quarta-feira, 9 de maio de 2007

Cuidado:Câmara de Pelotas quer calar o povo

Leia isso. Comento em seguida.
Diário Popular de 9 de maio

Pronunciamento ofensivo faz Câmara restringir o acesso à tribuna da casa
Álvaro Guimarães
A Câmara de Vereadores de Pelotas deverá analisar e votar hoje uma resolução que restringe o uso da tribuna. A idéia é limitar o uso da palavra no Plenário a vereadores ou, em casos especiais, a convidados, convocados ou lideranças com representação social. A decisão foi motivada pelos incidentes ocorridos na última sessão da semana passada, quando o primeiro suplente do Partido Progressista (PP), Edson Campos, o Samarone, fez uso da palavra e dirigiu duras críticas à Câmara, à Administração Municipal, ao secretário de Serviços Urbanos, Antônio Carlos Selister, e ao prefeito Adolfo Fetter Júnior.Durante seu pronunciamento, Samarone atacou violentamente a administração, o prefeito e a própria Câmara. Disse ter sido deixado de lado pelo PP ao sair do Legislativo depois do retorno de Diosma Nunes. “Me deixaram no mar, sem bóia, sem nada. Mas na hora do voto eu sou bom”, disse ontem à reportagem. Na fala, que classificou como um desabafo, Samarone fez críticas pessoais ao prefeito Fetter Júnior e reclamou da falta de atenção recebida por parte do chefe do Executivo. Na noite de segunda-feira, em reunião realizada na sede do PP, o vereador suplente pretendia expor suas queixas e reclamações com relação ao comando da agremiação na cidade, mas ao contrário do esperado, não teve direito à manifestação. “Ninguém pôde falar, foi apenas uma palestra do prefeito”, confirmou o vereador José Sizenando (PP).O prefeito Fetter Júnior preferiu não se manifestar sobre o episódio da última quinta-feira. O presidente do PP em Pelotas, Afonso Dêntice da Silva, foi procurado pela reportagem na segunda e terça-feira, mas não foi localizado para comentar o problema que deverá ser analisado pela executiva local do partido.DesdobramentoEnquanto isso, na Câmara, o caso deverá ajudar na aprovação do projeto para limitar o uso da palavra no Legislativo. “É uma proposta que tem de ser aprovada sob risco da tribuna virar um ‘tanque de lavar roupa suja’, em que os ofendidos farão fila por réplica e tréplicas”, defendeu o presidente da Câmara, Otávio Soares.

Ridículo
É simplesmente ridícula a alegação do presidente da Câmara de Pelotas, Otávio Soares, para justificar a restrição do uso da tribuna parlamentar. Querer calar a população dentro da Casa do Povo é fora de propósito. Só mesmo uma mentalidade obscurantista poderia pensar em silenciar alguém por meio de uma resolução tão antidemocrática. O que o ex-vereador Samarone disse na Câmara - adiantado ontem neste blog - deve ser entendido como um direito inalienável, que é o de expor o que se pensa. Se ele ofendeu alguém, ou acusou sem provas, ou cometeu alguma irregularidade, que seja punido conforme a lei. Se o prefeito se melindrou, que processe o ex-vereador. Ou então cale-se e engula as ofensas. Se continuar assim, os gorilas logo, logo, vão censurar a imprensa...

Flores e laptops
Na prática, se a resolução for aprovada, só se poderá falar de flores naquele espaço, que é do povo e deveria ser uma tribuna livre - inclusive para falar daquilo que o prefeito não gosta. Ou de laptops, como deve preferir o presidente da Casa. Otávio Soares e seus pares deveriam se envergonhar de fazer este papel tão submisso às vontades do Executivo. Deveriam ter um pouco mais de personalidade. E saber conviver com a democracia.

Regras
Naturalmente devem existir regras para a utilização do espaço. Mas essas regras jamais devem se ater ao conteúdo do que se fala, mas sim ao tempo que se utiliza, que tem de ser equânime, a fim de que todos os cidadãos possam falar o que bem entenderem. Afinal, é a Casa do Povo. Se a resolução passar, gostaria de saber quem é que vai decidir o que se pode falar ou não. Otávio Soares? O prefeito Fetter Jr.? Quem vai vestir a carapuça de censor?

Cabresto
O povo pelotense não pode aceitar mais este cabresto imposto por aqueles que há décadas detêm o poder na cidade.

Site da Câmara
Tente encontrar alguma informação sobre o episódio que motivou essa reação dos incomodados no site da Câmara pelotense(http://www.camarapel.rs.gov.br). Não vai encontrar. Será que a baixaria vai sumir dos anais da Câmara? Aliás, as atas das sessões estão "atualizadas" só até 13 de março. Mas o que tem de foto do simpático e bonachão Otávio Soares é de fazer inveja a qualquer aspirante a cargo eletivo.

Nenhum comentário: