quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Conversa fiada

O Secretário de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, dá inicio no próximo sábado à campanha de vacinação contra a rubéola. E declara, solene: “É preciso haver uma conscientização da população, visto a necessidade de erradicar o risco do vírus na cidade”. Secretário: como o sr. sabe, desde maio, pelo menos, o número de pessoas que contraíram rubéola é preocupante, haja vista a necessidade de um representante do Ministério da Saúde ter de vir a Pelotas para implementar medidas de controle (se teve de vir, é porque Pelotas pouco se preocupou com o problema), conforme informou o Diário Popular no início de julho. Então, que conversa fiada é essa de que “é preciso haver conscientização da população”? É claro que precisa, e isso é um serviço que deve ser feito com intensidade pelas autoridades municipais e não levado em banho-maria como este governo levou este assunto desde o início. A responsabilidade dessa conscientização é da autoridade pública - ou seja, o secretário e o prefeito. Empurrar a responsabilidade para a população (que, naturalmente precisa ser bem informada para que possa tomar suas próprias precauções) é covardia. O resultado dessa atuação medíocre num assunto tão sério é que de 117 casos comprovados de rubéola na região (que compreende mais de 20 municípios), Pelotas tem 109 pessoas que contraíram o vírus. Quantas dessas pessoas poderiam estar livres da doença se tivessem sido orientadas a tomar a vacina com uma propaganda maciça feita pelo batalhão de jornalistas que o Poder Público emprega para lustrar a imagem do Executivo? Inaugurar o farofão tem até foto no site da Prefeitura. Alertar sobre um vírus desde quando os indicadores começaram mostrar aumento de pessoas atingidas, nem uma linha sequer. Só agora é que se corre atrás do prejuízo. Isso lá é governo? Já foi dito aqui mais de uma vez: o governo Fetter Júnior não agiu com a responsabilidade necessária a fim de informar a população sobre o surto de rubéola. Foi assim também com o episódio da água contaminada com manganês. Leia o que o site da prefeitura publicou:

Campanha contra a Rubéola começa sábado

Começa neste sábado, dia 4, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola, com o objetivo de imunizar as pessoas na faixa etária de risco: de 20 a 39 anos. A Campanha, promovida pelos 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, visa acabar com o surto da doença na região (no dia 27 de julho haviam 107 casos confirmados em Pelotas). Ontem (01), a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde passou por uma preparação para acompanhar a Campanha.
No sábado, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde - na zona urbana, das 8h às 17h, e na zona rural das 8h às 16h. A rubéola é transmitida pelo ar e os sintomas são febre, manchas avermelhadas, dores nas articulações e ínguas atrás das orelhas. A cura, em adultos e crianças saudáveis, é geralmente espontânea. Porém, o risco maior ocorre nas gestantes, pois há possibilidade de conseqüências graves para o feto.
Por este motivo, o secretário municipal de Saúde, Francisco Isaías, convoca a população para participar da campanha e proteger as mulheres grávidas. “É preciso haver uma conscientização da população, visto a necessidade de erradicar o risco do vírus na cidade”, declara.
Isaías informa que a vacinação, em Pelotas, está sendo feita desde o dia 20 de junho, mas que a campanha – que vai de 4 a 10 de agosto – deve atingir quase 100% do público alvo (as 107 mil pessoas entre os 20 e 39 que vivem em Pelotas). Ele alerta, ainda, que no inverno, com os ambientes fechados, cresce a possibilidade de transmissão e por isso torna-se mais importante a prevenção.
Data: 02/08
Hora: 14:38
Redator: Cíntia Langie Araujo /// MTB 12781

Nenhum comentário: