quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Cidadania

Existem muitos leitores deste blog que desconhecem a amplitude da palavra cidadania. Imaginam que este blog é uma arma contra Pelotas, contra o magnífico reitor, contra o Diário Popular, contra o prefeito Fetter Júnior, enfim, contra tudo o que diz respeito a Pelotas, uma cidade maravilhosa que merece todo o respeito.
Não é.
Este blog é, sim, uma manifestação legítima, documentada e crítica daquilo que se faz em Pelotas. Ninguém é obrigado a lê-lo. Ninguém é obrigado a tomá-lo como verdade absoluta, mesmo porque este blog apresenta a documentação referencial dos comentários para que cada leitor faça seu próprio juízo. Este blog não representa nenhum partido político, nenhuma entidade ou qualquer interesse além daquele de informar, sob o seu ponto de vista, como se processa a cidadania e a informação numa as cidades mais importantes do Rio Grande do Sul e do país.
Portanto, quando leitores enviam mensagens com ofensas pessoais e desesperadas, este blog sente que seu dever cidadão é cumprido. Questionar autoridades públicas é uma obrigação. Verificar como se gasta o dinheiro público também é. É essa a questão central da cidadania. Exercer direitos sem jamais esquecer os deveres.

2 comentários:

Anônimo disse...

CONTAGEM REGRESSIVA

Há dias, como hoje, em que, ao me deparar com um post como este, ouso sonhar. Sonhar com uma população atuante. Um povo esperto, sábio, confiante; capaz de organizado, representado pelas mais diferentes raças, credos e crenças, traduzido em 342,5 mil habitantes, protestar nas mais tradicionais ruas de Pelotas, em meio a brandos democráticos, com punhos ao alto e faixas em riste: “Esta administração não é séria, senhor prefeito”.

Empolgado, já me permito contar os dias para que senhor e seus correligionários deixem os postos que ocuparam. Pela porta da frente ou dos fundos, como queiram. Exatos 508 dias, a contar de hoje; 442 dias, até 5 de outubro de 2008, data do primeiro turno das eleições municipais; ou 468 dias, até 26 de outubro, quando ocorrerá o Histórico 2° turno.

A Contagem Regressiva já começou senhor prefeito! E ela se dará aqui, alí, em qualquer lugar. Em espaços como estes, onde a comunidade seja verdadeiramente ouvida: Cidadania, conhece?

A Contagem Regressiva para o fim de privilégios concedidos apenas ao seus; a Contagem Regressiva que dará fim a programas de televisão e rádio onde o senhor conta apenas o que lhe interessa, sem dar voz a população que (não) o elegeu - os votos não eram para o senhor, lembra (?!);

A Contagem Regressiva para o fim dos casos de rubéola, para que a água límpida volte a jorrar das torneiras, para que o povo possa ter voz, enfim, para que a população passe a saber o que, de fato, ocorre em Pelotas!

A Contagem Regressiva para o senhor conceder uma entrevista de capa, "Exclusiva" ao seu jornal, com as perguntas bem ensaiadas pelos repórteres escolhidos a dedo, e justificar o que o levou a vergonhosa derrota, nas urnas, ao clamor do povo: "Esta administração não é séria, senhor prefeito";

Faltam cerca de 500 dias, senhor prefeito. A Contagem Regressiva já começou!!!

Cidadania, conhece?

Anônimo disse...

Sr, Masiero,
Imprensa ? que Imprensa?]
Vamos acreditar no Papai Noel que é melhor.
Extrair do Jornal dos Fetter, da RBS, Veja, Globo, - o que importa ?
Todos têm a Voz do Dono.
As notícias são dadas à vontade de quem ? Do dono!
Temos é que saber de onde o vento vem...
Até mesmo do Dono deste Blog.
Eu o acompanho, mas é evidente que todos têm idéias próprias.
A não ser a massa de manobra...a quem as notícias são direcionadas.
Quem sabe, afinal, ENTENDER, quais os objetivos das "notícias"?
Parabéns ao comentário anterior do
Amordaçado...
ora sabeis:click rbs/ruralistas/direita/veja/globo/
etc... amam-se!