terça-feira, 28 de agosto de 2007

Barbárie

A barbárie tomou conta de Pelotas. Escolas municipais são sistematicamente arrombadas por marginais e como resposta se ouvem um amontoado de desculpas e um interminável jogo-de-empurra entre a secretaria de Educação, os brigadianos e a Guarda Municipal. No final, a constatação: todos são inoperantes. Todos são ineficientes. Todos são responsáveis por essa barbárie que acontece à luz do dia. Uma professora e um aluno foram agredidos dentro da escola Saldanha da Gama às 9h30, isto é, no meio da manhã! Onde está a segurança, prefeito Fetter Júnior? Por favor, pare de inaugurar ponte de madeira (foto) no Passo da Taquara (é vergonhoso para uma cidade do porte de Pelotas inaugurar pontes de madeira), pare de entregar chave de ônibus de empresa privada, pare de inaugurar "pavimentação" com saibro, pare de fazer campanha antecipada e comece a tratar com respeito o cidadão pelotense. Será que é preciso que aconteça algo mais grave para que o sr. tome alguma providência? De novo, uma pergunta já feita neste blog: o sr. colocaria seu filho numa escola pública municipal?


Cidade: Assaltos preocupam a comunidade escolar
Anna Fernandes - Especial
Pelo menos três escolas da rede municipal foram arrombadas desde a última terça-feira. Os assaltantes levaram desde talheres até bebedouro. Além dos assaltos, uma professora e um aluno também foram agredidos em frente a uma escola.O caso ocorreu na Escola Municipal Saldanha da Gama, às 9h30min de quinta-feira, durante o evento Pan na Escola. Em frente ao educandário, professores e alunos participavam de atividades de educação física. Três rapazes abordaram uma professora que tirava fotos. “Um dos rapazes chegou por trás e segurou pelo pescoço a professora. Ela atirou a máquina longe assustada. Um aluno foi recolher a máquina e levou um soco no nariz”, disse a coordenadora Míriam Schuwanz Oliveira. A Brigada Militar foi chamada e as aulas suspensas na quinta e na sexta-feira. O colégio foi arrombado na noite de quinta-feira, quando as aulas das turmas do noturno estavam suspensas. Os ladrões entraram pelo telhado do refeitório e quebraram o forro. “Reviraram uma mochila que estava no local, mas não levaram nada. Fugiram quando o alarme disparou. Normalmente temos um guarda municipal que acompanha as aulas do turno da noite. Como estávamos paralisados não tinha ninguém na escola”, contou Míriam.Na última sexta, a direção da escola foi até a Secretaria Municipal de Educação (SME) e pediu a permanência de um guarda pelo menos nos horários de entrada e saída. “As famílias estão com medo de deixar os filhos na escola. A presença de um guarda iria inibir a ação dos criminosos”, desabafou a coordenadora.Na mesma quadra está localizada a Escola Municipal de Educação Infantil Nélson Abott de Freitas, alvo constante de ladrões. Entre as duas escolas existe um prédio desativado da Brigada Militar que segundo a direção do colégio Saldanha serve como esconderijo para ladrões. O comandante da Brigada Militar (BM), Valdoir Ribeiro, informou que o prédio já foi entregue à SME. “O prédio agora faz parte do Município. Posto policial deixa o efetivo parado. A BM trabalha agora com policiamento móvel para melhor atender à população”, disse.
Secretaria afirma que tomou providências
A secretária de Educação Ana Berenice dos Reis informou que já foi iniciado um processo de licitação para construir o muro em volta da escola Nélson Abott que contempla o antigo prédio da BM. Além da licitação que está aberta para a colocação de alarmes nos prédios públicos. “A colocação dos alarmes libera a Guarda Municipal para atender aos prédios mais vulneráveis e afastados. Enquanto não são tomadas essa medidas eu solicitei ao prefeito que fosse contratada uma empresa de vigilância para cuidar da escola infantil”, argumentou. A escola infantil foi arrombada quatro vezes nos últimos dez dias. Todas as vezes entraram pelo mesmo local. Quebraram telhas e desceram pelo alçapão. “Ficamos com medo. A escola não possui pátio cercado por muro. A maior parte do tempo as crianças ficam nas salas de aula, pois os professores temem que algo aconteça”, disse a diretora Adriana Medeira Ávila. Foram levados cobertores, panelas, comida, batedeira industrial, talheres e o material não será reposto enquanto a escola não for segura. “As aulas estão suspensas. Não tem como dar aula sem segurança e material. A SME nos informou que o material só será reposto quando a escola for segura. Mas a segurança é de responsabilidade da Prefeitura. Os professores, alunos e pais não têm o que fazer”, comentou Adriana.A Escola de Ensino Fundamental Afonso Vizeu também foi arrombada mais de uma vez recentemente. A última, no final de semana, os ladrões entraram na escola e levaram um dos bebedouros elétricos, o suporte da água mineral e garrafas térmicas. Também forçaram a porta do refeitório com um pé-de-cabra esquecido no local. “Os ladrões pulam o muro dos fundos e entram pelas janelas que estão sem grades de uma sala de aula. No muro tem um buraco feito pelos pedreiros para escoar a água que, acreditamos, tem servido para passar os objetos menores. Todas as vezes encontramos material neste local”, informou a diretora Luciene de Oliveira Fernandes.Entre os dias 28 e 31 de julho moradores da volta do colégio dizem ter visto um homem pulando o muro diversas vezes. “A escola estava em férias. Um dia vim abrir o portão para um pessoal da obra e notei que faltavam alguns equipamentos”, disse Luciene. Já foram furtados botijão de gás, mimeógrafo, seis panelas, fardamento, redes de vôlei, bolas e jogos. Depois do primeiro arrombamento foi solicitado para a SME o fechamento das janelas das salas da frente que estão em construção. “As obras estão paradas desde o dia 15 de junho. A escola ficou com essas janelas abertas, sem esquadria e vidros facilitando o acesso interno”, contou. Alarme e Guarda Municipal
Tanto o Saldanha da Gama quanto o Afonso Vizeu possuem alarme. Portanto, não podem ter guarda municipal durante o período em que a escola está vazia. Conforme o chefe da Guarda Municipal (GM), Paulo Bartolo, não foram notificados os arrombamentos das duas escolas. “Ninguém informou sobre arrombamento, além da Nélson Abott. Além disso, essas duas outras escolas possuem alarme.” A GM também disponibilizará uma viatura para fazer ronda no horário de entrada e saída das crianças das duas escolas próximas.“Adotamos a patrulha, pois não dispomos de recursos suficientes. Assim, a viatura fica um pouco em cada escola. A rede municipal tem muitos colégios, não temos como cobrir todos”, argumentou Bartolo. A diretora da Afonso Vizeu disse que informou a GM, inclusive pedindo que a escola fosse acrescentada na ronda. “A Secretaria repassa uma verba para as escolas. Mas não é suficiente para colocar alarme em todas as salas. Deveria ter um guarda municipal durante o período que a escola está vazia”.

Nenhum comentário: