Nada, nadinha
O magnífico reitor Cesar Borges reuniu a imprensa para anunciar a relação de aprovados no vestibular de inverno e 10 novos cursos para a UFPel. Foi um momento de festa. E, por isso mesmo, a ação civil pública impetrada contra o convênio Incra/UFPel/Fundação Simon Bolívar ficou para trás, esquecida pela reportagem - que ignorou o princípio básico do jornalismo, que é questionar - e pelo site da própria UFPel - cujo coordenador de Comunicação é o sr. Clayton Rocha - que sequer mencionou os novos cursos apresentados pelo magnífico reitor. Eu bem que desconfiava que a imprensa não daria nada sobre o assunto. Talvez porque o assunto não seja considerado como de interesse público pelo jornal. Abaixo, a reportagem festiva publicada no Diário Popular:
Cidade: Reitor anuncia dez novos cursos para a UFPel
Thaís Miréa
Durante a divulgação dos aprovados no Vestibular de Inverno 2007 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o reitor Cesar Borges anunciou a criação de dez novos cursos na instituição em 2008. A perspectiva é de que metade das vagas seja oferecida já no processo seletivo de verão nas graduações de Teatro, Engenharia de Energias Renováveis, Antropologia, Vitivinicultura e Letras (Italiano ou Alemão). A ampliação integra um novo programa de restruturação da UFPel que será iniciado nesta semana.De acordo com o reitor, o processo seletivo encerrado ontem, com o anúncio dos nomes dos aprovados, marcou o advento de um novo período para a universidade. “O objetivo a partir de agora é dobrar o número de alunos em cursos de graduação em no máximo cinco anos, quando a UFPel deverá atingir a meta de 16 mil acadêmicos matriculados”, disse Borges.Outro marco, segundo ele, foi o aumento do controle na elaboração e aplicação das provas, realizado por meio de impressão digital por parte do Centro Especializado em Seleção (CES). A medida foi tomada para precaver possíveis problemas que ocorreram no Vestibular de Verão 2007, quando três candidatos que tiraram zero na redação ficaram entre os aprovados no listão de dois cursos. A preocupação foi reforçar a legitimidade da seleção.
Os primeiros a ver o resultado
Alunos e professores de cursos pré-vestibulares acompanharam o anúncio do reitor César Borges no Centro de Integração do Mercosul. Abraços, telefonemas e risos incontidos marcaram os primeiros minutos após a revelação das listas com os nomes. Josiele Ribeiro, de 18 anos, e a amiga Daiane dos Santos, de 25 anos, comemoraram juntas a aprovação para o curso de Enfermagem e posaram com estilo para a foto ao lado do reitor. “Somos vizinhas e nos aproximamos durante o cursinho. Agora seremos colegas na faculdade”, contaram, entre um telefonema e outro para avisar a família e os amigos.No total, 4.947 candidatos realizaram as provas nas cidades de Pelotas, Passo Fundo e Santana do Livramento, para as 424 vagas distribuídas entre 11 cursos: Agronomia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Meteorologia, Administração, Museologia, Pedagogia, Geografia e Música
Nenhum comentário:
Postar um comentário