEGUNDO ELE, É O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE PARA UM POLÍTICO. AO LONGO DE SUA EXPLANAÇÃO, ABORDOU AS DOZE QUESTÕES QUE SÃO OBJETOS DA MATÉRIA E QUE, CONFORME O TRIBUNAL, FORAM CONSEQUÊNCIA DE ERROS DA ADMINISTRAÇÃO ANSELMO RODRIGUES. AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS COM DISPENSA DE LICITAÇÃO – SEGUNDO O TRIBUNAL, PUBLICAÇÃO FEITA COM FALHAS, LOCAÇÃO DE MAQUINÁRIO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, FALHAS NA JUSTIFICATIVA DO PEDIDO DE DIÁRIAS DE 1.500 REAIS PARA A SECRETARIA DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO, 03 INSERÇÕES NO JORNAL DIÁRIO POPULAR, ONDE AO FINAL DAS NOTAS ASSINAVA-SE “GOVERNO ANSELMO RODRIGUES”, CONTRATAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE TRABALHO PARA LIMPEZA PÚBLICA URBANA, LIGAÇÕES TELEFÔNICAS FEITAS DAS DEPENDÊNCIAS DO EXECUTIVO COM FINALIDADES PARTICULARES - O QUE SEGUNDO MATIELLO, FOGE DO CONTROLE DE UM PREFEITO, E AINDA A EXTINÇÃO DA COINPEL (EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA DE PELOTAS) QUE SEGUNDO O TRIBUNAL, DEVERIA TER SIDO FEITA PELO ENTÃO PREFEITO.
APÓS A FALA DO ADVOGADO, OS VEREADORES DISCUTIRAM O ARTIGO 1º DO REFERIDO PROCESSO, SENDO ESTE POSTO EM VOTAÇÃO NOMINAL. COM 10 VOTOS, FOI DERRUBADO O PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, OU SEJA, FAVORÁVEL AO PREFEITO ANSELMO RODRIGUES.
AINDA ESTAVAM INCLUÍDOS NO PROCESSO, NOS ARTIGOS 2º E 3º, OS PARECERES FAVORÁVEIS ÀS CONTAS DOS EX-PREFEITOS OTELMO DEMARI ALVES E EDMAR CAMPOS (GAÚCHO), QUE QUANDO VEREADOR, ASSUMIU POR UM PERÍODO CURTO DE TEMPO O COMANDO DO EXECUTIVO MUNICIPAL. O PARECER DO 2º ARTIGO FOI APROVADO POR MAIORIA E O PARECER DO 3º POR UNANIMIDADE.

CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
GEANE MATIELLOMTB/RS 9531
DATA: 17/07/07

2 comentários:

Anônimo disse...

Gambás fedem!!!

Anônimo disse...

Olá, Irineu. Segundo o comentário anterior...Gambá cheira gambá. E ponto.

Francamente... "mediação serena"...

Está publicado no blog do teu antecessor, lá do DP:

"Com a palavra, o Conselho Universitário

Plural e esclarecedor o debate sobre a implantação de um curso de Veterinária para o MST na UFPel, pelo 13 Horas, na RU, com a mediação serena do Clayton Rocha, hoje á tarde. A discussão se deu no momento mais importante para o polêmico processo e deixou clara a razão pela qual o Conselho Universitário o aprovará ou o rejeitará na sexta-feira e foi conveniente para esclarecer a iniciativa patrocinada pelo reitor César Borges tanto aos ouvintes em geral como a possíveis conselheiros que ainda não estavam a par de detalhes do assunto.

Se você é membro do Conselho (que abrange representantes de dentro e de fora da por assim dizer academia) da UFPel, é importante que esteja muito por dentro do caso antes definir seu voto. A proposta é um divisor de águas.

Caso aceita, não haverá justificativa para rejeitar amanhã um projeto semelhante da União Democrática Ruralista, a UDR, focado talvez no direito legal de defesa do latifúndio improdutivo, ou quem sabe da demonizada Monsanto para pesquisas genéticas que encontrem um solução (definitiva?) ao problema do menor de rua. Basta apenas que tenham cunho social, beneficiem desvalidos de determinada natureza - e sobre, claro, algum para a Universidade pública pagar umas contas.

Entre outros quetais."