sexta-feira, 11 de maio de 2007

UFPel às moscas

Deu no Diário Popular de Pelotas na edição de hoje, 11 de maio. Comento em seguida.
Protesto por um novo prédio
Cíntia Piegas
Munidos de faixas e cartazes, cerca de 50 alunos da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (FEO/UFPel) foram para o calçadão da Sete de Setembro com Andrade Neves, ontem à tarde, mostrar à população a atual situação enfrentada por acadêmicos, professores e funcionários. Com 40% da estrutura do prédio comprometida e risco iminente de desabamento, eles aguardam por um novo local para abrigar a Faculdade. A pró-reitoria de Planejamento da UFPel já providenciou a locação de um prédio. As rachaduras e infiltrações nas paredes do Departamento de Anatomia da FEO, que ocupa parte das dependências do pavimento térreo do módulo B do Campus da Saúde, na avenida Duque de Caxias, reacendeu uma discussão antiga entre professores, alunos e servidores. Ou seja, o desejo de ampliar o espaço físico para atender à demanda dos universitários. Próximo à realização das atividades comemorativas ao dia do Enfermeiro, celebrado amanhã, os cerca de 292 alunos da FEO não têm muito o que comemorar e sim a reivindicar. Além de ocuparem salas pequenas, agora estão sem Departamento de Anatomia, também utilizado por alunos da Medicina, Odontologia, Nutrição e Biologia. Diante da situação, os alunos resolveram paralisar na terça-feira e a data para definir o retorno vai depender da assembléia geral, marcada para hoje.
Negociações
De acordo com a diretora da FEO/UFPel, Luciane Prado Kantorski, nas várias reuniões realizadas com alunos, docentes e funcionários foi possível avaliar a situação de risco que o prédio oferece. Com isso, a decisão foi acelerar as negociações com a administração da UFPel em relação à possibilidade de novas instalações para o curso. O posicionamento foi documentado e entregue à Reitoria. Para poder esvaziar o segundo piso do prédio, a direção do FEO contou com a ajuda de outras faculdades, que cederam salas e departamentos.O pró-reitor de planejamento, Élio Paulo Zonta, informou que está em andamento o aluguel de um imóvel na rua 15 de Novembro, entre as ruas Tamandaré e Bejamin Constant. Em função do processo burocrático, a transferência da FEO para o novo local deve ocorrer dentre alguns dias. Sobre a recuperação do prédio, o pró-reitor explica que o processo será realizado em quatro etapas. A primeira está sendo executada e o processo licitatório para a segunda fase será no final deste mês. “A previsão é de que até o final do ano as obras estejam concluídas”, disse Zonta.
Demanda maior
Há 30 anos em atividades e há 21 ocupando espaço de 500 metros quadrados no Campus Saúde da UFPel, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia cresceu e a estrutura atual não comporta mais a demanda decorrente da criação de curso de especialização (130 alunos formados). Ao longo dos anos houve incremento dos projetos de extensão comunitária, qualificação do quadro docente e 60% de aumento nas vagas na graduação e expansão da pesquisa.
Interdição
De acordo com o integrante do Diretório Acadêmico (DA), Léo Jaime da Silva, as reclamações sobre as rachaduras nas salas de aula já atingem seis meses. A Reitoria da UFPel, entretanto, autorizou a reforma no prédio - dividida em quatro etapas. “O problema é que as obras iniciaram sem a desocupação do andar superior, por onde circulam cerca de 200 pessoas por semana. Sem a sinalização de um local para ser ocupado pela administração e alunos, as obras cessaram”, disse. Sobre uma estrutura sustentada por 70 estacas de madeira, circular pelo setor administrativo a pelas salas de aulas no andar superior passou a representar perigo, tanto que esta semana a área teve de ser desativada. “Pela fragilidade do piso, os parquês e lajotas começaram a soltar do chão”, disse Silva.

Sem noção
Onde esteve o reitor esse tempo todo que não percebeu o problema? Tem até risco de desabamento, o que, convenhamos, não é de hoje. Antes de viajar para a Europa, César Borges poderia ter ido mais perto - e verificado, in loco, a situação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia. Aliás, com o dinheiro que deixou - por via judicial - de ser repassado à Fundação Simon Bolívar, a UFPel poderia fazer uma boa reforma no prédio. Antes do shopping, salas seguras. Para isso, no entanto, é preciso arregaçar as mangas... Mas essa é outra história.

Site da UFPel
Naturalmente, a manifestação não consta no site da UFPel.

Nenhum comentário: