quarta-feira, 2 de abril de 2008

Lula e a Ufpel

O presidente Lula chega hoje a Pelotas. No briefing que sua comitiva preparou deve estar uma visita ao shopping Anglo, financiado com dinheiro público. Também deve constar os problemas na Ufpel, como as contratações de mais de 200 funcionários sem concurso público pelas Fundações que dão apoio ao magnífico reitor César Borges, a Simon Bolívar e a Fundação de Apoio Universitário e os desmandos que ocorrem naquela instituição de ensino público, mas gerida de forma muito particular. Lula pode pedir explicações ao ex-assessor especial da reitoria da Ufpel, ex-secretário da Fazenda de Pelotas (2001-2004) no governo Fernando Marroni (PT) e presidente Sindaf (Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas de 1996 a 2000), Marcos Bósio, que é o braço forte petista que faz e desfaz na Ufpel. Quem sabe ele pode justificar o festival de impropriedades que ocorrem na universidade pública que ele tão especialmente assessora.
A comitiva do presidente Lula pode dar uma olhadinha neste blog para saber o que acontece em Pelotas e não sai nos jornais. Não custa nada.

PS.: Marcos Bósio é ex-assessor especial do magnífico reitor César Borges.

2 comentários:

Anônimo disse...

Irineu: a informação que eu tenho é que há alguns meses a governadora Yeda Crusius chamou de volta todos os funcionários cedidos pelo Estado, dentre os quais estava o Bósio, que é funcionário concursado da secretaria da fazenda.

Mas o Lula, Tarso e outros não precisam se preocupar: o reitor Cesar Borges criou uma fidelidade canina, visceral ao PT, desde que este está no governo.

O Reitor tem feito questão até mesmo de capitanear os projetos mais mirabolantes e esquerdizantes que a fértil imaginação do governo já foi capaz de inventar, como o projeto da escola de veterinária exclusiva para o MST.

Só a Ufpel e a Universidade Federal de Goiás, que está nas mãos de militantes do PC do B, foram tão longe no processo de tomada da universidade pública por um grupo social.

Tudo bem, se fosse um compromisso ideológico realmente sério.

O problema é que o Magnífico baseou toda a sua carreira no mais sólido antipetismo, desde o tempo em que, apesar de não ter sido o mais votado pela comunidade, tentou ser nomeado reitor pelo governo Sarney, em detrimento do Prof. Amilcar Gigante, lá pelos idos de 1988...tudo porque o Prof. Gigante tinha conhecidos vínculos com o PT e a esquerda.

Mas, como alguns mudam de idéias de acordo com as estações, temos em Pelotas o mais sólido e férreo representante e defensor do governo federal na universidade, mesmo sem nunca ter passado nem perto da sede do PT em Pelotas - até para não correr o risco de ser apedrejado e escorraçado.

Anônimo disse...

Nem a imprensa de Porto Alegre deu bola p/ o encontro de Fetter Junior c/ o PRESIDENTE DA REPÚBLICA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. P/ os jornais da capital, Fetter Junior é "funcionário da SAMU"!!!

Veja:

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?template=3947.dwt&b=1&galeriaid=10953&groupid=393&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_10953_393.xml&ids=null&initial=161145&playsshow=false

Vítima da Síndrome de Alice (aquela, que vive sempre "no país das maravilhas"), Fetter quer fazer crer que "concretizou uma grande conquista para Pelotas e região" com o ok de Lula p/ a duplicação da BR-392. Desse jeito, Fetter passa por mentiroso! O texto da Prefeitura não deixa dúvidas. Fetter mente!

Vale lembrar que Fetter estava curtindo umas férias, numa praia bem longe de Pelotas, quando um grupo de políticos foi a Porto Alegre pressionar para que a governadora Yeda Cruzius (aquela em quem Fetter está sempre abraçado) intercedesse junto ao Governo Federal pela duplicação.

Agora essa sr. prefeito? Quer enganar quem? Já sei, quer fazer manchete de jornal, correto?! Sai dessa!!! Deste jeito ainda vais cair do salto (alllltoooo).

Fetter é d+! Aliás, tudo em Fetter é d+: perverso d+, marketeiro d+, simplório d+, egocêntrico d+, cara de pau d+!!!


>
>
> Segue

---------------------------------

Conversa reservada de Fetter e Lula rende nova conquista

Na conversa reservada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje de manhã (3), no hotel Manta, o prefeito Fetter Júnior concretizou uma grande conquista para Pelotas e região. O prefeito explicou a Lula que o trecho1 da duplicação da BR-392 – entre a ponte do Retiro e ponte do São Gonçalo, em que pese reiteradas gestões do prefeito junto ao Ministério dos Transportes, ainda não possui sequer projeto, que depende de licitação. Imediatamente às alegações de Fetter, o presidente Lula chamou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e a orientou a fazer o anúncio de que o Governo Federal vai abrir licitação para a realização do projeto de duplicação que complementa os trechos 2 e 3, entre Pelotas e Rio Grande. Fetter ouviu do presidente que a obra destes dois trechos está assegurada, mas depende de solução de impasse envolvendo o pólo de pedágio. Apesar disso, segundo Fetter, a previsão é de a que as obras comecem no segundo semestre.

Além da duplicação da BR-392, outros assuntos de interesse de Pelotas e região foram tema da reunião de Fetter com Lula durante o café da manhã. O prefeito recepcionou o presidente quarta-feira à noite no aeroporto de Pelotas. Em função do adiantado da hora, cerca de 23h, e em vista do atraso do avião presidencial, Lula propôs a Fetter que a conversa entre os dois ficasse para hoje (3), convidando o chefe do Executivo pelotense para o café da manhã. Além disso, já que o prefeito havia acabado de voltar de Porto Alegre, onde recebeu prêmio do Sebrae, estava convidado para participar das solenidades em Rio Grande. Além disso, tinha compromissos na Prefeitura pela manhã e, à tarde, teria que assinar novos documentos referentes ao projeto Farroupilha, em Porto Alegre, Lula sugeriu que Fetter não fosse a Rio Grande e o convidou para viajar à capital no avião presidencial. Fetter embarcou no avião por volta das 14h, no aeroporto de Pelotas.

Na conversa reservada entre Lula e Fetter, na manhã de hoje(3), o prefeito questionou o presidente sobre a duplicação da BR-392, reiterando a urgente necessidade de se começar o trabalho na rodovia. Lula reiterou que o Governo já se definiu sobre a realização da obra, mas condicionou o seu início à solução de questão referente ao pedágio. O impasse, segundo o presidente, persiste nessa questão e depende de base jurídica em tramitação no Ministério dos Transportes.

SUGESTÃO

A partir do impasse que envolve a obra nos trechos 2 e 3, entre Pelotas e Rio Grande, Fetter lembrou a Lula que o trecho 1, entre a ponte do Retiro a ponte do São Gonçalo ainda não possui sequer projeto. O prefeito alegou ao presidente que já foi pelo menos umas dez vezes ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), esteve reunido por diversas vezes com o diretor do órgão, Luiz Pagote, e com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na tentativa de mostrar que o projeto é barato e essencial para a efetiva duplicação de todo o trecho urbano da 392. “É necessário fazer a licitação do projeto do trecho 1, sem o que fica inviabilizada a duplicação da 392 entre a ponte do Retiro e a ponte do São Gonçalo, considerando ainda que resolveria as dificuldades do contorno de Pelotas, uma vez que o Município possui oito cruzamentos com trevos, favorecendo ocorrência de acidentes e dificuldades de acesso”, explicou Fetter.

Diante das ponderações do prefeito, Lula imediatamente chamou a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e solicitou que ela fizesse o anúncio da abertura de licitação para a obra do trecho 1. “O presidente entendeu logo nossas alegações, foi bastante receptivo e rapidamente tomou as providências para efetivar a licitação e acatar uma antiga e urgente reivindicação nossa”, ressalta Fetter.

PAC – SANEAMENTO

Fetter também pediu o apoio de Lula e Dilma Roussef para resolver problema referente ao projeto de saneamento da Prefeitura junto ao PAC. Pelotas já assinou contrato de R$ 20 milhões do PAC para investimento em saneamento, mas esbarrou em questão burocrática junto à Caixa Econômica Federal, que desistiu de ser a instituição financeira responsável pela ordenação financeira da obra. Diante disso, já que o contrato inicial previa a Caixa como agente financeiro, foi preciso que a Prefeitura refizesse toda a documentação, substituindo a Caixa pelo Banrisul. No entanto, destacou o prefeito, a efetiva conclusão da tramitação burocrática para dar início à obra depende de nota técnica a ser expedida pelo Governo Federal. O pedido foi bem recebido e nos próximos dias deverá ser atendido, a partir de determinação de Dilma Roussef.

O projeto de saneamento prevê o tratamento de mais de 80% do esgoto do Município. Também assegura a construção de quatro novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), no Sítio Floresta, Simões Lopes, Fragata e Centro. A ETE do Laranjal já foi entregue à comunidade em dezembro.Também serão construídas redes coletoras de esgoto no Sítio Floresta, Fragata e no Laranjal, determinando a balneabilidade da praia.

PAC-FARROUPILHA

Hoje, às 15h, em Porto Alegre, o prefeito Fetter Júnior assina novos documentos referentes ao projeto Farroupilha, que integra o PAC. O projeto estabelece a construção de casas com toda a infra-estrutura e regularização fundiária na Vila Farroupilha, no fim da Rua General Osório, cujas obras já foram iniciadas, às margens do canal Santa Bárbara, em área próxima à Ceval, início da Avenida Brasil, no Simões Lopes, e área próxima ao antigo Frigorífico Anglo, às margens do canal do Pepino. Total do investimento: R$ 23 milhões.

http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=13716