terça-feira, 8 de maio de 2007

Qualquer semelhança é mera coincidência

Independência e credibilidade é tudo num jornal. No instante em que o leitor percebe que o jornal é apenas um retransmissor daquilo que os órgãos oficias querem que se divulgue - naturalmente à sua maneira, sem qualquer senso crítico - não pode esperar qualquer compromisso com a cidadania. Veja a seguir a ligação descarada entre o que o Diário Popular publica e o material produzido pela assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas :

Primeiro, o original, publicado no site da Prefeitura (www.pelotas.rs.gov.br) , 7 de maio

Assinatura do convênio do PS é adiada
Pela segunda vez este ano a assinatura do convênio de gestão compartilhada do Pronto-Socorro Municipal é adiada. Hoje (7),em função de compromisso de última hora, o representante da Universidade Federal de Pelotas, reitor César Borges, não pode comparecer ao gabinete do prefeito Fetter Júnior. Neste ano a administração da instituição fica a cargo da Prefeitura, conforme acordo de Gestão Tripartite assinado no ano passado entre as três instituições. O prefeito foi comunicado da impossibilidade de César Borges de comparecer ao compromisso através de um fax, enviado pela Universidade Federal de Pelotas, às 12h25min de hoje (7). Com a reunião agendada para as 14h30min, não foi possível desmarcar com a UCPel, motivo pelo qual Fetter recebeu o reitor Alencar Proença em seu gabinete, no horário agendado. O reitor da UCPel e o prefeito conversaram sobre os termos do convênio e, conforme Fetter, Proença informou que enviará ofício confirmando sua concordância com os termos do convênio, não manifestando qualquer impedimento para sua assinatura. “Apesar de novamente o reitor César Borges não ter podido comparecer, acredito que a posição dele quanto ao contrato seja a mesma da UCPel, motivo pelo qual o documento enviado pelo reitor Alencar Proença também será encaminhado à UFPel, solicitando o agendamento de nova data para a assinatura do documento”, afirmou Fetter.As tentativas para assinatura do convênio entre a prefeitura e as duas Universidades começaram ainda no mês de janeiro, quando foi marcado o dia 18 para a formalização e renovação do convênio. No dia marcado, o prefeito Fetter Júnior recebeu um ofício da Universidade Federal, encaminhado pela chefe de gabinete do reitor, informando que ele estaria impossibilitado de comparecer em função de viagem a Brasília. No final do mês de março foi elaborado um aditivo ao convênio, prevendo sua prorrogação por mais um mês, até assinatura final. No mês de abril a UFPel informou que haveria necessidade de alterações no texto e por solicitação do reitor César Borges, ficou marcada a data de hoje para a assinatura. A última versão do convênio foi enviada às instituições no dia 4 de maio, contando que todos concordassem com o texto final, com o objetivo de realizar o ato de assinatura nesta data. “Queremos assinar logo este documento, a fim de oficializar a administração do PS e garantir a continuidade do acordo”, completou Fetter.

Data: 07/05Hora: 17:27
Redator: Vilmarise Franceschi Mtb:8956
Fotógrafo: Gustavo Vara

Veja agora o que o Diário Popular de hoje, 8 de maio, copiou e colou:

Assinatura do convênio do Pronto-Socorro volta a ser adiada
Pela segunda vez este ano a assinatura do convênio de gestão compartilhada do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) foi adiada. Em função de um compromisso de última hora, o representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reitor César Borges, não compareceu ontem ao gabinete do prefeito Fetter Júnior. Neste ano a administração da instituição fica a cargo da Prefeitura, conforme acordo de Gestão Tripartite assinado no ano passado entre o Município, UFPel e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).O prefeito foi comunicado da impossibilidade de César Borges de comparecer ao compromisso por meio de fax enviado às 12h25min. Com a reunião agendada para as 14h30min, não foi possível desmarcar com a UCPel, motivo pelo qual Fetter recebeu o reitor Alencar Proença em seu gabinete, no horário agendado. O reitor e o prefeito conversaram sobre os termos do convênio e, conforme Fetter, Proença informou que enviará ofício confirmando sua concordância com os termos do acordo, sem qualquer impedimento para sua assinatura.“Apesar de novamente o reitor César Borges não ter podido comparecer, acredito que a posição dele quanto ao contrato seja a mesma da UCPel, motivo pelo qual o documento enviado pelo reitor Alencar Proença também será encaminhado à UFPel, solicitando o agendamento de nova data para a assinatura do documento”, afirmou Fetter.

Saiba mais sobre o impasse
As tentativas para assinatura do convênio entre a Prefeitura e as duas universidades começaram ainda no mês de janeiro, quando foi marcado o dia 18 para a formalização e renovação do contrato. No dia marcado, o prefeito Fetter Júnior recebeu um ofício da UFPel, encaminhado pela chefe de gabinete do reitor, informando que ele estaria impossibilitado de comparecer em função de viagem a Brasília. No final do mês de março foi elaborado um aditivo ao convênio, prevendo sua prorrogação por mais um mês, até assinatura final.No mês de abril a UFPel informou que haveria necessidade de alterações no texto e, por solicitação do reitor César Borges, ficou marcada para ontem a assinatura. A última versão do convênio com o texto final foi enviada às instituições no dia 4 de maio para que todos concordassem com o objetivo de realizar o ato de assinatura ontem. “Queremos assinar logo este documento, a fim de oficializar a administração do PS e garantir a continuidade do acordo”, afirmou o prefeito.

A UFPel, de novo
Como se pode ler, a UFPel, por intermédio de seu magnífico reitor, César Borges, foi, de novo, a responsável pelo adiamento da assinatura de convênio de gestão compartilhada com o Pronto-Socorro Municipal. Onde está o reitor?

Atarefado
Certamente, o magnífico reitor está muito atarefado para encontrar respostas aos problemas que infestam a Universidade Federal que dirige. Aliás, ele terá de dar seus pulos para explicar as trapalhadas que lá ocorrem bem embaixo de seu nariz.

Tem mais
Tem mais notícias idênticas no site da Prefeitura e no Diário Popular (o show do Alma de Gato no projeto Sete ao Entardecer, por exemplo).

Nenhum comentário: