segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Ufpel do magnífico reitor César Borges

O Diário Popular publicou a carta de um dos alunos da Ufpel em sua coluna Instantâneos (leia abaixo). É lamentável que o magnífico reitor ainda pense em se reeleger. A Ufpel não merece passar pelo que passa. Reitor, mire-se no exemplo de seu colega Thimoty Mulholland. Caia fora enquanto ainda dá tempo.

Até quando? Cinco, dez, 30. Completaram 30 dias de aula no dia 3 de abril e cadê os professores? Alguém os viu? Explicações de ordem familiar, hospitalar ou burocrática não resolvem o problema sério que os alunos do curso de Letras enfrentarão. A inoperância, pra não dizer outra coisa, de um sistema causa: estresse, frustração, insegurança e até arrependimento. O que estou fazendo aqui? Será que seria melhor eu mudar de curso? Quais soluções serão tomadas para, pelo menos, amenizar o problema? Aulas aos finais de semana, encontros sem "folha de chamada", tarefas extraclasse não se comparam, evidentemente, à discussão geralmente promovida na sala de aula. Essas alternativas vão de e não ao encontro de um adulto que, como o próprio termo pressupõe, tem os seus compromissos fora do ambiente acadêmico. Evidente que não se trata de uma crítica pessoal a ninguém, como se fosse uma realidade atípica, uma novidade. Este texto é apenas uma reprodução da indignação de ver a educação, nas suas diferentes instâncias, tratada de uma forma - no mínimo - equivocada. O que não podemos e não queremos é cair no conformismo de alguns que com a maior naturalidade dizem: "Ah, vai te acostumando porque aqui as coisas são assim."
Vagner Vieira
Turma do primeiro semestre do curso de Letras (Português/Francês) da UFPel

11 comentários:

Anônimo disse...

Vamos salientar a parte em que ele diz que não faz critica pessoal a ninguem!!
Irineu vejo o total desconhecimento que vc tem de universidade em sim, pq muitas muitas vezes nos cursos universotarios acontecem coisas que muitas vezes tem que serem resolvidas por seus próprios diretores e não pelo reitor se é que vc sabe disso.
Eu tenho mais de 25 anos de universidade e sei que muitos problemas que temos nos cursos as medidas para sanar tais problemas tem que ser tomada por seu diretor e não pelo reitor, exemplo: quando falta professor para dar determinada materia para determinado curso e não tem professor quem tem que tomar a providencia de fazer o pedido de mais um professor é o diretor e mitas vezes ou na maioria das vezes eles não fazem estes determinados pedidos. Um outro exemplo tb foi quando faltavam luzes dentro de varias salas de aula no curso de Educação e o assunto chegou na reitoria, como se reitoria fosse pra resoolver problema da luz da sala de aula, quem tem que tomar providencia para a troca das lampadas é o proprio curso que tem seus proprios recursos e não a reitoria como muita gente pensa que tem que resolver esses problemas.A maioria dos problemas que temos na UFPEL é feita por parte de direitores que ficam em seus cargos inertes e não fazem absolutamente nada em termos de resolver o problemas do proprio curso pq uma coisa posse te dizer neste 25 de anos de UFPEL não existe um reitor que mais investe em infraestrutura para melhorias no trabalho do dia a dia do servidor e tb dos alunos, nunca vi pessoa igual que tem vontade de fazer ela universidade.
Como salienta o aluno Vagner Vieira "encontros sem folha de chamada" tu pensas queo reitor tem que ir conferir em aula para ver se o professor está fazendo chamada em aula??? Pelo contrario acho que nem deveria ter chamada pq os aluno que está na faculdade já tem uma certa idade e sabe que tem que estár presente, isto não é mais colegio meu amigo Vagner.
Vou te dizer uma coisa, grava bem está data, ainda vamos ter mais 4 anos com Cesar Borges e Telmo Xavier( pq não tem candidato para oposição pq acham que vão se expor pq eles tem apoio da maioria dos servidores e professores) depois de mais 4 anos tu vais ver que a Universidade vai está muito melhor do que está sendo hj.
Um abraço para todos, obrigado pelo espaço e dalhe Cesar e Telmo para mais 4 anos de reitoria.

Anônimo disse...

Concordo em aguns pontos o que este srvidor fala, realmente muitas vezes é descaso de certos direitores quenão fazem nada pelo curso.

Anônimo disse...

É!25 anos é quase uma vida... Acho louvável sua exposição diante das inegáveis "conquistas" do imperador. Entretanto, quando você participou da seleção para o cargo que você ocupa hoje, com certeza, não deveria ter "UMA LISTA DE PRÉ APROVADOS", "esquema", "maracutaia" ou algum outro adjetivo semelhante para beneficiar alguns amigos do então na época Reitor, certo ou errado??????

Anônimo disse...

Ao cabo eleitoral do Reitor: tem pelo menos um candidato da oposição sim, que aliás já está se articulando faz tempo. se vai ganhar ou se vai perder feio, é outra história.

quanto ao apoio da maioria dos servidores à reeleição, é absoluta verdade: basta a diminuição da jornada para 6 horas e realmente os servidores vão votar em peso na reeleição, mesmo que continuem as centenas de funcionários das fundações que invadiram a universidade nesta gestão, em muitos casos mandando inclusive nos servidores concursados. Mas, realmente, a maioria não se importa muito com isso, desde que a jornada de trabalho seja diminuída.

Quanto a professores e alunos, tenho muitas dúvidas que a atual gestão tenha todo este prestígio. Basta ver, só para ficar num exemplo, a oposição praticamente unânime do famoso curso para os assentados, pelos professores e alunos das agrárias.

Enfim, não adianta fazer previsões, tem que esperar o resultado das urnas.

Por fim, a responsabilidade pela falta de professores nos cursos é da Reitoria sim. Não dá para esquecer que quem nomeia os diretores das unidades é o reitor. quem distribui as vagas de professores, organiza concursos, através do famoso CES, é a reitoria, e não os diretores das unidades, que podem no máximo encaminhar os pedidos, de pires na mão, à toda poderosa e centralizadora reitoria - o que ocorre não só na Ufpel, mas em todas as universidades, públicas e privadas.

Por isso, a responsabilidade pelo descaso do que acontece dentro da universidade é também e principalmente da administração central.

Anônimo disse...

E digo mais! a sujeira só foi mesmo pro ventilador, porque a zero hora e a rbs estavam investigando outros casos de fraudes em concursos públicos, se dependesse das nossas mídias locais (totalmente comprometidas com o imperador), a repercussão teria sido mínima.

Anônimo disse...

É lógico que a imprensa local não falará nada. Pois o dono da agência de publicidade que cuida da mídia do vestibular da UFPel é o mesmo que ocupou cargo de diretor de marketing num centenário jornal de Pelotas.
Ah! Ele também tem parentesco e goza de grande prestígio junto à superintendência.

Anônimo disse...

Ué? Esse ex-diretor-de-marketing-de-jornal e ex-BrasilTelecom não é o mesmo que conseguiu um "emprego" para a namorada na Fundação Simon Bolivar??

Anônimo disse...

Pois é?! E quem diria, eu um dia iria concordar com comentários do Lazier Martins (Jornal do Almoço), pior, na sequência. Na segunda (14/4), foi sobre as fraudes dos concursos públicos, e lá "sem querer", lembramos da UFPEL. Depois na terça (15/4) sobre as fraudes nas fundações de apoios as Universidades... quem diria!?

Anônimo disse...

Irineu, vale a pena disponibilizar aos leitores do teu blog o link abaixo. Ele leva diretamente para o relatório final da Comissão de Avaliação Institucional da UFPel ano 2006, já na gestão do atual reitor. Entre as páginas 38 e 50 há um extenso e detalhado levantamento dos problemas da UFPel - que são centenas diga-se de passagem - e, também, suas potencialidades. Leitura interessante para quem deseja saber como está indo a maior universidade federal da região. Vale a pena conferir. Aposto que os leitores irão encontrar coisas muito interessantes ao longo do documento.
http://www.ufpel.edu.br/cpa/relatoriofinal.doc

Anônimo disse...

Nota que vc nao sabe mesmo,mas a flata de professores é culpa das unidades que não chama os professores para serem nomeados por justo interesse!!
Vamos ver nas urnas mesmo, não tem graça com ele!!

Anônimo disse...

O candidato é o Bretanha, mas ninguem quer ser seu vice meu amigo!!
Não querem entrar em furada pq já sabem o final!!!
Bretanha já era!!! Nem mesmo seu antigo vice na candidatura passada quis este ano estar com ele.
Sai dessa e vota no Cesar!!!