terça-feira, 22 de maio de 2007

Eu avisei

No último dia 20 de maio, postei neste blog a dúvida sobre uma eventual - quem sabe? - compensação feita pelo Diário Popular em relação à UFPel em virtude dos transtornos causados pelas denúncias feitas pelo repórter Álvaro Guimarães sobre a compra de diplomas (que foi devidamente desautorizado pelo próprio jornal numa reportagem "reparadora de danos"). Na oportunidade, o site da Universidade sequer tinha a informação de que os Cadernos de Educação da UFpel haviam recebido a classificação A na avaliação a pedido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior. (Veja em "O Império contra-ataca"). Ontem, o site da UFPel publicou e-x-a-t-a-m-e-n-t-e a mesma notícia (inclusive com a comemoração do professor Avelino Oliveira e outras peculiaridades mais). Das duas uma: ou o sr. Clayton Rocha está, de fato, de parabéns, por "encaixar" na íntegra a matéria no Diário Popular ou a UFPel poderia ter um pouco de decência e dar crédito à reportagem publicada no Diário Popular. Pessoalmente, dou os parabéns ao sr. Clayton Rocha. Aliás, dou os parabéns pela brilhante atuação à frente da assessoria de Imprensa da UFPel e aproveito para cobrar as perguntas feitas por e-mail à UFPel - e recebidas pela entidde - e publicadas neste blog a respeito do Condomínio Residencial UFPel. Vamos ver se o sr. Clayton Rocha terá a mesma presteza em proporcionar respostas a este contribuinte curioso. Afinal, por pública, a Universidade deveria ter como premissa básica a transparência absoluta de seus atos. Inclusive publicar, em seu site, a ação de improbidade administrativa contra o presidente do Centro Especializado de Seleções Cláudio Manoel da Cunha Duarte impetrada pelo valente procurador da República Max Palombo. Como se sabe, o CES foi o responsável pelo festival de trapalhadas em três processos seletivos em quatro meses. Bem, isso tudo você já leu aqui, bem antes. Como a notícia já saiu hoje no Diário Popular (aqui, você já sabia desde o dia 18 de maio), é de se supor que esteja liberada e pode sair tranquilamente no site da UFPel.
Vamos às cópias. Primeiramente, o que foi publicado no site da UFPel no dia 21/05/07

Cadernos de Educação ganham destaque em avaliação da Capes
Os Cadernos de Educação, periódico da Faculdade de Educação(FAE) da UFPel que publica artigos científicos, receberam a classificação de “ Nacional A”, na última avaliação realizada, a pedido da Capes, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação(Anped). Acima deste nível existe apenas o padrão “Internacional”. Os resultados foram divulgados em maio.
Na avaliação anterior, feita há três anos, a revista da UFPel já havia sido colocada no nível de “Nacional A”. A novidade em 2007 é que as exigências da Anped e da Capes aumentaram, reduzindo o número de publicações contempladas com este grau, de 20 em 2004 para 12 em 2007, em todo o país.
Apenas duas revistas gaúchas da área obtiveram a classificação. A História da Educação, uma publicação da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, entidade sediada na FAE, foi a outra. Por ter sua sede na Faculdade de Educação, a Anped lista a revista com se fosse da UFPel.
Os Cadernos de Educação, que são editados a cada seis meses, têm um público leitor diversificado, formado por professores, pesquisadores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação. De acordo com o diretor da FAE e editor dos Cadernos, professor Avelino Oliveira, a maior parte dos exemplares da publicação é permutada com outras instituições ou doada. Há uma lista de assinantes que recebem o periódico.
“A classificação que recebemos certamente fará com que mais autores importantes, brasileiros e estrangeiros, publiquem seus artigos nos Cadernos”, comemorou o professor Avelino. Ele considera que a boa classificação também contará pontos para a avaliação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade.
Uma feliz coincidência, lembrou Avelino, é que a avaliação da Anped e da Capes chega junto com a revista de número 27, comemorativa aos 30 anos da FAE. Os Cadernos de Educação, publicação criada em 1992, objetivam socializar conhecimentos relevantes, produzidos em Pelotas, no Brasil e no exterior, apresentando sempre uma diversidade temática, observou o diretor da Faculdade. Assim, a regra é a publicação de artigos de autores de diversas origens e até em línguas estrangeiras. Neste último número há trabalhos em francês e em espanhol, além é claro, dos escritos em português.

Qualidade
A classificação de periódicos da Anped para publicações nacionais tem como topo o padrão Internacional. Apenas quatro revistas no país conseguiram este nível. Logo abaixo, vem o Nacional A, onde se enquadram as duas revistas pelotenses e apenas mais dez em todo o Brasil. Na seqüência, Nacional B e C e Local A, B e C.
Entre os critérios de avaliação estão normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Foram considerados ainda a tradição, a inserção na área, a tematização de questões contemporâneas, a relevância dos artigos, a diversificação dos autores, a presença de pesquisadores com reconhecida produção na área, o interesse geral ou específico dos artigos estrangeiros e o potencial impacto dos textos.

Na internet
Uma das idéias para a publicação da FAE, conforme o professor Avelino, é disponibilizar, em breve, a totalidade dos artigos na página da revista da internet. Enquanto isto não ocorre, podem ser acessados resumos dos trabalhos. O endereço é www.ufpel.edu.br/fae/caduc .


Veja agora o que este blog publicou no dia 20 de maio
Compensação
Será que a UFPel exigiu que essa reportagem saísse dessa maneira como compensação pelos transtornos causados? Se foi, congratulações ao assessor de Imprensa da Universidade, sr. Clayton Rocha. Confira o estilo (sem autoria):

Capes dá A para Cadernos de Educação da UFPel
Os Cadernos de Educação, um periódico da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel) que publica artigos científicos, receberam a classificação Nacional A na última avaliação realizada, a pedido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Acima deste nível existe apenas o padrão internacional. Os resultados foram divulgados neste mês. Na avaliação anterior, feita há três anos, a revista da UFPel já havia sido colocada no nível de Nacional A. A novidade em 2007 é que as exigências da Anped e da Capes aumentaram, reduzindo o número de publicações contempladas com este grau. Em 2004 apenas 20 publicações receberam esse conceito. Neste ano, o número caiu para 12. Apenas duas revistas gaúchas da área obtiveram a classificação. A História da Educação, uma publicação da Associação Sul-Rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação, entidade ligada à FaE, foi a outra. Por ter sua sede na Faculdade de Educação, a Anped também lista a revista como da UFPel.
As publicações
Os Cadernos de Educação, que são editados a cada seis meses, têm um público leitor diversificado, formado por professores, pesquisadores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação. De acordo com o diretor da FaE e editor da revista, professor Avelino Oliveira, a maior parte dos exemplares é permutada com outras instituições ou doada. Há uma lista de assinantes que recebe o periódico. “A classificação que recebemos certamente fará com que mais autores importantes, brasileiros e estrangeiros, publiquem seus artigos nos Cadernos”, comemorou o professor. Oliveira considera que a boa classificação também contará pontos para a avaliação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade. Uma feliz coincidência, lembrou Avelino, é que a avaliação da Anped e da Capes chega junto com a revista de número 27, comemorativa aos 30 anos da Faculdade de Educação. Os Cadernos de Educação foram criados em 1992 com o objetivo de socializar conhecimentos relevantes, produzidos em Pelotas, no Brasil e no exterior, apresentando sempre uma diversidade temática. A regra é que sejam publicados artigos de autores de diversas origens e até em línguas estrangeiras. Neste último número há trabalhos em francês e em espanhol, além, é claro, dos escritos em português.
Qualidade
A classificação de periódicos da Anped para publicações nacionais tem como topo o padrão internacional. Apenas quatro revistas no País conseguiram esse nível. Em seguida vem o Nacional A, no qual se enquadram as duas revistas pelotenses e apenas mais dez em todo o Brasil. Na seqüência aparecem o Nacional B e C e o Local A, B e C. Entre os critérios de avaliação estão normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Foram considerados ainda a tradição, a inserção na área, a tematização de questões contemporâneas, a relevância dos artigos, a diversificação dos autores, a presença de pesquisadores com reconhecida produção na área, o interesse geral ou específico dos artigos estrangeiros e o potencial impacto dos textos.
Na Internet
De acordo com o professor Adelino Oliveira, uma das idéias para a publicação da FaE é disponibilizar, em breve, a totalidade dos artigos na página da revista na Internet. Enquanto isso não ocorre, podem ser acessados resumos dos trabalhos no site www.ufpel.edu.br/fae/caduc.

Nenhum comentário: