quinta-feira, 3 de maio de 2007

Copiar e colar

Na edição de hoje, 3 de maio, do Diário Popular (www.diariopopular.com.br) está publicada a mesma notícia - até mesmo as vírgulas -, estampada no site da UFPel (http://www.ufpel.edu.br/noticias.php?id=ccs_4570.htm). O trabalho jornalístico foi apenas copiar e colar. O cidadão pelotense perdeu a oportunidade de saber a opinião do reitor César Borges sobre a recomendação do Ministério Público Federal para que a Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a duas de suas fundações de apoio(a FAU e a Fundação Simon Bolivar), cancelassem dois projetos que vêm sendo usados para a contratação de pessoal sem concurso público. A história toda - escabrosíssima - está em http://www.prrs.mpf.gov.br, e pode ser acessada por qualquer pessoa. Lamentavelmente, o principal jornal local não se deu ao trabalho de fazer essa pesquisa ou questionar o reitor. Preferiu engolir o prato feito e pior, repassá-lo aos seus leitores. Vergonhoso.
Confira, abaixo, as notícias iguais publicadas no Diário Popular (em primeiro lugar) e, em seguida, o que foi publicado na UFPel.

Reitoria da UFPel deve se instalar no Campus do Porto até o final do ano
Se o cronograma de obras for realizado dentro do planejado, a reitoria da UFPel terá novo endereço até o fim do ano: o campus do Porto, que surgirá nas antigas instalações do Frigorífico Anglo. Conforme o reitor Cesar Borges, que recentemente vistoriou as obras no local, além da reitoria, o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter também deve se mudar para o novo campus ainda em 2007. Cursos como os de Economia, Administração, Letras, Nutrição, Química de Alimentos e parte do Instituto de Física e Matemática devem se transferir para o local em 2008.
A reitoria da Universidade está localizada no campus Capão do Leão desde meados da década de 70, quando se transferiu do prédio da antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel, situado em frente ao largo do Mercado Central.
Acompanhado de outros membros da administração central da UFPel, Borges conferiu de perto as obras e reformas de adaptação no conjunto que abrigará a reitoria, localizado à esquerda de quem ingressa na vasta área ocupada pelo antigo frigorífico, às margens do canal São Gonçalo. O conjunto da futura reitoria tem uma área total de mais de 3,6 mil metros quadrados divididos em quatro andares de quase 920 metros quadrados cada um.
Enquanto prosseguem as obras de conclusão da cobertura do prédio, que deverão estar finalizadas em poucos dias, a etapa seguinte já está sendo preparada. De acordo com o arquiteto responsável pelas reformas, Rodrigo Porres, a próxima fase, chamada de obra bruta, inclui, entre outros serviços, a colocação de novas aberturas externas, a demolição de vãos de alvenaria, obras de alvenaria internas e a uniformização do piso. O processo de licitação para a realização desta fase está em andamento. Depois virá a chamada obra fina, que corresponde aos acabamentos a serem feitos no prédio. "Após isto, a estrutura ficará pronta para ser ocupada", informou Porres.

Expansão e qualificação
A concretização do novo campus do Porto da UFPel vem atender ao amplo projeto de expansão e qualificação do Ensino Superior empreendido pela instituição. A idéia da atual gestão da Universidade é de que as novas instalações, além de permitirem o aumento no número de vagas oferecidas em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, de oferecer um ambiente adequado às exigências de modernidade e conforto necessárias ao bom andamento das atividades acadêmicas, estão servindo para disparar um processo de desenvolvimento daquela região da cidade, que há décadas experimentava um "recesso" de investimentos.

Reflexos sociais
Assim, a administração central da instituição afirma ter certeza que ganharão também as populações que habitam as redondezas do novo campus, com todos os benefícios que as novas infra-estruturas públicas a serem disponibilizadas, em função da presença da UFPel, trarão para as comunidades vizinhas, muitas delas ainda carentes de uma melhor qualidade de vida.


Está no site da UFPel (http://www.ufpel.edu.br/noticias.php?id=ccs_4570.htm), edição de 02/05/07

Reitoria será instalada no Porto até o fim do ano

Se o cronograma de obras for realizado dentro do planejado, a reitoria da UFPel terá novo endereço até o fim do ano, no novo campus do Porto, que surgirá nas antigas instalações do frigorífico Anglo. Conforme o reitor Cesar Borges, que recentemente vistoriou as obras do local, além da reitoria, o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter deve se mudar para o novo campus também ainda em 2007. Cursos como os de Economia, Administração, Letras, Nutrição, Química de Alimentos e parte do Instituto de Física e Matemática devem se transferir para o local no próximo ano.
A reitoria da Universidade está localizada no campus Capão do Leão desde meados da década de 70, quando se transferiu do prédio da antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel, situado em frente ao largo do Mercado Central, na cidade.
Acompanhado de outros membros da administração central da Universidade, Borges conferiu de perto as obras e reformas de adaptação no conjunto que abrigará a reitoria, localizado à esquerda de quem ingressa na vasta área ocupada pelo antigo frigorífico, às margens do canal do São Gonçalo. O conjunto da futura reitoria tem uma área total de mais de 3,6 mil metros quadrados, divididos em quatro andares de quase 920 metros quadrados cada um.
Enquanto prosseguem as obras de conclusão da cobertura do prédio, que deverão estar finalizadas em poucos dias, a etapa seguinte já está sendo preparada. De acordo com o arquiteto responsável pelas reformas, Rodrigo Porres, a próxima fase, chamada de obra bruta, inclui, entre outros serviços, a colocação de novas aberturas externas, a demolição de vãos de alvenaria, obras de alvenaria internas e a uniformização do piso. O processo de licitação para a realização desta fase está em andamento. Depois virá a chamada obra fina, que corresponde aos acabamentos a serem feitos no prédio. “Após isto, a estrutura ficará pronta para ser ocupada”, informou Porres.

Expansão e qualificação
A concretização do novo campus do Porto da UFPel vem a atender ao amplo projeto de expansão e qualificação do ensino superior empreendido pela instituição. A idéia da atual gestão da Universidade é que as novas instalações, além de permitirem o aumento no número de vagas oferecidas em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, de oferecer um ambiente adequado às exigências de modernidade e conforto necessárias ao bom andamento das atividades acadêmicas, estão servindo para disparar um processo de desenvolvimento daquela região da cidade, que há décadas experimentava um “recesso” de investimentos.

Reflexos sociais
Assim, a administração central da instituição tem certeza que ganharão também as populações que habitam as redondezas do novo campus, com todos os benefícios que as novas infra-estruturas públicas a serem disponibilizadas, em função da presença da Universidade, trarão para as comunidades vizinhas, muitas delas ainda carentes de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: