sábado, 26 de maio de 2007

Democracia em Pelotas é isso

Programa de rádio Prefeitura em Destaque discute neste sábado a questão salarial dos servidores. Independentemente da se tomar uma posição a respeito - que deve ser levada à toda a sociedade (afinal, é ela que banca os servidores - e o aumento não pode ser, de forma alguma, instrumento de negociação política particular), o problema tem dois lados e, portanto duas versões. O programa do prefeito Fetter Jr. demonstra claramente a visão ditatorial de sua Administração - apenas o lado do governo é contemplado. Os representantes do funcionalismo foram deixados de lado - segundo informe da própria prefeitura, publicado em seu site oficial. Que fique claro: não se defende aqui o reajuste pedido pelo funcionalismo ou aquele que é oferecido pela Prefeitura. Defende-se o direito inalienável das duas partes colocarem seus pontos de vista à opinião pública a fim de que se chegue a um consenso que seja bom, acima de tudo, para a cidade. E isso não foi feito pela Administração Fetter Jr., segundo informações da nota oficial. Ao contrário: no programa que deve ter ido ao ar, o funcionalismo não falou. Só ouviu. Discussão com um lado só não é discussão, é monólogo.
A ironia goebbeliana está no fim da nota: "Prefeitura em Destaque faz parte do projeto de transparência da administração atual". Transparência? Pura piada. De mau gosto. Veja a íntegra da nota oficial:

Programa de rádio enfoca reajuste salarial

O programa de rádio Prefeitura em Destaque abordará, neste sábado (26), a questão das negociações salariais com o SIMP. Para falar do assunto, serão entrevistados os secretários de Governo Abel Dourado e de Administração e Finanças José Artur D’avila Dias. Diversos aspectos serão esclarecidos, tais como o teor das propostas do executivo e o motivo pelo qual a Prefeitura não pode comprometer mais de R$ 420 mil mensais do orçamento com a folha em 2007.
O programa discute, também, por intermédio de conversa com o prefeito em exercício, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Otávio Soares, a necessidade de haver em Pelotas um grande pacto no sentido de buscar o crescimento socioeconômico do município.
Prefeitura em Destaque faz parte do projeto de transparência da administração atual e vai ao ar todo sábado, das 9h30 às 10h30min, nas rádios Pelotense (620 AM), Rádio Universidade AM (1160), Tupanci AM (1250) e Rádio Comunitária Imigrantes FM (104.9).

Data: 25/05
Hora: 18:32
Redator: Cíntia Langie Araujo /// MTB 12781


Cerimônia
Teve cerimônia de entrega da Prefeitura pelo "amigo de sempre" Otávio Soares ao prefeito Fetter Jr.? Teve foto da solenidade? Dá até para fazer um bolão de quantas vão sair no site da Câmara. Tudo isso me parece uma grande estratégia para aparecer na mídia sem fazer força. Passar oficialmente o governo por conta de uma viagem a Brasília por dois dias? Fazer estardalhaço por conta disso? Ora, primeiro, não seria necessário passar o governo para o "amigo de sempre" Otávio Soares. O máximo que ele fez como administrador nesse período foi dar palpites no programa Prefeitura em Destaque. Depois, que a relevância dada ao evento é desproporcional à sua importância. Atenção: tem jogo político aí. É só ficar atento que logo, logo, ele aparece.

Acesso
Por algum motivo que imagino técnico, não consegui acessar hoje a página web do Diário Popular. Ela não carrega e, portanto, não é possível me manter informado sobre os acontecimentos da cidade.

Nenhum comentário: