quinta-feira, 1 de maio de 2008

Desvario

Fetter Júnior é mesmo um otimista. Agora ele prevê que serão gerados 10 mil empregos diretos por conta dos investimentos em Pelotas. O texto oficial, publicado abaixo, vai além e chega a 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, ou seja, mais de 10% da população de Pelotas. Pode procurar no texto produzido pela eficientíssima equipe de Comunicação da Prefeitura: Fetter Júnior só não diz quando toda essa gente vai estar empregada.
Não sei porque, mas me lembrei da história daquele boneco de madeira que queria virar gente, chamado Pinóquio, do escritor italiano Carlo Colodi, muito bem caracterizado pelos estúdios Disney (desenho abaixo).


Investimentos públicos e privados reaquecem economia local
O Dia do Trabalhador, comemorado amanhã (1° de maio) remete à expectativa de novos tempos na economia de Pelotas, proporcionando a oferta de milhares de novos postos de trabalho. A previsão é a de que, juntos, os empreendimentos e obras privados e públicos irão gerar mais de 10 mil novos empregos, segundo estimativa inicial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.Nossa administração assumiu o compromisso com o desenvolvimento econômico do Município e o resultado deste trabalho está se refletindo no reaquecimento da economia, bem como na multiplicação de postos de trabalho, por intermédio de novos investimentos no Município e das obras que estamos realizando”, reforça o prefeito Fetter Júnior. Dez mil é o número de vagas estimado somente para os empregos diretos, visto que, para cada vaga preenchida diretamente, mais quatro postos são gerados indiretamente. Com a obtenção de recursos viabilizados pela administração Fetter Júnior junto ao Banco Mundial para as obras do projeto Pelotas Pólo do Sul, bem como as verbas asseguradas no Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), para pavimentação, habitação, saneamento básico e construção da usina de compostagem de lixo, 2,5 mil vagas de trabalho estão sendo abertas. A contratação da Empresa Delta, de limpeza urbana,por exemplo, gerou mais de 400 empregos com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas. Por outro lado, a partir dos incentivos proporcionados pelo Programa ”Desenvolver Pelotas”, criado pela Prefeitura, 16 empresas instaladas no Município irão gerar pelo menos 4,7 mil novos empregos.
INICIATIVA PRIVADA
No âmbito da iniciativa privada, o anúncio da construção de dois shoppings centers no Município também promete aquecer a economia e a oferta de novos empregos. Somente um dos dois investimentos deve criar 3 mil vagas na fase de edificação e mais dois mil após a conclusão da obra. De acordo com declaração do prefeito Fetter Júnior, o momento de crescimento econômico e social que vive o Município é reflexo de uma conjugação de fatores. Neste contexto, segundo ele, a Prefeitura está cumprindo seu papel como incentivadora, tanto para que novos investidores injetem seus recursos em Pelotas, quanto para que os empreendedores já instalados no Município ampliem seus negócios. Fetter salienta que todo o esforço feito no sentido de regularizar e equilibrar as contas públicas foi e é fundamental para que empresas tenham segurança e confiança em investir seus recursos em Pelotas.O prefeito citou como exemplos desta confiança, novas e importantes empresas que escolheram Pelotas para sua instalação, como: Casas Bahia, Metalúrgica Prado, NutraCea, LifeMed, Pneus Hoff, entre outras tantas. Ele ressalta, ainda, que os grandes investimentos na região certamente refletirão economicamente em Pelotas, como é o caso da Votorantin e do Pólo Naval de Rio Grande. Fetter destacou também que, partindo da constatação de que a economia pelotense tem base na agroindústria, a expectativa de boa safra e bons preços dos produtos agrícolas, sobretudo do arroz, fará com que a economia pelotense seja ainda mais aquecida e competitiva.
Data: 30/04Hora: 14:14
Redator: Laura Alam mtb1928
Fotógrafo: Vanderlei Porto

Nenhum comentário: