quarta-feira, 16 de maio de 2007

Anedotário: Câmara de Pelotas proíbe que se fale mal do prefeito

Deu no Diário Popular de Pelotas na edição do dia 14 de maio

Vereadores restringem uso da tribuna
A partir de hoje a tribuna da Câmara de Vereadores terá seu uso restringido. Aprovada na semana passada, a resolução nº 1.838 limita o uso da tribuna aos vereadores, convidados especiais, convocados e líderes da sociedade civil organizada. A iniciativa tem como objetivo evitar incidentes como o ocorrido no início do mês, quando o primeiro suplente do Partido Progressista (PP), Edson Campos, o Samarone, usou a tribuna para fazer duras críticas à Administração Municipal, ao prefeito Adolfo Fetter Júnior, secretários e ao próprio Legislativo. De acordo com a regra, o uso da tribuna por lideranças da sociedade só será permitido se aprovada por maioria absoluta do plenário. A resolução foi votada na sessão da quinta-feira, dia 10 de maio, e aprovada por unanimidade pelos 15 vereadores. (Álvaro Guimarães)

Totalmente descabida e antidemocrática a resolução dos 15 vereadores pelotenses em impedir que um cidadão vá à tribuna para fazer críticas à Administração, ao prefeito Adolfo Fetter Jr. aos secretários e ao Legislativo. Ou seja: na prática, é proibido falar mal do prefeito, dos secretários da administração e dos vereadores. Na Câmara pelotense, a partir de agora, as lideranças da sociedade - e até mesmo o cidadão comum, vítima das impropriedades que ocorrem na cidade - só poderão falar na tribuna se de suas bocas saírem melodias suaves. Caso contrário, nada feito.

Ditadura
Quem pode falar na Câmara pelotense? Somente quem os vereadores deixarem. É o Clube do Bolinha em sua pior versão. Só os "amigos" têm o direito.

Moda
Se a moda pega, os vereadores inventarão regras ainda mais ridículas para impedir o cidadão de se manifestar, como, por exemplo, a exigência de trajes especiais (terno azul para os homens e tailleur bege para as mulheres, por exemplo), para subir à tribuna.

Dúvida 1
Se um cidadão se inscrever para falar de flores e na hora H resolver exalar enxofre, quem vai tirá-lo da tribuna? A Polícia? O presidente da Câmara? Os vereadores? Ora, srs. vereadores pelotenses: deixem o povo falar. Os srs. falam qualquer coisa aí na tribuna - o que é um direito inalienável - e amordaçam quem os elegeu? Que vergonha!

Dúvida 2
Se um cidadão se inscrever para falar na tribuna para falar, por exemplo, da qualidade da pavimentação das ruas de Pelotas ou da criação de cachorros que a cidade mantém no Centro, ele será vetado? Por quem?

Poder
Poder, ah, poder, como você corrompe os fracos de espírito...

Um comentário:

Anônimo disse...

todo dia aula de jornalismo neste blog. parabens.
se der me da teu mail pessoal:
o meu é raquel.heidrich@diario.com.br
nao é DP nao.