sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A sujeira no Colégio Municipal de Pelotas

Vamos lá, Fetter Júnior. Dê uma passadinha no tradicionalíssimo Colégio Municipal de Pelotas. E veja a sujeira em que se encontra. Segundo a diretora da escola, o problema vem desde junho. Junho, sr. prefeito, junho, isto é, há pelo menos 60 dias. O sr. deixaria seu filho frequentar essa escola do jeito em que ela se encontra? Deu no Diário Popular:

Cidade: Pelotense protesta por limpeza
Anna Carolina Fernandes e Silva - Especial
Os alunos do Colégio Municipal Pelotense (CMP) realizaram protestos ontem pela manhã pedindo mais funcionários para a limpeza da escola. Com cartazes e nariz de palhaço os estudantes chamavam a atenção de quem passava em frente ao prédio do CMP.
Para a diretora da instituição, Marita Nebel, é justa a reclamação dos alunos. O colégio está sem pessoal de limpeza desde junho. Os 24 funcionários da Coopasul realizavam todo o serviço interno e externo do Pelotense. Os banheiros, por exemplo, eram limpos antes e depois do recreio e na troca de cada turno. “São mais de mil alunos por turno, não temos como manter toda essa estrutura limpa com apenas seis funcionários”, contou.
A diretora ressaltou ainda que o CMP tem muitas atividades extraclasse. “Essa semana temos a Feira de Ciências. Era a equipe da Coopasul que arrumava o local carregando classes, cavaletes e varrendo”, informou. Na semana passada a direção disse ter entrado em contato com um assessor do prefeito e obtido a resposta de que o problema seria resolvido em dez dias.
Segundo uma das organizadoras da manifestação, a aluna Patrícia Cruz, a situação não pode continuar dessa maneira. “Nós chegamos de manhã na sala de aula e está tudo sujo. Não tem como seis funcionários cuidarem de tudo. Sem falar que eles trabalham somente manhã e tarde. Depois do turno da noite não tem arrumação nas salas”, salientou. A Secretaria Municipal de Educação (SME) remanejou funcionários de outras escolas para ajudar na conservação do CMP. “São quatro funcionários com maior carga horária, mas mesmo assim é insuficiente”, ressaltou a estudante Laís Eva.

Licitação em andamento
Conforme a secretária de Educação Ana Berenice dos Reis, existe um processo de licitação para contratação de empresa de limpeza para as escolas municipais. “Enquanto a licitação não é homologada a SME adotou um sistema de rodízio de serventes contratadas. Essas funcionárias cumprem quatro horas na escola de origem e quatro no Pelotense. Existe uma alta rotatividade, mas a situação é razoável”, afirmou. Ainda segundo a secretária, estariam trabalhando 12 pessoas de outros colégios mais os seis funcionários do CMP.
Os estudantes conversaram com a direção na manhã de terça-feira para pedir uma solução. Como a escola não tem poderes para resolver o problema, foi organizada a manifestação. “Se não der certo, amanhã (hoje) estaremos na frente do colégio protestando de novo. E caso a Prefeitura não nos dê uma posição faremos passeata até o Centro”, disse Laís Eva.
No próximo domingo serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O CMP é um dos locais de prova em Pelotas. “Como ficarão as salas de aula depois do Enem”, perguntou Patrícia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Limpar ?
O que mais se vê é a sujeira da cidade, além, é evidente do péssimo não calçamento.

Se nem cuidam do calçadão, a sala de visitas da cidade...
Francamente, pensei que o prefeito seria aconselhado pela sua dona-de-casa, algumas regras básicas, de como arrumar a casa.
Pelo menos a sala de visitas...
Quanto ao Pelotense: além de caso de saúde pública, é caso de falta de higiene mesmo.
O sabonete (escorregadio - limpando e desconversando o que não interessa) é reservado para as entrevistas...