sábado, 19 de maio de 2007

O condomínio de César Borges

O magnífico reitor professor César Borges conseguiu garantir habitação para 200 funcionários da Universidade. O acordo foi firmado com a Caixa Econômica Federal. A notícia, publicada no site da UFPel (http://www.ufepel.edu.br) e reproduzida na íntegra em itálico abaixo, dá quase todas as informações. Agradeço quem souber me informar o seguinte - se possível o sr. Clayton Rocha, assessor de Imprensa da Universidade (aliás, ele poderia ter dado uma caprichada no release com pelo menos as informações jornalísticas mais fundamentais):
1) é função da Universidade avaliar termos de cooperação para a construção de um condomínio residencial para funcionários?
2) que tipo de compromisso é esse de garantir residência para funcionários da Universidade feito pelo magnífico reitor? Reitor serve para isso também (bem, a atuação do magnífico em outras áreas está bem explicitado neste blog)?
3) A quem pertence a área?
4) Como será o financiamento aos funcionários?
5) Qual será a contrapartida da Universidade?
6) Qual será a responsabilidade da Universidade no caso de inadimplência dos mutuários?
7) Como fica a situação de funcionários demitidos ou que eventualmente saiam da UFPel?
8) Como foi escolhida a construtora? Houve algum tipo de licitação ou foi o próprio reitor que escolheu a Construtora Ricardo Ramos?
9) Como serão escolhidos os felizardos que terão acesso a essas residências (com vestibulares sob sua responsabilidade sob suspeita, é confiável que a UFPel faça essa seleção?)?
10) O Ministério Público tem conhecimento - e dá aval - para esta aventura?

Respostas para este blog ou para o e-mail irineu.masiero@gmail.com. O assessor da UFPel sr. Clayton Rocha, receberá, por e-mail da própria Universidade (ccs@ufpel.edu.br ) as questões. Vamos aguardar as respostas. Afinal, nós, contribuintes, temos o direito de saber para onde vai nosso dinheiro.


Residencial UFPel: reitor cumpre compromisso para com os servidores da instituição
No momento em que a UFPel e a Caixa Econômica Federal assinam, neste sábado(19), ao meio-dia, termo de cooperação para a construção do Condomínio Residencial UFPel, o reitor da Universidade Federal de Pelotas, professor Cesar Borges, cumpre um dos principais compromissos assumidos no início de sua gestão, o de garantir habitação para os servidores da Universidade e suas famílias. A assinatura ocorrerá durante solenidade que terá a presença da presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, na Churrascaria Lobão.
“O ato que oficializa a concretização desse importante empreendimento é para mim motivo de grande satisfação. Como todos sabem, no início da nossa gestão, eu e o professor Telmo e toda a equipe da administração, assumimos o compromisso de favorecer, sempre que possível, dentro das normas legais, a vida dos nossos funcionários, de forma que eles pudessem cada vez mais viver e trabalhar melhor em prol da Universidade. Nesse sentido, o Residencial UFPel é a possibilidade que surge, de uma forma ímpar, de que nossos servidores técnico-administrativos e suas famílias possam ter a casa própria”, observa Cesar Borges.
O reitor considera extremamente importante o apoio recebido da Caixa Econômica Federal para o empreendimento, bem como o apoio prestado pela Fundação Simon Bolívar, que possibilita a viabilização desse tipo de iniciativa. Segundo ele, os inscritos deverão ser chamados em seguida pela empresa responsável e haverá a assinatura dos contratos. “Acreditamos que dentro de um a dois meses teremos o início das obras junto ao novo Campus Porto da UFPel. Outras iniciativas estão por vir e pretendemos ainda levar a efeito outras ações até o final do ano que vem, transformando para melhor a nossa Universidade”, anuncia.
O Residencial UFPel será composto por 200 unidades habitacionais de dois dormitórios, sala, cozinha e serviço integrados e sanitário. Todos os apartamentos têm posição solar leste/oeste. O condomínio, na zona portuária da cidade, prevê salão de festas, play-ground, quiosques com churrasqueiras e estacionamento para 200 veículos. O financiamento é "imóvel na Planta" Programa de Crédito Associativo. A obra será executada pela Construtora Ricardo Ramos.