quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Se a moda pega

Atenção magnífico reitor Cesar Borges: depois da turminha do MST, vem aí o pessoal do MTD. Que faculdade o sr. vai construir para estes trabalhadores desempregados que invadiram a prefeitura de Pelotas? Será que o Ministério do trabalho vai colocar uma grana na mão da Fundação Simon Bolívar para a construção de uma faculdade de, digamos, engenharia, para os filhos desses desempregados? A reportagem foi publicada no Diário Popular (no site da Prefeitura não tem nada).


Cidade: MTD invade a Prefeitura para cobrar supostos recursos a moradias populares
Tânia Cabistany
O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), juntamente com 200 famílias que estariam cadastradas em programa de habitação popular, invadiu a Prefeitura às 13h de ontem. Dispostos a não deixar o saguão do prédio até que fossem recebidos, os manifestantes cobravam do Executivo uma explicação para, segundo eles, não terem autorizado o repasse dos recursos destinados a melhorias e construção de suas casas. Conforme a direção do MTD, o convênio já foi assinado com a Caixa Econômica Federal e a verba está disponível - R$ 8 mil para cada família.O prefeito, no entanto, desconhece tal convênio. De acordo com Fetter Júnior, a Crenor, uma cooperativa do Norte do Estado, veio a Pelotas e cadastrou, durante a última campanha eleitoral, diversas famílias: “Só tomei conhecimento disso no início deste ano, quando o MTD me procurou e pediu à Prefeitura regularização fundiária e infra-estrutura dos terrenos”, disse, ao relatar que pediu um levantamento sobre os custos, já que o Município tinha uma política habitacional definida. “Não assinaria um cheque em branco. Não posso assumir compromissos sem saber sobre os custos”, acrescentou Fetter Júnior, ao complementar que nunca recebeu o documento.REUNIÃOO assunto será retomado em reunião agendada para sexta-feira às 14h, dessa vez com a participação de representante da Caixa Econômica Federal. Conforme o secretário de Governo, Abel Dourado, que recebeu comissão dos manifestantes na tarde de ontem, não há confirmação sobre a existência da verba, o que vai ser esclarecido junto à Caixa no encontro marcado para sexta-feira. “Vamos unir esforços para ajudar essas pessoas carentes que precisam de casa própria adequada”, destacou. A representante da direção do MTD em Pelotas, Elizabeth Pires, salientou que as famílias são todas da periferia da cidade - Dunas, Getúlio Vargas, Ilha da Paz e Navegantes - e passam por sérias dificuldades em razão do mau estado de suas moradias.DIFICULDADES“O dinheiro está aí, queremos resolver o problema de nossas casas. Quando chove é uma tristeza, pois parece que estamos na rua. Além de ter que colocar os pés na água temos que desviar dos ratos enormes que ficam cruzando o caminho”, desabafou Eva Elaine Rodrigues, que mora com a neta no Dunas. Segundo ela, as famílias se uniram para reivindicar um direito seu. “Não estamos tirando nada de ninguém, só queremos o que é nosso. Há casas onde as crianças dormem amontoadas para poder se aquecer”, relatou. Também no Dunas mora Maria Joceli Pereira. Ela, o marido e o filho têm expectativa de poder receber o dinheiro para reformar a casa que, segundo seu testemunho, está caindo. MANIFESTAÇÃO PACÍFICA
Não foi necessária a intervenção da Guarda Municipal e da Brigada Militar para conter os ânimos. Os PMs e guardas se limitaram a acompanhar a movimentação, dentro e fora da Prefeitura. O protesto, apesar do grande número de pessoas, foi pacífico e se deteve em palavras de ordem. Enquanto a comissão foi recebida pelo secretário de Governo no Salão Nobre, os demais, em sua maioria, mulheres e crianças, aguardaram no saguão, sentados em cadeiras de praia ou banquinhos que eles mesmo levaram. Ao final da reunião, que não pôde ser acompanhada pela imprensa a pedido dos próprios manifestantes, deixaram o local de forma tranqüila.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm... cuidado c/ o q vc anda lendo no Diário Oficial Irineu.

Agora vem cá, uma pergunta que não quer calar. Se o Renan Calheiros tem 1 jornal no nome de laranjas e o Fetter tem 1 jornal no nome da Virgininha, a Rainha Loura, pode-se concluir que a Loura é uma laranja? Hehehe.

Desculpe, não resisiti!

Anônimo disse...

Rainha Loura ou Rainha Louca??? Ela é mahhhhhhhh!!!!!!

tIAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!