quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A voz do povo

Estou com um pouco de preguiça. Por isso, só vou grifar alguns trechos - auto-explicativos, por sinal - de reportagem publicada no jornal dos Fetter.

Zona sul: Eleitores definem prioridades para a Zona Sul
Os eleitores da região tiveram ontem a oportunidade de escolher três projetos prioritários para investimentos entre os dez itens apresentados na cédula de votação da Consulta Popular 2007. O eleição transcorreu de forma tranqüila nos municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento da Zona Sul (Corede Sul), onde foram distribuídas 150 urnas.
O dia de votação serviu também para reivindicações. A professora aposentada Zitamar da Cunha Martins não se conteve e distribuiu críticas à Administração Municipal ao votar no posto montado na esquina das ruas general Osório e Marechal Floriano, um dos pontos mais movimentados da cidade. A escolha dos projetos foi, justamente, em função dos problemas que enfrenta no dia-a-dia: a buraqueira da rua Doutor Darci Xavier, no Fragata, que em dias de chuva fica alagada devido às galerias entulhadas de lixo. “Tomara que esse dinheiro sirva para melhorar nossa cidade”, disse ela, ao destacar que já solicitou inúmeras vezes providências à Prefeitura, sem ser atendida.
Ao contrário da agitação das ruas, no posto montado no saguão da Prefeitura imperava a tranqüilidade. O presidente da União Pelotense de Associações e Comitês de Bairros (Upacab), Dinarte Laurindo de Souza, diz ter saído da sede da entidade onde atua especialmente para a Consulta Popular. “Espero que Pelotas seja beneficiada com verbas para a saúde”, disse ele. O CC da Prefeitura, Volni Carpena Vieira, acredita que, através da Consulta Popular e as verbas do Governo do Estado, ocorra melhora na qualidade de vida dos pelotenses.
A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Comdest), Ana Lúcia Victoria Sena, destaca que o processo ocorreu de maneira tranqüila e ordeira. “Houve uma grande demanda por cédulas, daí a nossa boa votação”, avalia. Ana acrescenta que os índices se assemelham aos do ano passado, devido ao fato de os eleitores participarem mais a cada ano. “As pessoas param, se interessam, comentam que viram no jornal e votam”, conta Ana.
A pensionista Lísia Portelinha Barcelos, ao escolher as suas prioridades, elegeu a Saúde, Educação e Segurança. “Precisamos melhorar o atendimento aos idosos nos postos de saúde e um melhor atendimento para todos”, reivindica. Lísia participa pela segunda vez da Consulta Popular e critica os setores pelos quais expressou o seu voto. “A saúde está uma vergonha. Temos de esperar horas por uma consulta, isso é um desrespeito”, indigna-se.
NA REGIÃO
No município de Rio Grande, de acordo com Alexandre Neves, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), o processo ocorreu tranqüilamente. A expectativa é de que a votação supere os dois mil votos obtidos no ano passado. Em Canguçu, porém, a expectativa é de que os números sejam inferiores a 2006. “O pessoal anda bastante descrente, devido ao não-cumprimento das consultas anteriores”, comentou Adão Casarin, membro do Comude de Canguçu. Em Chuí, a secretária municipal de Planejamento, Roberta Torino, está otimista com a participação. “Até o início da tarde já havíamos superado os votos do ano passado”, comemora. Para ela, a Consulta Popular se consolida e mostra que a comunidade está preocupada com a destinação dos recursos a serem investidos no município.
As urnas itinerantes que percorreram a maioria das residências do perímetro urbano do município de Turuçu garantiram uma boa participação da comunidade no processo de Consulta Popular 2007. Conforme avaliações de uma das integrantes da equipe de mobilização, Margarida Schwantz, as escolhas para os projetos na área de saúde, infra-estrutura urbana e agricultura obtiveram boa aceitação do eleitorado.

Nenhum comentário: