domingo, 19 de agosto de 2007

O palimpsesto

Palimpsesto era um pergaminho utilizado na Antiguidade que podia ser reutilizado A técnica era apagar o que estava inscrito para publicar um novo texto e aproveitar o papel. Em Pelotas, mais precisamente na secretaria de Comunicação, a técnica do palimpsesto é muito utilizada. Veja como.

Confira o que disse o site da Prefeitura no dia 8 de agosto - quando anunciou a prorrogação do prazo de inscrição -, em relação às inscrições para a 7ª Edição dos Jogos Escolares (Jepel):

Em 2006, durante 18 dias os jogos mobilizaram mais de oito mil alunos o que aliada a qualidade técnica das equipes fez da edição uma das maiores e mais disputadas já realizadas.Em 2005 o Jepel registrou a participação de 78 escolas, 585 equipes, mobilizando 6.035 mil alunos em 807 competições.
Data: 08/08 Hora: 18:19 Redator: César Soares Fotógrafo: Jorge Gonçalves

No dia 9 de agosto, o mesmo site afirmou o seguinte:
Em 2006, durante 18 dias os jogos mobilizaram mais de oito mil alunos o que aliada a qualidade técnica das equipes fez da edição uma das maiores e mais disputadas já realizadas.
Data: 09/08 Hora: 18:00 Redator: César Soares Fotógrafo: Jorge Gonçalves

E, estranhamente, no dia 17 de agosto, em material produzido pelo mesmo redator, o site publica o seguinte:
Com o encerramento das inscrições a STE começa a mapear a competição: de 81 escolas no ano passado a edição 2007 registrou 83 escolas inscritas dentre as redes municipais, estaduais, federais e particulares do município. Outro aumento verificado foi no número de escolas da zona rural, de 12 para 14. Com isso o número de alunos envolvidos com os jogos salta de 6.880 para cerca de 7.500 estudantes, com idade entre 12 e 17 anos, um aumento de quase 10% na participação, em relação ao ano passado.
Data: 17/08 Hora: 17:39 Redator: César Soares Fotógrafo: Jorge Gonçalves

Afinal, qual é o número correto de alunos inscritos em cada ano? E mais; por que é que na informação do dia 17, a Prefeitura afirma que aumentou em 10% o número de alunos inscritos quando isso não corresponde à realidade, conforme material publicado nos dias 8 e 9 de agosto? Se a Prefeitura não consegue informar com precisão esses números tão simples _ basta contar as inscrições, um trabalho que qualquer um é capaz de fazer - imagine os malabarismos que são feitos com números mais complexos. Aliás, já estamos em campanha?

2 comentários:

Anônimo disse...

Irineu, a alteração de números e estatísticas é uma prática comum na adminsitração de Fetter Jr. Quem trabalha na Secom sabe: números do Sanep e do Fala Pelotas, apenas como exemplo, são constantemente adulterados. A revista "Pelotas" produzida no início do ano pela Secretaria é um bom exemplo! Dados superfaturados!!! E o que é pior, tudo a mando do Prefeito! Ou algum assessor terá coragem de negar?

Anônimo disse...

Olha essa. Eu comento a seguir

DP - 20/08:

Manchete:
Cidade: Centenas de pessoas participam do Fala Pelotas no Pestano

Texto:
Centenas de pessoas participaram da quarta edição do Fala Pelotas neste ano, realizada no sábado, das 13h às 18h, na Escola Municipal Francisco Carucio, no Pestano. A próxima edição acontece dia 9 de setembro, das 9h às 18h, na Colônia Osório. Na oportunidade, o prefeito Fetter Júnior anunciou a construção de um posto de saúde no bairro e a recuperação das ruas.
Para a professora Simone Cardoso, 27 anos, este tipo de iniciativa é importante pois possibilita em apenas um dia tirar diversas dúvidas, bem como reivindicar alguma melhoria para o bairro. Ela fez o encaminhamento do Cartão do SUS e buscou informações sobre a regularização do seu terreno.
“A comunidade muitas vezes encontra dificuldade em falar com os secretários e assim, além de ter a possibilidade de fazer a sua reivindicação, os titulares dos órgãos públicos conhecem de perto a realidade em que vive a população”, enfatizou Fetter.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou duas campanhas no Fala Pelotas do Pestano: a imunização contra a poliomielite e a rubéola. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve sua primeira etapa em junho deste ano.
Investimentos na localidade
O prefeito Fetter Júnior anunciou que com a compra de 17 máquinas, como patrolas, retroescavadeira e caminhões, está prevista - para no máximo em três meses - a recuperação das ruas com a colocação de saibro. “Mas o grande inimigo que impede o início deste serviço é o tempo”, afirmou. Pelotas tem hoje 350 quilômetros de ruas não-pavimentadas.
Nos próximos dias, informou o prefeito, será lançada a licitação para construção de um novo posto de saúde no Pestano. O anúncio foi feito durante a entrega de duas ambulâncias que serão utilizadas pela Prefeitura para casos que não sejam de urgência e emergência, como deslocamento de pacientes para outras cidades e dentro dela. (Jussara Lautenschläger)

COMENTÁRIO:

*"Centenas de pessoas", quanto? "Centenas" pode ser 100, 200, 300... até 999 pessoas pode ser "centenas". Quem esteve lá sabe que não passou de "dezenas". Sim, "dezenas" = 10, 20, 30... no máximo 99 pessoas!!!

*Os dados são de quem? Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal??? Ou são da prefeitura de Pelotas, aquela cuja assessoria manipula números a mando do prefeito?! Eu hein!?!?

*Agora, o melhor de tudo: best(a) of the best(a)!!!

Veja o que o prefeito falou sobre a pavimentação das ruas do Pestano.

"Está prevista - para no máximo em três meses - a recuperação das ruas com a colocação de saibro. 'Mas o grande inimigo que impede o início deste serviço é o tempo', afirmou [o prefeito]."

Elle dá prazo de três meses e coloca a culpa no tempo?! Como assim? Das duas, uma: Ou o povo é burro ou o prefeito é burro?

*ps: quem lá esteve sabe: Fetter foi o último a chegar ao Pestano e o primeiro a sair.