quinta-feira, 3 de maio de 2007

Era só o que faltava

Veja reportagem publicada hoje nos sites do Diário Popular e da Zero Hora. Se for confirmada a denúncia, era só o que faltava para desmoralizar por completo a Universidade Federal de Pelotas. Comento em seguida.

Diário Popular

UFpel solicita informações à PF

Ivelise Alves Nunes
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Cesar Borges enviou ontem à tarde ofício ao delegado da Polícia Federal (PF) de Pelotas, Alexandre Lourenço Paulli, pedindo informações sobre o esquema de venda de vagas em universidades públicas brasileiras, no qual a UFPel é citada, a fim de apurar - caso existam - eventuais responsabilidades internas. No início da tarde de ontem, o estudante Olavo Vieira de Macedo - suspeito de liderar a quadrilha de fraudadores de vestibulares que atuava em vários estados - se apresentou na sede da PF em Fortaleza, no Ceará.
O delegado Paulli informou que ainda não recebeu qualquer informação sobre o caso - até então investigado em sigilo e desmantelado na última segunda-feira pela Operação Vaga Certa - mas nos próximos dias deve solicitar detalhes já que uma instituição local estaria envolvida. Pelo caminho natural, disse ele, deverá ser aberta uma sindicância na UFPel.
Macedo, estudante de Medicina da Universidade de Fortaleza e bacharel em Direito, chegou à sede da PF por volta das 14h acompanhado de seus advogados, que negociaram a rendição com delegados da PF cearense. O estudante se apresentou depois de fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza. Segundo a PF, após depor ele foi levado para o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira onde deverá aguardar julgamento. A polícia ainda procura por Jairo Pinto da Fonseca, foragido. Maria de Fátima Vieira de Macedo, mãe do suposto líder da quadrilha, e Aline Saraiva Martins já foram transferidas para o presídio feminino Auri Moura Costa, onde aguardam julgamento.
Pedro Hugo Bezerra Filho está detido no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira, em Fortaleza. Francisco do Nascimento Moura está preso na colônia penal Otávio Lobo, onde fica um hospital penitenciário. O suspeito precisava de cuidados médicos quando foi detido pela polícia.
A PF estima que pelo menos dez universidades públicas tenham sido lesadas. A operação também resultou no bloqueio de contas bancárias que teriam sido usadas no esquema. De acordo com o material apreendido - boletos bancários, cheques, fotos e até uma máquina que falsificava documentos - a quadrilha atuava desde 2002. O grupo cobrava entre R$ 25 mil e R$ 70 mil de vestibulandos para que outras pessoas fizessem as provas e garantissem a aprovação. Os cursos mais visados eram Medicina e Odontologia.

Zero Hora

Alunos da UFPel estão constrangidos

Aprovados no último vestibular lamentam estar sob suspeita pública
EDUARDO CECCONI/ Pelotas/Casa Zero Hora
A suspeita de que um dos 44 alunos aprovados no último vestibular do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) possa ter fraudado a disputa deixou constrangidos os estudantes na faculdade.
Das brincadeiras aos bate-papos mais sérios, os alunos cogitaram desde o nome do comprador da vaga até as conseqüências para os futuros médicos da turma. O reitor da universidade, Antônio César Borges, mandou ontem um ofício à Polícia Federal de Pelotas colocando a UFPel à disposição para a investigação.
Já é consenso que a imagem da turma do primeiro semestre pode sair arranhada. Os bixos da Medicina criaram a Associação da Turma de Medicina com formatura prevista para 2012 (ATM/12), uma iniciativa tradicional do curso, e estão receosos quanto ao futuro do grupo.
- A suspeita de que um dos alunos do primeiro semestre fraudou o vestibular pode sujar o nome da ATM/12 - diz o calouro Thiago Bertholini, 18 anos.
O delegado Lorenzo Martins Pompílio da Hora, da Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro, ainda não divulgou o nome do aluno que teria comprado a vaga. Os documentos obtidos estão sob análise.
Na Operação Vaga Certa, deflagrada pela PF do Rio de Janeiro, foram descobertas as ações de uma quadrilha que agenciava estudantes para prestar vestibular em cursos de Medicina, negociando as vagas conquistadas.
Ontem, um estudante de Medicina da Universidade de Fortaleza e bacharel em Direito foi preso no Ceará, suspeito de liderar o grupo de fraudadores. Olavo Vieira de Macedo apresentou-se à PF .


É gravíssima a suspeita de uma eventual fraude nos vestibulares da UFPel. Se de fato for comprovada, é a pá de cal sobre uma gestão complicadíssima e repleta de trapalhadas. A Polícia Federal deve investigar a fundo todos os envolvidos e a instituição.

Dicas

Os policiais e o Ministério Público também, por que não? - poderiam investigar também toda a confusão que envolveu os vetibulares deste ano, quando pelo menos 15 alunos tiveram seus nomes publicados como aprovados no Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar) e depois de alguns dias foram escandalosamente retirados da lista, os três candidatos que tiraram zero na Redação no Processo Seletivo 2007 que não conseguiram ser eliminados - como prevê o item 9.1 do edital do vestibular - e foram matriculados provisoriamente em dois cursos - Música e Ciências Sociais, além do cancelamento com posterior novo exame do processo seletivo do CAVG porque candidatos em situações iguais tiveram tratamentos diferentes. É de se lembrar que a Justiça determinou que se oferecessem vagas à comunidade para o curso de Gestão Pública, inicialmente restrito a funcionários da própria Universidade, uma atitude flagrantemente ilegal e antidemocrática. Também seria interessante verificar como é feito o processo de avaliação e quem o faz. Naturalmente, como a mão já estará na massa, seria interessante conferir graus de parentesco daqueles que passaram em vestibulares anteriores com aqueles responsáveis pela confecção das provas. Afinal, quando se trata de transparência, todo cuidado é pouco. Se nada for comprovado, tanto melhor. Ao contrário, os rigores da lei.

MEC
Onde está o Ministério da Educação que até agora não se pronunciou a respeito das barbaridades que têm ocorrido na UFPel? Será que até agora o reitor César Borges não foi chamado para sentar no banquinho e responder pelo que acontece na instituição que está sob seu comando?


Nenhum comentário: