sexta-feira, 4 de maio de 2007

Esse negócio de fundação é um perigo...

Deu no Diário Popular de hoje
Servidores da UFPel se mobilizam em defesa de hospitais universitários

Os funcionários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizaram ontem à tarde duas atividades públicas em defesa dos hospitais universitários. Tanto no calçadão da rua Sete de Setembro como na frente do Hospital-Escola (HE/Fau), servidores distribuíram uma carta aberta à população, na qual se colocam contra a proposta do Ministério da Educação sobre a criação de fundações para gerir os HUs públicos que terão o poder de vender os serviços às instituições.
Nas cópias do documento os servidores argumentam que “isto significa uma diminuição dos espaços de atendimento gratuito à população nos hospitais universitários, que sempre foram sinônimos de atendimento especializado, gratuito e de qualidade”.
De acordo com o Ministério da Educação a criação de fundações possibilitaria que os HUs oferecessem seus serviços a convênios e particulares, o que incrementaria a receita dos hospitais. Os servidores das universidades públicas, todavia, defendem que o modelo de hospital universitário deve garantir a manutenção do tripé ensino, pesquisa e extensão, vinculado à assistência integrada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades de ontem integraram o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Hospitais Universitários.Cidade: Servidores da UFPel se mobilizam em defesa de hospitais universitários

Nenhum comentário: