terça-feira, 7 de agosto de 2007

A UFPel e a Unipampa


Veja isso (está no texto Homenagens e inaugurações assinalam os 38 anos da UFPel, publicado no site da Universidade): "Além do crescimento registrado na própria Universidade (UFPel), a instituição está servindo de berço para a consolidação da Unipampa, em cinco municípios da metade Sul do Rio Grande do Sul. Utilizando-se da experiência de quase 40 anos de trabalho da UFPel e de sua base mais do que centenária, a Universidade Federal do Pampa é a grande novidade na área do ensino na região nas últimas décadas. É uma verdadeira catalisadora do desenvolvimento, cujos benefícios levados às comunidades que receberam seus campi ainda são difíceis de dimensionar, tamanha e repercussão social e econômica gerada."


Ok.Ok. Vamos por partes: "(A Unipampa) É uma verdadeira catalisadora do desenvolvimento, cujos benefícios levados às comunidades que receberam seus campi ainda são difíceis de dimensionar, tamanha e repercussão social e econômica gerada." Posso estar enganado mas tem campi da Unipampa que sequer foi construído, uma vez que a instalação de uma universidade com características regionais (excelente, aliás) só foi concretizada no ano passado e as licitações foram recentemente definidas. Como, então, as comunidades receberam (verbo no passado) benefícios que ainda são difíceis de mensurar? De onde a competente assessoria de Imprensa da UFPel tirou essa magnífica informação? Além do mais, gostaria de saber se os desenhos dos prédios dos campi da Unipampa mostrados na página principal da universidade na Internet (veja imagem dos prédios na reprodução do site acima) correspondem à realidade ou são apenas parte da criativa imaginação daqueles que produziram o site (aliás, os desenhos são assim, de longe, um pouco parecidos com aquele do prédio na nova faculdade de veterinária para os assentados do MST). Quem souber, por favor me informe. Ou pode mandar fotos das sedes dos campi para tirarmos essa dúvida.
Outra coisa: entrar no site da Unipampa é uma aventura. Uma universidade federal jamais poderia ter um site com páginas tão pobres de informação quanto as de Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão, Bagé e Santana do Livramento. É vergonhoso, principalmente para uma universidade que, segundo a UFPel do magnífico reitor Cesar Borges, "é uma verdadeira catalisadora do desenvolvimento, cujos benefícios levados às comunidades que receberam seus campi ainda são difíceis de dimensionar, tamanha e repercussão social e econômica gerada." Menos, magnífico, menos.

Esclarecimento
A Unipampa é uma excelente idéia e tem tudo para dar certo. Só precisa se desvencilhar dos maus parceiros.

Texto
O texto sobre o aniversário da UFPel publicado no site da Universidade, é longuíssimo e está em http://www.ufpel.edu.br/noticias.php?id=ccs_4944.htm&PHPSESSID=eea53c7f90206292e9959857fa233e6e:


Nenhum comentário: