sábado, 30 de junho de 2007

O escândalo adormecido

Hoje vamos detalhar o convênio Incra/Fundação Simon Bolívar/UFPel. A síntese da história é a seguinte: o Incra dá R$ 3 milhões e a UFPel disponibiliza locais, equipamentos e R$ 600 mil para que a Fundação Simon Bolívar crie um "centro de capacitação em desenvolvimento rural sustentável, com vista a criar um espaço institucional para formação e capacitação das famílias que trabalham em projetos de assentamentos da reforma agrária" além de "recuperação e reforma de estrutura existente, construção de novas estruturas, aquisição de equipamentos para laboratório, de mobiliário, de estrutura de transporte para funcionamento de turma especial do curso de graduação em medicina veterinária" para inicialmente 60 educandos. Quem assina o tal convênio - cujas cópias causam furor na Faculdade de Veterinária - é o representante do Incra (como concedente) Mozar Artur Dietrich, da Fundação de Apoio da Universidade Federal de Pelotas Simon Bolívar (como convenente), Lisarb Crespo da Costa, e da UFPel (como interveniente), o magnífico reitor Antônio César Gonçalves Borges.
O convênio está meio parado, à espera da regulamentação do curso de acordo com o item b da cláusula II (aprovação pela UFPel de programa especial de graduação em Medicina Veterinária, por meio, inicialmente de uma turma especial de 60 educandos(as), com foco no sistema de agricultura familiar em convênio com o Pronera) porque encontra forte resistência por parte dos valorosos diretores e professores da Veterinária da UFPel, que discordam frontalmente dos termos. Sabe-se, ainda, que o assunto foi levado à discussão em todos os departamentos da Faculdade (departamento de clínicas veterinária, departamento de patologia animal, departamento de veterinária preventiva, conselho departamental e colegiado de curso) no final do ano passado e teve parecer contrário em todas as instâncias. No entanto, já foram foram disponibilizados R$ 187,2 mil (conforme site http://www.cgu.gov.br/convenios/index2.asp) e que deve estar depositado numa conta com rendimentos (está?) para o "projeto arquitetônico, memorial descritivo, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro, especificação/quantificação/memorial mobiliário, projeto estrutural, projeto hidrossanitário, projeto elétrico/telefônico, plano de prevenção para incêndio, estudo geotécnico (no mínimo SPT), projeto de fundações".
É evidente que este convênio demonstra, mais uma vez, a vocação da UFPel em criar uma espécie de cota para privilegiados (uma vez que não existe legislação que distinga o cidadão comum do cidadão oriundo de assentamentos rurais ou de qualquer outro local) com dinheiro público. A parceira de sempre - inclusive nos sites do Tribunal de Justiça Federal e Estadual -, a Fundação Simon Bolívar, além de ser especialista em construir shoppings, parece ter também a habilidade de construir faculdades de Veterinária.
Novamente, e de maneira muito discreta, o assunto começa a ressurgir na reitoria da UFPel.
Novamente, a cidadania deve se manifestar com toda a força contra esses privilégios espúrios.
As indicações em itálico são extraídas literalmente do convênio RS/4330/2006/2006.

Ministério Público

Bem que o Ministério Público poderia investigar as viagens do reitor (leitor deste blog anuncia que o magnífico reitor, que esteve no Uruguai muito recentemente, deve ir à Suíça, para uma reunião técnica da OMS acompanhado da Chefe de Gabinete Roberta Rodrigues Trierweiler que já está lá e do Coordenador Administrativo da UNIPAMPA/Campus Jaguarão, Leandro César Lopes - que não é servidor e muito menos tem curso superior - e que veio recentemente do Uruguai onde participou de reunião técnica para tratar do Projeto de Mobilidade do Mercosul, em Montevideo/Uruguai. O Ministério Público pode comprovar a informação, uma vez que faltam portarias no link Portarias da UFPel).
E também daqueles que têm algum vínculo com a UFPel que viajam pelo mundo às custas do dinheiro público. É preciso ver a necessidade da viagem, o custo, a necessidade de acompanhantes, se a qualificação do viajante é compatível com o evento, os relatórios posteriores que justifiquem a viagem e o investimento, enfim, a transparência que a UFPel insiste em não dar ao cidadão brasileiro. Dinheiro público não é para ser torrado em viagens cujo sentido só existe na cabeça de alguns privilegiados. É preciso dar garantias ao cidadão que as viagens sejam efetivamente de trabalho, tenham interesse real e não de turismo às custas do povo.
O Ministério Público Federal não tem deixado Pelotas na mão. Não será dessa vez que ele deixará de investigar eventuais abusos.
É tudo uma questão de tempo.

Rubéola

Parece que os casos de rubéola aumentaram em Pelotas. É uma excelente pauta para os jornais confirmarem. Caso se confirme, é preciso 1) verificar junto aos postos de saúde e a Secretaria de Saúde os números de casos confirmados dessa doença; 2) informar a população como evitar a doença e os cuidados no tratamento do vírus. Quem tiver informações sérias e comprováveis, sabe onde publicar.
Também é interessante lembrar como ficou o caso da água suja, que nunca mais foi noticiada pelos jornais.

Quase lá

O coordenador de Comunicação aprende rápido como trabalhar corretamente: QUASE todas as portarias estão no site da UFPel. QUASE todas. Faltam poucas, mas talvez estas sejam as mais significativas (onde estão, por exemplo, as portarias que levam o nome do magnífico reitor?) Quais serão e mais, por que ainda não foram publicadas?

Agência de viagens UFPel
Caro leitor: veja a incrível quantidade de portarias que autorizam viagens proporcionadas com dinheiro público para todo e qualquer evento. A prestação de contas e a produção de relatórios dessas experiências estão bem documentadas e arquivadas? Onde?

sexta-feira, 29 de junho de 2007

A voz do dono

Veja o material publicado no Diário Popular: é quase tem o mesmo teor daquele publicado no site oficial da Prefeitura. Aliás, o DiárioPopular decretou: a programação da semana comemorativa aos 195 anos de Pelotas não será prejudicada pela exoneração da ex-secretária da Cultura (grifo nosso). Em nenhuma das reportagens, óbvio, tem a versão da exonerada Beatriz Araújo. De qualquer maneira, a exoneração é prerrogativa do prefeito, mas, a julgar pela reportagem do Diário Popular, Fetter Júnior não tem poder suficiente para nomear o sucessor de Beatriz Araújo - essa nomeação é faz parte da cota do PPS, e quem vai decidir é Saad Salim.
Cururu Insaurriaga (PV), para secretário da Cultura? Ué, ele não é oposição? Seria bom que ele aceitasse o cargo, se for convidado. Tudo isso ficaria ainda muito mais saboroso.
Só tenho uma pergunta: teve licitação para contratar o arquiteto argentino? Ministério Público: a resposta está em suas mãos.
Beatriz Araújo: o espaço está aberto para você dar sua versão, com suas palavras e de sua maneira. A explicação que você deu para sua exoneração, de que não assinou um empenho com base em orientação do Ministério Público é grave. Aguardo seu posicionamento.
A seguir, as reportagens do Diário Popular de hoje e da Imprensa Oficial de ontem:

Cidade: Rotina e compromissos mantidos
A programação da semana comemorativa aos 195 anos de Pelotas não será prejudicada pela exoneração da ex-secretária da Cultura, Beatriz Araújo, e de sua equipe. O secretário-adjunto, Mogar Xavier (PPS), assumiu a pasta interinamente e vai conduzir os trabalhos, juntamente com os funcionários de todos os setores, até que seja nomeado o novo secretário. O cargo, em tese, é do PPS, e o prefeito, segundo informou sua assessoria, aguarda o retorno do presidente do partido e procurador geral do Município, Saad Salim, que viajou sábado à Holanda por motivos particulares. A discussão acerca do novo titular da pasta vai ocorrer quando Salim voltar, em dez dias.O vice-presidente do PPS, Jardel Oliveira, esclareceu que o partido não participou da decisão da Prefeitura de exonerar Beatriz. Destacou que, de qualquer forma, a sigla nem poderia decidir sobre um cargo de confiança, o que cabe ao prefeito. Disse ainda que, apesar de filiada ao PPS, o partido não teve ingerência sobre as decisões da então titular da pasta.Apesar de oficialmente ainda não ter sido indicado ninguém para ocupar o cargo, os comentários que corriam ontem pela cidade eram de que o novo titular seria o vereador Cururu Insaurriaga (PV). A Secretaria de Comunicação garante que não passa de especulação. Quanto à equipe de Beatriz Araújo (diretores que deixaram os cargos em apoio a ela), todos teriam saído, já que as exonerações estavam prontas. Da mesma forma com que será discutido o nome do novo secretário, será os dos diretores - entre o prefeito, o presidente do PPS e o secretário interino. Fetter contesta declarações de Beatriz O prefeito Fetter Júnior manifestou-se ontem sobre as declarações da ex-titular da Cultura, exonerada do cargo quarta-feira. Segundo ele, a substituição de secretários em um governo é atividade administrativa comum. Desde que assumiu definitivamente o Executivo, em 2 de março de 2006, foram 15 mudanças - a grande maioria decorrente de solicitações dos próprios titulares.O caso da Secult, disse Fetter, assumiu características diferenciadas "pela atitude de clara insubordinação e voluntarismo da sua titular". A ex-secretária decidiu viajar ao exterior sem consultar o prefeito, justamente no momento em que era necessário realizar verdadeiro mutirão para concluir ajustes no Programa Monumenta, acrescentou. O prefeito explicou que na iminência de ver reduzido os recursos do Programa Monumenta para Pelotas, em quase R$ 3 milhões (dos R$ 9 milhões inicialmente previstos), à medida em que não apareceram interessados em acessar recursos de financiamentos para recuperação de imóveis privados, trabalhou-se para substituir este montante por investimentos em prédios públicos. Isso, garantiu, foi apresentado em Brasília no mês de maio, após diversas tentativas de agendamento. Na ausência temporária de Beatriz, diversas secretarias se mobilizaram para apoiar a equipe da Cultura.Com relação ao projeto do Grande Hotel, Fetter disse que diante da impossibilidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas em atender os prazos estabelecidos para execução das obras, foi preciso buscar profissionais que pudessem fazê-lo. A solução encontrada, de contratar escritório especializado no setor hoteleiro, foi analisada e referendada pelo procurador geral do Município, Saad Salim. O projeto foi pré-aprovado em Brasília e o comunicado chegou à Prefeitura no dia 15 deste mês. No dia 21, o Executivo foi informado da aprovação dos recursos pretendidos, acrescentando ao projeto inicial mais cerca de R$ 5,5 milhões em substituição aos quase R$ 3 milhões que seriam perdidos. O total passou a ser de R$ 11,5 milhões. (Tânia Cabistany)


E, no site da Prefeitura de ontem

Fetter rebate ex-secretária e enaltece nova conquista de Pelotas
Prefeito Fetter Júnior manifestou-se hoje (28) sobre as declarações da ex-secretária de Cultura Beatriz Araújo, exonerada do cargo quarta-feira. Segundo o prefeito, a substituição de secretários em um Governo é atividade administrativa comum, decorrente de diversos motivos. Desde que assumiu definitivamente como prefeito, em 2 de março de 2006, foram 15 as substituições - a grande maioria decorrente de solicitações dos próprios titulares - e passaram quase desapercebidas, por terem ocorrido consensualmente e sem alarido, ressalta. O caso de substituição na Secretaria da Cultura, diz Fetter, assumiu características diferenciadas, “pela atitude de clara insubordinação e voluntarismo da sua titular”. A ex-secretária decidiu viajar ao exterior sem prévia consulta ao prefeito, justamente no momento em que se fazia necessário realizar verdadeiro “mutirão” para concluir ajustes no Programa Monumenta, vinculado à sua pasta, acrescenta. O prefeito explica que na iminência de ver reduzido os recursos do Programa Monumenta para Pelotas, em quase R$ 3 milhões (dos R$ 9 milhões inicialmente previstos), na medida em que não apareceram interessados em acessar recursos de financiamentos para recuperação de “imóveis privados”, trabalhou-se para substituir este montante por investimentos em prédios públicos. Isso, garante ele, foi apresentado em Brasília no mês de maio, após diversas tentativas de agendamento. “Após discussão sobre a proposta apresentada pela Prefeitura, foram feitas diversas exigências para que a nova realidade fosse apreciada, o que motivou o envolvimento de uma grande equipe para o seu enfrentamento”, ressalta. Na ausência temporária da então titular da Secult, diversas secretarias se mobilizaram para apoiar a equipe da Cultura (Turismo, Obras, Procuradoria, Planejamento, Unidade do Banco Mundial e o próprio prefeito) e atender aos exíguos prazos disponíveis para concretizar os ajustes demandados pelo Ministério da Cultura. Esta mobilização contou com o envolvimento das Universidades Católica e Federal, bem como do Sinduscon. “Ao retornar de sua extemporânea viagem, a então secretária foi informada das reuniões ocorridas, das decisões tomadas e do verdadeiro “mutirão” então em curso, com vistas à conclusão dos projetos relativos ao Mercado Central e ao Grande Hotel, acrescidos da recuperação da “Casa 6”, sob a coordenação de seu substituto na secretaria e do próprio prefeito”.explica.Fetter observa que, com referência ao projeto do Grande Hotel, tendo a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas sido convidada a se responsabilizar pela sua execução – e apesar de toda a boa vontade demonstrada -, verificou-se a impossibilidade do atendimento dos prazos. Tal realidade motivou a busca de profissionais que pudessem concretizá-lo, “tendo em vista sua essencialidade para o conjunto dos recursos pleiteados”.O prefeito argumenta que, na verdade, a reforma do Grande Hotel tornou-se estratégica para a viabilidade de todo o ajuste pretendido e sua não-inclusão poderia comprometer todo o recurso pleiteado. A solução encontrada, de contratação de escritório especializado no setor hoteleiro e que em 2002 já havia feito estudo preliminar para o Senac, foi analisada e referendada pelo procurador geral do Município, Saad Amin Salim, também presidente do PPS, partido ao qual é vinculada a ex-secretária, bem como seu adjunto, atual titular da pasta.“Causou espanto, no entanto, a extemporaneidade da manifestação contrária da ex-secretária, que havia provocado o parecer jurídico e contra ele se rebelou. Respaldando o pretendido, nesta mesma data (15/06) foi recebida manifestação positiva de Brasília sobre a pré-aprovação do pretendido quanto ao Grande Hotel. Posteriormente, em 21 de junho, isto foi reafirmado e informado que havia sido dada aprovação aos recursos pretendidos, acrescentando ao projeto inicial mais cerca de R$ 5,5 milhões, em substituição aos quase R$ 3 milhões que perderíamos. O total passaria a ser de R$ 11,5 milhões”, diz o prefeito.“A grande surpresa foi que, ao invés de estarmos celebrando uma grande conquista para Pelotas, aumentou a inconformidade da então secretária que, em sucessivas reuniões, desautorizou os encaminhamentos dados por seu substituto e questionou a própria Procuradoria, imotivadamente, por não ter conhecimento técnico para tanto. Esta falta de entrosamento e de respeito às decisões de Governo tornou a situação insustentável, o que levou à sua exoneração. Quaisquer outras ilações fogem à verdade e serão de responsabilidade de quem as criar”, completa Fetter.Data: 28/06Hora: 17:01Redator: Luiz Carlos FreitasFotógrafo: Arquivo Secom

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Que projeto é esse?

De novo, a Fundação Delfim Mendes Silveira recebe uma grana do governo. Vejam o objeto do convênio e tentem entender do quê se trata. E mais: a quantas anda a prestação de contas e o que foi feito por esta fundação no projeto (onde fica mesmo o local?). Claro, a liberação da verba está documentado no site www.portaltransparencia.gov.br.

Número Convênio: 574418
Objeto: PRODUTO: ADCT/FNDCT - FONTE: FNDCT-ORD DESENVOLVER PROCEDIMENTOS E INDICADORES PARA AVALIAçãO DE PRODUTOS E EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL VISANDO A RETRO-ALIMENTAçãO DO PROCESSO DE PROJETO, CONSTRUçãO E GESTãO, NOS ASPECTOS DE SATISFAçãO DO USUáRIO COM OS ESPAçOS COLETIVOS E DO CONFORTO TéRMICO, NA BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE E A REDUçãO DE
Órgão Superior: MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA
Convenente: FUNDACAO DELFIM MENDES SILVEIRA
Valor Total: R$113.603,00
Data da Última Liberação: 22/06/2007
Valor da Última Liberação: R$53.603,00

Maria Antonieta

"Se não tem pão, que comam brioches", disse a princesa do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau no livro Confissões, publicado pela primeira vez em 1778. Diz lá: "Recordo-me de uma grande princesa a quem se dizia que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: 'Pois que comam brioche'". A lenda diz que a tal princesa afirmou a conhecida frase foi Maria Antonieta durante sua coroação, em 1774, quando teve conhecimento que os camponeses das províncias não tinham pão para comer. Lenda ou verdade, o fato é que a extravagante Maria Antonieta e seu marido, Luís XVI, foram guilhotinados pelos revolucionários.
Lembro dessa história e faço analogia com reportagens publicadas pelo centenário matutino dos Fetter. Estudantes de 13 faculdades da UFPel reclamam de infra-estrutura básica (veja post Reitor, reitor, por onde andas que não vês o que se passa diante de seu refinado nariz? abaixo), enquanto que o magnífico reitor César Borges reinaugura espaço nobre para abrigar "conselhos superiores e suas secretarias, áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de um escritório para atender a comunidade universitária e o público em geral", segundo o jornal. É preciso ver para crer. Valor da obra? A bagatela de R$ 500 mil. Só espero que tenha sido feita a lição de casa, isto é, a licitação dos serviços de arquitetura. É evidente que não sou contra a preservação arquitetônica, histórica e cultural, ainda mais de uma cidade como Pelotas que tem tanta memória para preservar. O que é de se questionar é a prioridade dos investimentos.


Cidade: Mais um belo presente ao Centro Histórico
Cíntia Piegas
Bastam
detalhes como recuperação das esquadrias, reforço na pintura interna e externa e alguns retoques para que as obras de restauro do antigo Lyceu Rio-grandense entrem na reta final. Na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Borges, juntamente com a dirigente da 12ª Superintendência Regional do Ministério da Cultura - Programa Monumenta, arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira, visitou o prédio que serviu de sede para a Faculdade de Agronomia, para a Reitoria e o Instituto de Ciências Humanas. A reinauguração está prevista para o dia 8 de agosto, data de aniversário da UFPel.De acordo com o reitor, o imóvel será ocupado pelos conselhos superiores e suas secretarias, áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de um escritório para atender a comunidade universitária e o público em geral. Para Borges, a conclusão do restauro tem uma particularidade. “Foi um projeto lançando no último ano do meu primeiro mandato, em 1996, quando solicitei orçamento da porta principal e das aberturas da frente”, contou.A obra orçada em R$ 500 mil tem recursos do Ministério da Educação (MEC) com contrapartida da Universidade. Cesar Borges disse ainda que o projeto de recuperação teve todo o cuidado em preservar o prédio, que faz parte do Patrimônio Histórico da Cidade.
A intervenção arquitetônica
O projeto de pesquisa, que resultou em um diagnóstico do antigo Lyceu, teve início em maio do ano passado. Mas as obras se deram somente no final de novembro. Segundo o arquiteto, o forro foi 100% restaurado, sendo que as grinaldas na primeira sala à direita de quem entra no prédio, são originais. “Elas foram retiradas, limpas e recuperadas”, relatou Sosa. Apenas 25% do assoalho foi reaproveitado. Assim como a porta de entrada, algumas cercadeiras e boa parte das esquadrias (que estavam em bom estado de conservação) foram conservadas. Entretanto, não foi possível manter a cor original das portas e janelas devido às inúmeras camadas de tinta que estas receberam ao longo do tempo. Com o restauro foi possível ainda recuperar a escadaria - pela rua Andrade Neves - que voltou a receber o mármore, como era originalmente. “O piso do pórtico de entrada, pela Lobo da Costa, é todo original”, destacou Sosa. Embora o clima dos últimos dias tenha atrapalhado o cronograma de pintura, que devido à umidade não pôde receber uma nova camada de tinta, a estimativa é de que em 15 dias as obras no imóvel estejam concluídas.
Moderno no antigo
Quem assina o projeto de restauro é o arquiteto argentino Fernando Emilio Sosa, que há 26 anos está em Pelotas. Formando em Buenos Aires e com pós-graduação em Gestão, Manutenção e Restauro de prédios de valor histórico, em Pernambuco, Sosa tentou modernizar o ambiente usando cores mais atuais, tanto no interior quanto na parte externa do antigo Lyceu, sem descaracterizar o prédio construído em 1881, no estilo eclético, com detalhes neoclássico.O arquiteto contou que o prédio estava há mais de dez anos fechado e encontrava-se em avançado estado de deterioração. “Umidade, apodrecimento do forro e do assoalho, cupim, morcegos e pombas. Este era o cenário que encontramos o local”, disse.

As versões da queda de Beatriz Araújo

A conclusão fica por conta de cada um. No Diário Popular de hoje o prefeito repete o que disse à sua assessoria e Beatriz Araújo explica os motivos. Tem algo estranho aí: se é verdade que Beatriz Araújo foi exonerada por se recusar a assinar um empenho com base em orientação do Ministério Público, isso significa que o prefeito Fetter Júnior queria obrigá-la assinar o documento mesmo com conhecimento da irregularidade? Ela também faz acusações contra a Procuradoria do Município que precisam ser respondidas (em negrito). Atenção pelotenses, atenção: o prefeito Fetter Júnior encontrará alguém que assinará o empenho sem questionar? Leia o texto do jornal:

Cidade: Beatriz Araújo é exonerada
Tânia Cabistany
A secretária municipal de Cul tura, Beatriz Araújo, foi exonerada da função ontem à tarde pelo prefeito Fetter Júnior. O motivo da saída, segundo ele, está ligado à oposição sistemática da ex-secretária a iniciativas do Governo Municipal. Assume a pasta o secretário-adjunto Mogar Pagana Xavier, também do PPS.“Nas últimas semanas, Beatriz Araújo passou a divergir das orientações do Governo, opondo-se às nossas ações. Lamento muito a saída dela, mas os interesses da Prefeitura e, por conseqüência, da população, se sobrepõem a todo e qualquer outro interesse”, ressaltou Fetter Júnior.O prefeito explica que vinha tentando superar as divergências com a ex-secretária, mas garante que elas se tornaram insuperáveis. “Nós não pretendíamos chegar a este extremo, mas infelizmente ela não quis se enquadrar em nossa sistemática de governo e entendemos que sua saída era o melhor para todos, inclusive para o prosseguimento do bom trabalho da Secretaria de Cultura.”A decisão de exonerar a ex-secretária foi tomada em conjunto pelo prefeito Fetter Júnior e o PPS, partido de Beatriz Araújo, a partir de manifestação do presidente municipal da sigla, Saad Amin Salim. As divergências e a sistemática oposição da ex-secretária ao Governo eram do conhecimento do diretório.
O que diz Beatriz
Em coletiva convocada para o final da tarde de ontem, Beatriz Araújo disse que sua exoneração, comunicada pelo secretário de Governo, Abel Dourado, ontem às 16h30min, ocorreu devido à discordância por um dispositivo de licitação a qual a Secretaria de Cultura estaria à frente. Trata-se da contratação de projeto de um escritório de Porto Alegre para a restauração interna do Grande Hotel - obra orçada em R$ 60 mil. Conforme Beatriz, sua negativa em assinar o empenho teve como base a orientação do Ministério Público (MP). Consultou o MP porque tinha conhecimento, desde janeiro, que dia 29 de setembro é o último dia para contratação de obras dentro do Programa Monumenta e poderia faltar tempo para os procedimentos necessários até essa data. “A partir daí iniciei um processo de sensibilização para irmos - o prefeito e eu - a Brasília a fim de renegociar algumas questões e buscar mais recursos, mas a viagem só aconteceu em maio e a partir daí o Governo (Municipal) correu atrás do prejuízo (elaboração do projeto)”, disse.Beatriz destacou que esteve dois anos e meio como titular da Secretaria de Cultura e frisou: “Tive a honra de ser escolhida por um homem público, de trajetória ética, que atuou na cultura como nenhum político. Bernardo de Souza desencadeou todo o processo de preservação do patrimônio de Pelotas”. Segundo ela, não foi fácil estar à frente da pasta sem contar com Bernardo, para quem a cultura tinha um peso muito grande. Beatriz disse ter encaminhado pedido de informação à Procuradoria do Município, acerca do processo, mas afirma nunca ter recebido resposta, da mesma forma com que ficou parada sua proposta de criar uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Saio muito tranqüila, um pouco entristecida por ter visto que o esforço feito por algumas coisas não chegou onde gostaríamos; sempre fui muito combativa e isso, muitas vezes, não é o esperado”, comentou.Beatriz também anunciou que vai retomar o trabalho na sua empresa, a Ato Produção Cultural, e tocar os projetos que estão em “marcha lenta”, como o da Biblioteca Pública Pelotense e do Instituto João Simões Lopes Neto.
Apoio da equipe
Junto com Beatriz Araújo saíram outras seis pessoas de sua equipe, que optaram por pedir exoneração dos cargos de diretores. Deixaram a pasta Sérgio Sisto, Alessandra Ferreira, Ígor Simões, Renata Porcellio, Lúcio Xavier Alves e Alex Ramirez (voluntário).

Fera

O prefeito Fetter Júnior é mesmo um craque. Primeiro enquadrou o folclórico vereador Samarone (veja post Leitores, logo abaixo), por criticar sua administração. Depois, defenestrou a então secretária de Cultura, Beatriz Araújo, por não cumprimento de suas ordens.
Quem será o próximo?

Anônimos
Aos anônimos que imaginam fazer provocações: tenham a coragem de mostrar quem são. Só aí poderemos conversar. Não tenham medo de se mostrar: transparência faz bem.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Reitor, reitor, por onde andas que não vês o que se passa diante de seu refinado nariz?

Não sou eu que digo: é o matutino mais antigo de Pelotas, que afirma que os alunos da UFPel - de nada menos que 13 cursos - reclamam da infra-estrutura proporcionada pela Universidade. Enquanto isso, o que faz o magnífico reitor César Borges? Viaja. Para longe dos problemas. Magnífico reitor, um conselho: pare e veja no que se transformou a UFPel sob seu comando. O sr. sabe quantas citações negativas sobre a UFPel existem no Tribunal de Contas (seja da União ou Estadual)? E na Procuradoria Federal? E no Ministério Público? Não? Procure saber. É o mínimo, não acha? O sr. tem conhecimento de que sua coordenadoria de Comunicação o expõe ao ridículo quando ao ser questionada sobre a falha na publicação de Portarias retira o link do Portal da Universidade para devolvê-la incompleta dias depois? E tantas outras situações apresentadas neste blog que ficaram sem resposta, como sua viagem à Espanha, não é mesmo? Reitor, poupe a Universidade de sua presença. Caia fora o quanto antes.
PS1 .: uma dica para a reportagem: quando o interlocutor afirmar que "está fazendo" "está elaborando um projeto" e outras ações cujo gerúndio reforça que ainda não terminaram é interessante perguntar há quanto tempo o problema existe. Naturalmente o que os alunos reclamam não vem de hoje, nem do ano passado.
PS2.: Será que com o dinheiro que foi destinado para a construção do shopping UFPel não daria para fazer as reformas que os alunos reclamam?

Cidade: Alunos da UFPel querem melhorias estruturais
Thais Miréa
Estudantes de 13 cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão mobilizados por melhor infra-estrutura e mais professores para a instituição. Cerca de 100 acadêmicos representam os mais de 3,5 mil alunos que sofrem com a defasagem das salas de aula e das bibliotecas nos campi do Centro e com a falta de água potável em Capão do Leão.
No Instituto de Ciências Humanas (ICH), por exemplo, a precariedade das salas de aula chega a assustar os estudantes. Infiltração e rachaduras que atravessam as salas e até podem ser vistas dos dois lados da parede preocupam pela insegurança que geram. “A biblioteca fica bem em cima e temos medo de que, com a quantidade de livros, e conseqüente peso, o prédio possa desmoronar”, afirmou a aluna Vânia Barreto, de 34 anos.
O integrante do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Ciências Sociais e da organização do movimento, Helder Oliveira, explica que a situação é semelhante em diversos prédios, como o da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, que chegou a ser interditado. “Sem estrutura, a Universidade acaba por alugar salas de aula em prédios particulares, o que não concordamos”, disse. “Além de estarem aplicando dinheiro público na iniciativa privada, ficamos dessetorizados, tendo aula cada dia em um lugar diferente.” O acadêmico lembra o caso do Curso de Letras, que há quatro anos aluga provisoriamente salas do Colégio Gonzaga.
O grupo também reivindica mais professores efetivos ao invés de substitutos e investimentos nas bibliotecas setoriais. Outra questão discutida é a criação de novos cursos na UFPel. “Não há uma preparação para acolher os alunos. O curso de Cinema, por exemplo, já está em andamento, mas até há pouco não tinha professor e está com a estrutura precária. O mesmo ocorreu com a Engenharia Madeireira e a Museologia.”

Enfermagem aguarda atendimento das solicitações

Os alunos da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO) também participam das reivindicações, apesar de comemorarem algumas vitórias conquistadas. A diretora da FEO, Luciane Kantorski, e o vice-presidente do Diretório Acadêmico, Leo Jaime da Silva, acompanharam as últimas reformas no novo prédio que será utilizado para as aulas na rua 15 de Novembro, entre Benjamin Constant e Tamandaré.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Élio Paulo Zonta, falta ainda instalar a rede elétrica, Internet, alarmes e serviço de telefonia para que o alunos possam ocupar o prédio. Durante a semana o setor administrativo do curso muda para o local. As aulas deverão começar na próxima segunda-feira.
Com 40% da estrutura comprometida e com o risco iminente de desabamento, desde a interdição do prédio da FEO no início de maio, os alunos assistem às aulas em seis locais diferentes, além da biblioteca e do laboratório de informática que permanecem na avenida Duque de Caxias. Apesar de melhor instalados provisoriamente, os acadêmicos querem um prédio próprio.
“Nossa profissão é historicamente conformada e já foi um avanço dos estudantes conquistarem esse prédio”, avaliou a diretora. “Ficamos 21 anos espremidos no mesmo espaço, mas essa melhoria é provisória, pois assim que terminarem a reforma deveremos voltar ao mesmo espaço reduzido de antes.”
Leo Jaime da Silva também ressalta que a UFPel se preocupou em aumentar o número de vagas para a graduação e criou vagas em cursos de extensão, mas esqueceu de ampliar os espaços para acolher os novos alunos. “Se o prédio da Enfermagem não tivesse sido interditado por falta de segurança não teríamos recebido atenção.”
Segundo o professor Zonta, existem estudos para a ampliação dos espaços da Faculdade de Enfermagem, mas ainda não há nada definido. Quanto à reforma, a pró-reitoria já possui a empresa vencedora responsável pelas obras do pavimento térreo, que devem começar nos próximos dias.

Confira as principais reivindicações

Fim das aulas em espaços privados
Melhoria na estrutura dos prédios
Redução do preço da passagem
Água potável no campus
Reestruturação das bibliotecas
Discussão com os alunos sobre a criação de novos cursos
Redução da taxa de vestibular

O que diz a Universidade
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Élio Paulo Zonta, afirma que diversas obras estão em andamento ou previstas para atender às reivindicações dos acadêmicos. O Instituto de Ciências Humanas (ICH) e o Instituto de Sociologia e Política (ISP) terão novas salas para acolher os alunos já nos próximos semestres, disse.
“O projeto no valor de R$ 67 mil está em licitação para construção de três salas de aulas e auditório no ICH, que deverão ser concluídas no próximo semestre”, afirmou. “Para o próximo ano também temos previsão de mais salas no ISP, que dependem de recursos. Será necessária a colocação de laje em todo auditório e ainda não temos estimativa de custos. Estamos elaborando o projeto.”
Enquanto as salas não ficam prontas, o pró-reitor oferece o espaço físico do Colégio São José, que possui dez salas alugadas. “O objetivo é ter as próprias para todos os cursos nos campi, mas enquanto não é possível, as salas estão disponíveis para as graduações que tiverem necessidade de mais espaço”, disse.
Zonta ressalta ainda que melhorias solicitadas pelos alunos estão previstas ao curso Ciências Biológicas, que já possui licitação para reforma da rede elétrica no valor de R$ 300 mil. Também está projetada intervenção na rede elétrica do Instituto de Química e Geociências, além de investimentos na Faculdade de Agronomia, como instalação do Laboratório de Informática, reforma na sala do Departamento de Fitotecnia, substituição de janelas no Departamento de Zootecnia e instalação de divisórias no colegiado do curso e sala de revistas.
Quanto à falta de água potável no campus em Capão do Leão, o pró-reitor afirma que será entregue nesta semana um projeto para reformulação da rede hidráulica da Faculdade de Agronomia, com custo de R$ 170 mil, a cargo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal. As obras estão previstas para começar em dois meses.
Outras negociações com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão em andamento para resolver o problema. “Temos tratativas com a Embrapa e com a Corsan para em um curto prazo passar a abastecer a UFPel diretamente do canal São Gonçalo e não mais do arroio Padre Doutor. Além disso, estamos elaborando projeto para melhorar a estação de tratamento de água.”

A voz do dono

A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas precisa de uma orientação mais adequada ao que se pretende jornalismo. A exoneração da secretária de Cultura Beatriz Araújo não está, nem de longe, bem explicada pela reportagem publicada hoje (veja abaixo, em itálico). Falta o básico da informação: o motivo. Qual é a oposição sistemática que Beatriz Araújo faz ao prefeito? Beatriz Araújo passou a divergir das orientações do governo? pois bem: quais as ordens do prefeito que Beatriz Araújo se recusou a atender? A secretária não quis se enquadrar na sistemática de governo? Estranho, pois o mesmo Fetter Júnior, em reportagem oficial assinada por um dos mais próximos assessores, afirma que a Secretaria de Cultura apresentava um bom trabalho. Ora, é correto afirmar que a indicação de secretários é prerrogativa do chefe de Governo. No entanto, afirmar que um subordinado não fez o que deveria ser feito - ou, pior, faz ao contrário da orientação recebida - precisa, necessariamente, de uma explicação mais detalhada.
Prezado Luiz Carlos Freitas: sei que você lê este blog. Por favor, responda aos leitores que o visitam: o que foi que Beatriz Araújo fez em desacordo com a orientação do prefeito Fetter Júnior?
Beatriz Araújo: o espaço está aberto à sua versão. Aguardo com interesse os motivos que a fizeram discordar do prefeito Fetter Júnior.

Secretária de Cultura é exonerada pelo prefeito

A secretária municipal de Cultura, Beatriz Araújo, foi exonerada da função hoje à tarde (27) pelo prefeito Fetter Júnior. O motivo da saída,destaca o prefeito, está ligado à oposição sistemática da ex-secretaria a iniciativas do governo municipal. “Nas últimas semanas, Beatriz Araújo passou a divergir das orientações do governo, opondo-se às nossas ações. Lamento muito a saída dela, mas os interesses da Prefeitura e, por conseqüência, da população, se sobrepõem a todo e qualquer outro interesse”, ressalta.
O prefeito explica que vinha tentando superar as divergências com a ex-secretária, mas garante que elas se tornaram insuperáveis, resultando na exoneração de Beatriz Araújo. “Nós não pretendíamos chegar a este extremo, mas infelizmente ela não quis se enquadrar em nossa sistemática de governo e entendemos que sua saída era o melhor para todos, inclusive para o prosseguimento do bom trabalho da Secretaria de Cultura”.
A decisão de exonerar a ex-secretaria foi tomada em conjunto pelo prefeito Fetter Júnior e o PPS, partido de Beatriz Araújo, a partir de manifestação do presidente municipal da sigla, Saad Amin Salim. As divergências e a sistemática oposição da ex-secretaria ao governo eram do conhecimento do partido. Assume no lugar dela o secretário-adjunto Mogar Pagana Xavier, também do PPS.
Data: 27/06
Hora: 16:57
Redator: Luiz Carlos Freitas

Banalização

Sem ter o que fazer - ou sem saber o que fazer - vereadores pelotenses, capitaneados pelo "irmãozinho" e "amigo de sempre" Otávio Soares (campeoníssimo no quesito número de indicações: 6, seguido por Mansur Macluf, com 5) homenagearam mercados, empresas, clubes de serviço, pessoas, clínicas e tudo o que passasse em frente à Câmara. Não se discute aqui o mérito de cada uma dessas pessoas ou
empresas. Discute-se, sim, a necessidade de fazer essas concessões. Qual é critério? Qual é a intenção por trás dessas concessões? O que pretendem esses vereadores, pródigos no "assistencialismo de resultados" que impregna a Câmara pelotense? A cidade está em condições de promover esse tipo de solenidade com tanto buraco nas ruas e tanta fiscalização a fazer? Cidadão pelotense: fique atento ao que se passa na Câmara que é do povo. Você pode - e deve - fiscalizar as ações daqueles em quem confiou seu voto. Cobre, questione, veja o que seu representante faz pela comunidade. Analise e pense adiante: a quem interessa essas ações? O poder do cidadão é infinito. É ele quem dá as cartas. Votar no candidato que "ajeita" situações eterniza essa classe que vive apenas da desgraça alheia. É mais do que hora de virar o jogo. Veja quem são aqueles em que pode confiar. E, principalmente, aqueles que pode descartar. Veja o que publicou o Diário Popular de hoje (grifos nossos):

Vereadores concedem títulos e honrarias em sessão solene
A Câmara de Vereadores aprovou ontem, em três votações, a concessão de 25 títulos e honrarias a personalidades e instituições eméritas. A sessão solene para outorga das homenagens será realizada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, às 20h30min, no Theatro Sete de Abril. A solenidade está inserida na programação de aniversário da cidade.
Receberão o Brasão de Pelotas o Lions Clube Pelotas Norte, por proposição do vereador Otávio Soares (PPS); o Macro Atacado Treichel, por Pedro Godinho da Silva (PMDB); o CTG Negrinho do Pastoreio, por Idemar Barz (PTB), Otávio Soares e Mansur Macluf (PP); Comercial Enil Ltda, por José Sizenando Santos Lopes (PP); Metalúrgica Usimec Ltda, por Mansur Macluf; José Henrique Schaun, por Cururu Insaurriaga (PV); Grupo Querência, por Idemar Barz e Otávio Soares; e Ricardo Pedro Klein, por Idemar Barz.
Como instituições eméritas receberão reconhecimento a Academia Sul-Brasileira de Letras, por iniciativa do vereador Pedro Godinho da Silva; Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção, por José Sizenando Santos Lopes; Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, por Mansur Macluf; e Clínica e Pronto-Socorro Cruz de Prata Ltda, por Mílton Martins (PT). Como Cidadão Emérito receberão o título o ex-prefeito Irajá Andara Rodrigues, por Pedro Godinho da Silva; Wolney Rosa de Castro, por Otávio Soares; Therezinha Röhrig, por Otávio Soares; Rose Marie Vieira Motta Linck, por Luiz Eduardo Brod Nogueira (PPS); e Paulo de Souza Moreira, por Mílton Martins. O título de Cidadão Pelotense será concedido a Valmir Correa Fuentes, por Edson Campos (PP); tenente-coronel José Valdoir Ribeiro, por José Sizenando Santos Lopes; Luiz Antônio de Assis Brasil e Silva, por Luiz Eduardo Brod Nogueira; Daltro da Rosa Coelho, por Diosma Martinez Nunes (PP); Dinarte Schneider da Rocha, por José Inácio Lopes de Jesus (PDT); Júlio dos Anjos, por Diosma Nunes; e Márcio Leal Horta, por Mansur Macluf. A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada receberá homenagem especial, por proposição assinada pelos vereadores Mansur Macluf, Waldomiro Lima, Ademar Ornel, Diosma Nunes, Otávio Soares, Adalim Medeiros, José Inácio, Cururu Insaurriaga, Edson Campos, Idemar Barz e Pedro Godinho da Silva. (Tânia Cabistany)

Leitores

Leitores são mesmo incríveis. É deles o sucesso ou fracasso deste blog. A sutileza dessas percepções são fundamentais para que se forme um mosaico o mais amplo possível do que acontece. Isso favorece a compreensão e favorece a construção da cidadania. Não é preciso acrescentar nada à análise do leitor que enviou o comentário abaixo. Ela está completa e esclarecedora.
Vejam os comentários e avaliem as conclusões.

Veja que beleza!Está na ediçao do DP desta quarta-feira (27/06). Rende, dá muito pano p/ manga!!!As chamadas "constantes críticas" de Samarone "à Administração Municipal do correligionário Fetter Júnior têm irritado os progressistas, que consideram INJUSTAS E POR INTERESSES UNICAMENTE PESSOAIS". Calma, não acabou não! Tem recado p/ o vereador. Esta, mais direta impossível: "No entanto, esperam que Samarone tome consciência da situação e repense seu comportamento"A ameaça segue: "Caso as agressões continuem, possivelmente os integrantes do diretório municipal do PP mudarão de atitude"Um brinco! Digno de um prêmio Esso! Pena que deu medo e ninguém assinou. Vai que mesmo assim o prefeito não gosta, neh...Ou será que foi escrita no andar de baixo da prefeitura, por notável equipe jornalística?!

Cidade: PP deve manter Samarone no quadro
O partido Progressista (PP) resolveu colocar panos quentes no “caso Samarone”. O afastamento dos quadros da agremiação do suplente de vereador José Sizenando (PP) poderia transformá-lo em vítima. Suas constantes críticas à Administração Municipal do correligionário Fetter Júnior têm irritado os progressistas, que consideram injustas e por interesses unicamente pessoais. No entanto, esperam que Samarone tome consciência da situação e repense seu comportamento. Caso as agressões continuem, possivelmente os integrantes do diretório municipal do PP mudarão de atitude.Também na Câmara de Vereadores o assunto não é dos preferidos. Os parlamentares não se manifestam diretamente sobre o episódio que envolveu o suplente do vereador e o diretor do Centro Administrativo da Professor Araújo (Capa), Tristão Alencar Oleiro, muito menos antecipam posições, caso tenham de votar um pedido de cassação. Samarone teria, segundo Oleiro, lhe atingido com três socos, o que caracterizaria falta de decoro parlamentar e embasaria a solicitação de cassação que ele pretende apresentar à Mesa Diretora.O incidente ocorreu na sexta-feira passada, quando Samarone não era mais vereador. O atestado de José Sizenando, segundo o próprio parlamentar confirmou, valia até quinta-feira. Sizenando reassumiu sua cadeira ontem na sessão plenária, mas optou por não comentar o assunto, já que “não acompanhou os fatos”. Esteve fora por quase um mês, em licença de saúde, para tratar de uma infecção intestinal. Deve se afastar novamente hoje, por ter de se submeter a novos exames. Nesse caso, Samarone retorna ao Legislativo.ControvérsiasO presidente da Câmara, Otávio Soares, disse que há controvérsias quanto à análise, mas considera que não pode ser cassado quem não está no exercício do mandato. O entendimento do procurador jurídico do Legislativo, Fernando Grassi, é de que, a rigor, não parece lógico que uma pessoa seja vereador por um período e quando deixe de ser, por exemplo, possa vir a cometer uma barbaridade. Sua avaliação é de que o comportamento deve fazer jus sempre a um parlamentar, mas depende dos tribunais. Grassi vai pesquisar sobre o assunto para poder embasar seu parecer, caso a Câmara receba realmente o pedido de cassação.
COMENTÁRIOS
“O Samarone, é uma figura polêmica na cidade, mas ingressou na Câmara com a promessa de se manter calmo e tranqüilo, o que nos últimos dias não conseguiu. Pesou mais o seu lado intempestivo e até agressivo. Porém, na Câmara, em plenário, apenas ficou nervoso, nada que justifique uma cassação”, comentou o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Ivan Duarte (PT). Conforme ele, se chegar algum documento nesse sentido, será examinado.O colega de bancada de Sizenando, vereador Mansur Macluf (PP), disse que prefere aguardar o procedimento a ser adotado pela Mesa Diretora na averiguação dos fatos, para somente depois se manifestar. A decisão da Mesa também é esperada por Idemar Barz (PTB), ao ressaltar que Samarone não é do seu partido e que não tem diferença pessoal com o suplente “para comprar essa parada”. A posição da Mesa Diretora será o embasamento para a sua, frisou.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Veterinária

E o pessoal da Faculdade de Veterinária, hein? Cada dia mais nervoso com certos documentos...

Atenção

Notícia publicada no site da Prefeitura (abaixo) deixa interessados em alvoroço. Será que a Fundação Simon Bolívar vai encarar nessa?

Prorrogado o prazo de inscrição dos editais do Monumenta

Prorrogado até o dia 17 de julho o prazo de recebimento de propostas dos Projetos de Educação Patrimonial e de Promoção de Atividades Econômicas nos Sítios Históricos. Os projetos serão financiados com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura. Podem ser investidos até R$ 100 mil em projetos educativos e em propostas de fortalecimento de atividades tradicionais e promoção do turismo cultural.
O Monumenta atua com o princípio de que o patrimônio de um povo é ingrediente de sua identidade e da diversidade cultural, e pode se tornar um importante fator de desenvolvimento sustentado, de promoção do bem-estar social, de participação e de cidadania. O lançamento desses editais insere-se na perspectiva de que ações de valorização do nosso patrimônio cultural são essenciais para o fortalecimento das identidades culturais e para o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
De acordo com as exigências de cada edital podem se candidatar entidades de direito privado, legalmente constituídas, tais como organizações não-governamentais, associações, fundações públicas ou privadas e empresas, isoladamente ou associadas. Os interessados devem demonstrar idoneidade legal, técnica e financeira, além de comprovar experiência mínima de dois anos na área de atuação.
Educação patrimonial - O edital de educação patrimonial destina-se a dar apoio a projetos educativos que promovam a compreensão e a valorização dos aspectos ligados ao patrimônio material e imaterial brasileiro. Os projetos apresentados, além de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio do sítio histórico, devem atuar como referência para novas iniciativas da comunidade e dos setores público e privado, fomentando a sua participação como agentes co-responsáveis pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Podem concorrer cursos de capacitação de professores e agentes educativos; atividades pedagógicas com alunos do ensino formal; campanhas de conscientização; ações educativas e informativas para o morador do sítio histórico; ações informativas junto às obras de restauração; palestras abertas sobre patrimônio cultural e outros projetos educativos afins. O Monumenta pode financiar até R$ 100 mil do total desses projetos, sendo exigida contrapartida da instituição proponente.

Também serão selecionadas propostas de produção de material didático de apoio, das quais o Monumenta financia o valor máximo de R$ 80 mil. Na avaliação desses projetos, será exigido seu vínculo com propostas efetivas de educação patrimonial, em andamento ou programadas, que necessitem do material a ser produzido, considerando-se os objetivos propostos e indicadores de impacto na proposta de educação patrimonial. É obrigatória a distribuição de produtos obtidos em espaços públicos de visibilidade e em escolas, bibliotecas, instituições de arte e outros.

Promoção de atividades econômicas - O turismo cultural tem sido importante instrumento de valorização da identidade cultural, da preservação e conservação do patrimônio e da promoção econômica de bens culturais. Neste sentido, serão fomentadas atividades de elaboração de roteiros turísticos ou consolidação dos já existentes, que valorizem as manifestações culturais do município, como: artesanato, gastronomia, arte, música, dança, teatro, arquitetura, tradições e história; bem como inventários da cultura local. O Monumenta vai financiar até R$ 100 mil do valor total de cada um dos projetos turísticos selecionados, sendo exigida contrapartida da instituição proponente.
Também serão apoiados projetos que visem fortalecer e dinamizar atividades culturais e produtivas tradicionais, como ações de resgate da memória e das referências culturais locais, contribuindo para o desenvolvimento e incremento do artesanato, dos ofícios tradicionais, da culinária, formas de expressão, etc. Os projetos devem proporcionar condições para a permanência dos conhecimentos tradicionais dos grupos que os reproduzem, com vistas à melhoria das suas condições de vida e a sustentabilidade do patrimônio.

Dentro dessa proposta de dinamização de atividades culturais tradicionais, serão contempladas atividades de documentação e difusão de manifestações culturais tradicionais, por meio de CDs, vídeos, Dvds; publicação de pesquisas que envolvam a preservação de referências culturais locais (história oral, inventário de ofícios e modos de fazer, pesquisas sobre lendas, culinária e manifestações locais, etc.); ações de promoção e divulgação da memória e tradições locais; formação de multiplicadores de conhecimentos nas atividades relacionadas à memória e tradições locais; promoção da valorização de referências culturais, danças típicas, artesanato regional, músicas e culinária local, costumes e modos de fazer próprios da comunidade, etc; divulgação e valorização das festas tradicionais por meio de pesquisas; levantamento e difusão de técnicas; calendários; etc. O Monumenta vai financiar o valor máximo de R$ 150 mil por projeto.Para saber mais sobre os editais de seleção pública acesse www.unesco.org.br/edital
Data: 25/06
Hora: 15:56
Redator: Maristela Paranhos

Pesquisas

Parece que aí tem muita afinidade. Leia com atenção e compreenda bem o texto das entrelinhas. Logo, logo, você enxergará os resultados. Deu no site da prefeitura de hoje (os grifos são nossos):

Prefeito recebe diretora de revista da capital

Em visita a Pelotas, a diretora-executiva da revista gaúcha Voto: Política e Negócios, Karim Moraes Miskulim, e o diretor do Instituto Méthodus, Jéferson Jaques, aproveitaram também para fazer uma visita ao prefeito Fetter Júnior e entregar um exemplar da última edição (nº 33) da Revista. Dentre os diferentes assuntos abordados no encontro, Karim revelou-se surpresa com o atual estágio de resgate dos atrativos históricos e culturais da cidade. “É visivelmente uma cidade que está ressurgindo, investindo na retomada da auto-estima da sua comunidade”, disse a diretora, que ainda não conhecia a cidade. O prefeito Fetter explicou que esta tem sido a premissa desta administração: “Desde o nosso primeiro dia de governo buscamos recuperar primeiro o estímulo das pessoas deste Município, valorizando e evidenciando as potencialidades da nossa terra”, detalhou, enfocando que este resgate está vindo acompanhado de investimentos, projetos e parcerias. Segundo Karim a revista Voto está investindo na interiorização de sua cobertura divulgando os exemplos de sucesso em gestão pública, no Estado. Nesta última edição, a revista traz como destaque os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Methodus apontando que a população de Porto Alegre se acha mais representada pelo orçamento participativo do que pelos vereadores. Data: 25/06 Hora: 17:07 Redator: Cesar Soares

Logo, logo
Vão pipocar pesquisas de todo tipo em Pelotas. Talvez estas, ao contrário daquelas realizadas pelo IPO, sejam publicadas pela imprensa local. Aguardem.

Remissão

Embora com atraso, o Diário Popular tem dado atenção ao episódio ainda obscuro da agressão que teria sido provocada pelo folclórico Samarone e o diretor do Centro Administrativo da Professor Araújo, Tristão Alencar Oleiro. Vamos acompanhar essa cobertura.

Second Life

A UFPel vive num mundo virtual como o Second Life, aquele ambiente paralelo que está disponível na Internet. Enquanto os servidores da Universidade estão há 29 dias em greve, com prejuízo para todos, o portal da universidade ignora o assunto comunica a palestra de um pró-reitor no Paraná, a participação da FaE num congresso de leitura e a soltura de pássaros. O mundo é mesmo um eterno arco-íris para o reitor César Borges.

Post Scriptum
Antes que me compreendam mal: é necessário que se noticie a palestra do pró-reitor, assim como o congresso de leitura e a liberdade dos pássaros. Só que também é preciso que se noticie a greve e seu andamento. A versão da Universidade para este episódio é fundamental. Aliás: para que serve mesmo um coordenador de Comunicação que não comunica?

Cidadão financia programa musical

Aliás, a Câmara de Pelotas se especializou em tudo, menos em legislar e muito menos em exercer sua função constitucional que é de fiscalizar o Executivo. Tem até programa musical - "O Som Daqui"- financiado com o dinheiro público. É uma farra, uma festa.
O cidadão sabe - ou pelo menos deveria saber - que a Prefeitura passa, por lei, parte de seu orçamento para custear a Câmara. O que sobra é devolvido aos cofres públicos- que bem utilizado - é lucro para o cidadão. No ano passado foi devolvido cerca de R$ 1 milhão. Duas perguntas: o que a Prefeitura fez com a verba? quanto vai sobrar este ano?

Enquanto isso, no País das Maravilhas

Vereadores pelotenses votam a concessão de nada menos que 35 títulos e brasões para personalidades e instituições. Haja gente merecedora de homenagens! Para isso, terão de ser realizadas duas sessões extraordinárias. Se der, os festeiros vereadores vão discutir o Regimento Interno, como se vê, um assunto de importância inferior.
A concessão dessas condecorações precisa ser revista pela sociedade. É dinheiro público utilizado para fazer cortesia em busca de votos.
Além do mais, as discussões mais relevantes para o município ficam em segundo plano. Está na hora de pensar melhor no momento de votar. É preciso compreender que o assistencialismo promovido por estes vereadores é nefasto para a sociedade. Quem perde é o cidadão, sempre refém desse tipo de político.

Sindicato

O que o sindicato dos municipiários de Pelotas faz para defender o ingresso de servidores via concurso público? O sindicato não sabia desta ação interposta pelo Ministério Público? O que vai fazer agora?

sábado, 23 de junho de 2007

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER ACABAR COM "TREM DA ALEGRIA" NA PREFEITURA DE PELOTAS

Está em fase final de apreciação pela Justiça a ação (veja a íntegra abaixo, em itálico) interposta pelo promotor de Justiça Jaime Chatkin que pede a exoneração de pelo menos 92 funcionários comissionados categoria CC3 (Assessor Técnico III) da Prefeitura de Pelotas. Se a ação for julgada procedente, serão eliminados - em 60 dias - ao todo 167 cargos, que serão liberados para preenchimento por concurso público. Será o fim do "trem da alegria" na prefeitura pelotense. A alegação do promotor Chatkin é de que estes funcionários não preenchem os requisitos para serem contratados sem concurso público.
Entre os comissionados que podem perder o emprego estão o motorista do prefeito, atendentes, secretárias e inúmeros outros funcionários que não são de chefia e que deveriam ser preenchidos por concurso (veja depoimentos na ação, logo abaixo). De acordo com um funcionário (fls. 115 da ação) “o depoente é motorista do prefeito municipal de Pelotas. Ocupa cargo de Assessor Técnico III, lotado no Gabinete do Prefeito, desde 29/1/05. Seu chefe imediato é o sr. prefeito municipal. Sua função é dirigir o veículo oficial do Prefeito e não há subordinados ao depoente.”
De acordo com a ação, as leis que criaram os cargos de Assessor Técnico III da Prefeitura de Pelotas não são contempladas pela Constituição Federal ou pela Estadual, e portanto o MP quer que a Justiça ordene "o desfazimento de todas as nomeações (proibindo que outras sejam feitas em substituição).
O artigo 32 da Constituição Estadual determina que os cargos em comissão sejam criados por lei que defina suas atribuições de chefia, direção ou assessoramento, o que evidentemente não ocorre em Pelotas. A Prefeitura de Pelotas apresentou defesa no mês passado e a sentença deve sair em breve.
De acordo com o documento "a desejada impessoalidade da administração é prejudicada pela existência de um número exagerado de servidores que são escolhidos sem seleção ou concurso público, mas por critérios meramente políticos, quando não seja por motivos ainda menos nobres. A acessibilidade aos cargos públicos é burlada de forma evidente. Assim, não há mais como permanecer uma situação tão irregular".
Para o Ministério Público, a solução é a abertura de concurso público para preenchimento das vagas. "Não há apenas ofensa manifesta ao princípio da legalidade. As repartições públicas acabam tendo uma rotatividade enorme de servidores a cada novo administrador que assume a prefeitura, com prejuízo grave à eficiência do órgão público. Há desmotivação crescente dos servidores concursados ao perceberem cargos com remuneração maior serem preenchidos por pessoas sem qualificação técnica, ao passo que os funcionários efetivos e que permanecerão todas suas vidas profissionais na Prefeitura não são valorizados", afirma o promotor Chatkin na ação.
A auditoria do Tribunal de Contas do Estado também analisou os cargos em comissão CC3 e avaliou que “do exposto, conclui-se que a manutenção dos referidos cargos em comissão constitui-se em burla ao instituto do concurso público, conforme determina a Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso II”, e, a seguir, que se está diante de “flagrante ilegalidade” (fl. 201)" .
A ação interposta pelo promotor Chatkin é implacável. "Enfim, nenhum dos cargos que são objetos desta ação se amoldam ao conceito de cargos em comissão admitidos pela Constituição Federal, eis que as atividades podem perfeitamente ser executadas por servidores do quadro de efetivos, uma vez que inexiste a necessidade de que o sejam por pessoas de confiança absoluta do Prefeito Municipal, assim entendida aquela confiança cuja ausência seria capaz de colocar em risco as diretrizes políticas traçadas para o órgão público. Ao invés de, por exemplo, criar-se um cargo efetivo de recepcionista, opta-se pela criação de um Chefe de Serviço, procurando, através de uma denominação falaciosa, caracterizar caso de provimento em comissão. Desse modo, os “chefes” acabam por ser, na verdade, os executores do serviço público, e não os transmissores de diretrizes políticas. Foi dada uma elasticidade indevida e aberrante ao dispositivo constitucional, desvirtuando-o de modo a possibilitar a criação de inúmeros cargos em comissão, nos quais se desempenham funções que deveriam ser atribuídas a servidores de provimento efetivo (agentes administrativos, auxiliares técnicos etc.).
Por conta dessa ação - que não foi noticiada por nenhum órgão de Imprensa de Pelotas e dificilmente será até que a sentença seja efetivamente publicada - os ânimos da Prefeitura andam um pouco acirrados e muita gente perdeu o sono por lá. Pudera: como explicar aos "sortudos" que foram considerados "de confiança" que podem perder o emprego de repente? Como dizer que o "trem da alegria" deixará de apitar? A lei, srs. administradores pelotenses, é universal. Serve para todos. Ousar ignorá-las é próprio de déspotas e tiranos. E o país já não se curva diante deles há tempos. Bravo, dr. Chatkin. É de homens assim que o país precisa.

Veja, abaixo, a íntegra da ação (os grifos são nossos):

Juiz de Direito de Vara Cível da Comarca de Pelotas:


O Ministério Público, pelo agente signatário, legitimado pelo artigo 129, inciso III, da Constituição Federal, e com base no inquérito civil nº 00824.00123/2006, propõe a presente

AÇÃO CIVIL PÚBLICA com pedido liminar contra o
Município de Pelotas, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Praça Coronel Pedro Osório nº 101, podendo ser citado na pessoa do Procurador-Geral, Dr. Saad Salim, com base nos seguintes fatos e fundamentos:

1. Os cargos em comissão da Prefeitura de Pelotas foram criados pelas Leis 3338/90, 3380/91, 3399/91, 3643/93, 3828/94, 4436/99 e 4779/02, com a alteração dada pela Lei 5184/05, e são os seguintes, em ordem decrescente de remuneração:
- 21 cargos de nomenclatura CCS, ocupados por Secretários Municipais;
- 25 cargos de nomenclatura CCC, denominados de Coordenador Técnico Administrativo;
- 95 cargos de nomenclatura CC1, chamados de Assessor Nível I;
- 148 cargos de nomenclatura CC2, chamados de Assessor Nível II;
- 167 cargos de nomenclatura CC3, chamados de Assessor Nível III ou Chefes de Setor (165 consolidados na Lei 5184/05, fls. 203/204, e 2 criados pela Lei 4779/02).
O objeto desta ação civil pública reside na inconstitucionalidade dos cargos em comissão CC3 existentes no âmbito da Prefeitura de Pelotas, como se verá a seguir.
Importante frisar que estes cargos também podem ter suas atribuições desempenhadas por servidores efetivos mediante concessão de Função Gratificada (FG3); atualmente, há 70 servidores com FG3 na Prefeitura, 92 cargos em comissão símbolo CC3 (v. relação das fls. 224/227) e 5 cargos vagos.
2. Sabe-se que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos...” (art. 37, II, Constituição Federal).
O desejo do constituinte, ao estabelecer a regra do concurso para acesso ao serviço público, como não poderia deixar de ser, não é apenas o de selecionar o mais competente, mas também o de preservar o princípio da impessoalidade da administração.
As exceções para tal regra geral e impositiva são os casos de nomeações para cargos em comissão (art. 37, II, Constituição Federal) e as contratações por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (artigo 37, IX, Constituição Federal).
No que se refere aos cargos em comissão, tidos como de livre nomeação e exoneração, a doutrina e a jurisprudência trataram de estabelecer sua devida aplicabilidade e pertinência, para funções de chefia, direção ou assessoramento superior, tais como as de um Secretário Municipal, Procurador-Geral do Município ou Diretor de Fundação Pública.
Conforme ensina HELY LOPES MEIRELLES (in "Direito Administrativo Brasileiro", 23ª ed., São Paulo: Malheiros, p.81):
“A investidura efetiva é própria dos cargos do quadro permanente da Administração, ocupados pela grande massa do funcionalismo, com provimento inicial por concurso, para o desempenho de atividades técnicas e administrativas do Estado, com caráter de exercício profissional. Diversamente, a investidura em comissão é adequada para agentes públicos de alta categoria, chamados a prestar serviços ao Estado, sem caráter profissional, e até mesmo de natureza honorífica e transitória. Tais agentes, em sua maioria são delegados ou representantes do Governo, pessoas de sua confiança, providos nos altos postos do Estado, para o desempenho de funções diretivas ou missões transitórias características de múnus público.”
Segundo Diógenes Gasparini (“Direito Administrativo”, 3a edição), “os cargos de provimento em comissão são próprios para a direção, comando ou chefia de certos órgãos, onde se necessita de um agente que sobre ser de confiança da autoridade nomeante se disponha a seguir sua orientação, ajudando-a a promover a direção superior da Administração. (...) A autoridade nomeante não pode se desfazer desse poder de dispor dos titulares de tais cargos, sob pena de não poder contornar dificuldades que surgem quando o nomeado deixa de gozar de sua confiança”.
Adilson Abreu Dallari, citando Márcio Cammarosano, complementa: “Não é, portanto, qualquer plexo unitário de competências que reclama seja confiado seu exercício a esta ou àquela pessoa, a dedo escolhida, merecedora da absoluta confiança da autoridade superior, mas apenas aqueles que dada a natureza das atribuições a serem exercidas pelos seus titulares, justificam exigir-se deles não apenas o dever elementar de lealdade às instituições constitucionais e administrativas a que servirem, comum a todos os funcionários, como também um comprometimento político, uma fidelidade às diretrizes estabelecidas pelos agentes políticos, uma lealdade pessoal à autoridade superior” (“Regime Constitucional dos Servidores Públicos, pág. 41, 2a edição, 1992, Editora Revista dos Tribunais).
Cumpre citar a lição sempre presente nas ações diretas de inconstitucionalidade que o Ministério Público vem promovendo, com êxito, perante o Tribunal de Justiça, a respeito do tema:
“A partir de tais conceituações, verifica-se que o cargo em comissão compreende quatro idéias: 1) a de excepcionalidade, 2) de chefia, 3) de confiança e 4) de livre nomeação e exoneração.
“Excepcionalidade, porque na administração pública a regra é que os servidores ocupem cargos de provimento efetivo, submetendo-se a concurso público para admissão, de modo que somente excepcionalmente, em número e para situações limitadas, podem ser criados e providos cargos em comissão.
“Chefia, porque os cargos em comissão devem ser utilizados para funções estratégicas da Administração Pública, de coordenação, direção e assessoramento superior, de modo que o Poder Público possa agir de forma una no cumprimento de suas finalidades, sem desvio das metas e padrões estabelecidos pelos Agentes Políticos incumbidos da escolha dos comissionados.
“São, na verdade, verdadeiros representantes dos agentes políticos, que, subordinados às diretrizes e ordens dadas por estes, ficam incumbidos de dirigir a máquina administrativa e os demais funcionários.
“Por isso, também é inerente aos cargos em comissão a idéia de confiança do agente político para com o comissionado, bem como a possibilidade de livre nomeação e exoneração, já que, uma vez perdida a confiança ou não sendo bem conduzida a chefia, podem ser livremente demitidos, sem a necessidade de processo administrativo. Tal possibilidade está contemplada no artigo 37, inciso II, parte final, da Constituição Federal, e repetido pelo artigo 32 da Constituição Estadual, acima citado, o qual dispõe que a investidura em cargo ou emprego público depende de concurso público, salvo quanto as nomeações para cargos em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
“Veja-se que a confiança inerente ao cargo em comissão não é aquela comum, exigida de todo o servidor público, mas a especial, essencial para a consecução das diretrizes traçadas pelos agentes políticos. Essa confiança por último tratada é própria dos altos cargos, em que a fidelidade às diretrizes traçadas pelos agentes políticos, o comprometimento político, a lealdade a estes é essencial para o próprio desempenho da função.” (v. por ex.,ADIN 70008013906).
Tais ensinamentos foram expressamente levados ao texto constitucional, através da Emenda n° 19, que deu ao artigo 37, inciso V, da Carta Magna, a seguinte redação:
“V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.
Anote-se que a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul já preceituava em seu artigo 32 que “os cargos em comissão, criados por lei em número e com remuneração certos e com atribuições definidas de direção, chefia ou assessoramento, são de livre nomeação e exoneração...”, explicitando, em seu artigo 20, § 4o, que os mesmos se destinam à “transmissão das diretrizes políticas para execução administrativa e ao assessoramento”.
Somente para essas hipóteses excepcionais está autorizada a criação de cargos em comissão, pois estes, sendo de livre nomeação e exoneração, afastam a necessidade do concurso público e da estabilidade, garantias contempladas nas Constituições Federal e Estadual em benefício da comunidade, para permitir o amplo acesso dos cargos públicos às pessoas que preencham os requisitos estabelecidos em lei e a atuação impessoal dos servidores, sujeitos apenas à lei, não a pressões políticas.
A possibilidade de criação dos cargos em comissão deve ser, pois, limitada, sendo tal limitação a garantia do direito da comunidade ao amplo acesso aos cargos públicos e à estabilidade, ambos essenciais à impessoalidade da administração pública e ao bom funcionamento desta.

3.
Pois bem, no que diz respeito aos cargos em comissão impugnados, não se revestem eles das características e exigências constitucionais, quais sejam, direção, chefia ou assessoramento, vez que voltados a atividades permanentes de mera execução.
Na Promotoria de Justiça foram ouvidos diversos ocupantes de cargo em comissão de Assessor Técnico III, os quais relataram suas atribuições.
Cumpre transcrever alguns depoimentos, em que se percebe o exercício de tarefas que jamais poderiam ensejar a excepcional criação de um cargo de confiança:
Ø “...trabalha como secretária-executiva do COMPAM... A depoente faz as atas, convocações, seja por email, seja por telefone. Acompanha as reuniões e vai fazendo as devidas anotações. Não tem nenhum funcionário que lhe seja subordinado.” (fl. 96);
Ø “O depoente trabalha em serviços gerais dentro da Secretaria, não faz trabalho externo. O depoente recebe materiais de manutenção e encaminha para os funcionários que utilizarão nos estabelecimentos mantidos pela Secretaria. Eventualmente o depoente ainda pode fazer algum conserto interno, se for necessário e o pessoal “estiver na rua”. O depoente não tem nenhum funcionário que lhe seja subordinado. Antes de entrar para a Prefeitura o depoente era frentista em um posto de gasolina.”(fl. 96-verso);
Ø “O depoente trabalha como atendente, na Central de Atendimentos da Secretaria. É um atendimento de balcão. O atendente presta informações gerais sobre assuntos como IPTU, Alvarás e outros tributos municipais daquela Secretaria.” (fl. 97);
Ø “A depoente trabalhava na Casa dos Conselhos, com atribuições administrativas dos Conselhos Municipais e do Conselho Tutelar. Elaborava ofícios, editais, convocações, atestados de entidades, ajudava a organizar seminários, sempre trabalhando na parte burocrática.” (fl. 98);
Ø “A depoente trabalha no PAR, diretamente subordinada ao Secretário, fazendo as funções de atender ao público, inscrições e telefone todos em relação ao PAR. Não há funcionários subordinados à depoente...”(fl. 100);
Ø “O depoente trabalha como controlador de planilha dos carros da Secretaria, trabalha direto com a Secretária. O depoente cumpre quarenta horas semanais. O depoente trabalha na Secretaria da Cidadania, Deodoro esquina Três de Maio. O depoente é servente de obra de profissão, já trabalhou como motorista, tratorista, ajudante e serviços gerais da Prefeitura.” (fl. 101).
Ø “O depoente trabalha como coordenador, chefe, da fiscalização, da SMHO, trabalha direto com o Secretário, é a ele que se “reporta”. Atua juntamente com o fiscal, acompanha na fiscalização, não pode fazer a fiscalização porque não é fiscal de ‘carreira’.” (fl. 102);
Ø “O depoente trabalha como responsável pelo Almoxarifado da Secretaria de Serviços Urbanos, trabalha direto com o chefe de gabinete e o Secretário. Atua controlando o estoque e entregando e recebendo mercadorias, ferramentas, material de escritório, peças etc. Trabalha sozinho, não há funcionários subordinados ao depoente.” (fl. 104);
Ø “O depoente é motorista do Prefeito Municipal de Pelotas. Ocupa cargo de Assessor Técnico III, lotado no Gabinete do Prefeito, desde 29/1/05. Seu chefe imediato é o Sr. Prefeito Municipal. Sua função é dirigir o veículo oficial do Prefeito e não há subordinados ao depoente.” (fl. 115);
Ø “Sua função é atendimento ao público, encaminhando para preenchimento de ficha sócio-econômica, coordena uma equipe que é composta por duas assistentes sociais do quadro da Prefeitura, efetivas, e uma estagiária de Serviço Social da UCPel.” (fl. 118);
Ø “Sua função era de assessora de gabinete, cuidava das agendas da Secretária e do Chefe de Gabinete, Antônio Renato Paradeda Júnior, telefone, digitava memorandos e ofícios, função administrativa, após remetia aos recursos humanos, recebia correspondência. Sua escolaridade é 2º Grau. Trabalha sozinha, não tinha subordinados.” (fl. 119);
Ø “Sua função é administrativa, tem desenvolvido trabalhos em planilhas de um programa do TCE, formatando regimento interno, protocolizando e reportando ao Sr. Edmar. Sua escolaridade é 3º Grau incompleto, Administração. Trabalha sozinho, não tem subordinados.” (fl. 120);
Ø “Sua função é secretariar o Secretário, desenvolvendo as seguintes atividades: digitação, agenda e administrativo. Sua escolaridade é 2º Grau. Trabalha sozinha, não tem subordinados.” (fl. 121);
Ø “Sua função é assessor de imprensa, fotógrafo.” (fl. 122);
Ø “Sua função é assessorar o Secretário, exercendo as seguintes atividades: auxiliá-lo, elaborando planilhas, memorandos, documentos. Não há funcionários subordinados à depoente.” (fl. 126);
Ø “Sua função é ser a responsável pela entrega da medicação que é comprada em cumprimento às ordens judiciais contra o Município. Não há funcionários subordinados à depoente.” (fl. 127).

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado analisou os cargos em comissão CC3 da Prefeitura, assinalando a respeito que:
Do exposto, conclui-se que a manutenção dos referidos cargos em comissão constitui-se em burla ao instituto do concurso público, conforme determina a Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso II”, e, a seguir, que se está diante de “flagrante ilegalidade” (fl. 201).

4. Mas não é só.
Outra irregularidade grave está a inquinar de nulidade os cargos impugnados, pois eles não têm suas respectivas atribuições definidas nos diplomas legais que os criaram.
Cumpre lembrar que o artigo 32 da Constituição Estadual exige de forma clara que os cargos em comissão sejam criados por lei que defina suas atribuições de chefia, direção ou assessoramento.
A exigência tem razão óbvia, de permitir a correta fiscalização sobre a adequação dos cargos que serão criados ao mandamento constitucional, pois se fosse permitido criar um cargo sem que a lei estabelecesse as respectivas atribuições, não haveria como saber se as funções a serem desempenhadas são efetivamente compatíveis com as dos cargos em comissão.
No caso da Prefeitura, o rol de atribuições fica relegado aos regimentos internos das secretarias municipais, o que não satisfaz a exigência da Carta Magna por subtrair do processo legislativo um elemento indissociável da lei de criação de cargos públicos.
Isso também propicia a alteração de funções quase que ao arbítrio do administrador, já que os cargos costumam ter nomes genéricos como Assessor Técnico, que nada informam sobre as funções que seriam desempenhadas.
A conseqüência é aquela mostrada no relatório do Tribunal de Contas: os “CCs” trabalhando em funções burocráticas e/ou funções diversas daquelas previstas no regimento interno.

5. Enfim, nenhum dos cargos que são objetos desta ação se amoldam ao conceito de cargos em comissão admitidos pela Constituição Federal, eis que as atividades podem perfeitamente ser executadas por servidores do quadro de efetivos, uma vez que inexiste a necessidade de que o sejam por pessoas de confiança absoluta do Prefeito Municipal, assim entendida aquela confiança cuja ausência seria capaz de colocar em risco as diretrizes políticas traçadas para o órgão público.
Ao invés de, por exemplo, criar-se um cargo efetivo de recepcionista, opta-se pela criação de um Chefe de Serviço, procurando, através de uma denominação falaciosa, caracterizar caso de provimento em comissão. Desse modo, os “chefes” acabam por ser, na verdade, os executores do serviço público, e não os transmissores de diretrizes políticas.
Foi dada uma elasticidade indevida e aberrante ao dispositivo constitucional, desvirtuando-o de modo a possibilitar a criação de inúmeros cargos em comissão, nos quais se desempenham funções que deveriam ser atribuídas a servidores de provimento efetivo (agentes administrativos, auxiliares técnicos etc.).

Volte-se ao escólio de Diógenes Gasparini, ao comentar a existência do provimento comissionado: “Mas, certamente, não se pode criar somente cargos em comissão, dado que outras razões existem contra essa possibilidade. Ainda mais essa criação desmedida e descabida deve ser obstada quando a intenção evidente é burlar a obrigatoriedade do concurso público para o provimento de cargos efetivos. De sorte que os cargos que não apresentam aquelas características ou alguma particularidade entre seu rol de atribuições, como seu titular privar de intimidade administrativa da autoridade nomeante (motorista, copeiro), devem ser de provimento efetivo, pois de outro modo cremos que haverá desvio de finalidade na sua criação, e, por conseguinte, possibilidade de sua anulação” (obra citada, página 209, sem grifos).
A conseqüência para o desrespeito a tais princípios é trazida por Adilson Abreu Dallari: “é inconstitucional a lei que criar cargo em comissão para o exercício de funções técnicas, burocráticas ou operacionais, de natureza puramente profissional, fora dos níveis de direção, chefia e assessoramento superior” (obra citada, página 34).
O Excelso Supremo Tribunal Federal tem posicionamento claríssimo sobre a matéria:
“A exigência constitucional do concurso público não pode ser contornada pela criação arbitrária de cargos em comissão para o exercício de funções que não pressuponham o vínculo de confiança que explica o regime de livre nomeação e exoneração que os caracteriza” (em ADIN n° 1.141-3-GO, DJU 4/11/94, Relator Sepúlveda Pertence);
Na representação n° 1.284-4-SP, o Tribunal Pleno do STF declarou a inconstitucionalidade de Lei Complementar que criava cargo em comissão de Agente de Segurança Judiciária, concluindo que “a criação de cargo em comissão, em moldes artificiais e não condizentes com as praxes de nosso ordenamento jurídico e administrativo, só pode ser encarada como inaceitável esvaziamento da exigência constitucional do concurso, erigido em pressuposto de acessibilidade aos cargos públicos” (original sem grifos).
No âmbito do Estado, o Tribunal de Justiça tem jurisprudência iterativa a respeito da matéria, consagrando o entendimento da inconstitucionalidade da criação de cargos nos moldes existentes na Prefeitura de Pelotas.
Citam-se alguns julgados:
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEIS MUNICIPAIS. CARGOS EM COMISSÃO.
Mostram-se inconstitucionais disposições de Leis Municipais que criam e elevam o número de cargos em comissão, sem definir as respectivas atribuições e sem que constituam, apesar da denominação, cargos de direção, chefia ou assessoramento, para atividades burocráticas e de caráter permanente. Afronta ao art. 32, da Constituição Estadual.
Ação julgada procedente. Nº 70008013906.

CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA. CARGOS EM COMISSÃO. CRIAÇÃO. OFENSA AO ART. 32, caput, DA ce/89. INCONSTITUCIONALIDADE.
1. São inconstitucionais as Leis 758/96, 925/97, 928/97, 625/95, 131/90, 035/89, 020/89 e 720/95, do Município de Portão, perante o art. 32, caput, da CE/89, vez que os cargos criados não se destinam às funções de direção, chefia, ou assessoramento, razão pela qual não exigem relação de confiança entre os ocupantes dos cargos e o Chefe do Executivo.
2. AÇÃO DIRETA JULGADA PROCEDENTE.

ADIN. CRIAÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO COM ATRIBUIÇÕES PRÓPRIAS DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO. OFENSA À CONSTITUIÇÃO ESTADUAL.
A criação dos cargos em comissão pressupõe o desempenho de função de direção, chefia ou assessoramento, requisito não observado pelos requeridos.
AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. Nº 70008077380.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CRIAÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO. POSSIBILIDADE EM SE TRATANDO DE DIREÇÃO, CHEFIA E ASSESSORIA. A CRIAÇÃO DE CARGOS DITOS EM COMISSÃO, PARA FUNÇÕES TÉCNICAS, BUROCRÁTICAS E OPERACIONAIS, CONSTITUI-SE EM BURLA AO PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL (ART. 32). AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. Nº 70011374410.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI MUNICIPAL. CARGO EM COMISSÃO.Mostram-se inconstitucionais disposições de Lei Municipal que criam cargo em comissão e lhe definem as atribuições, sem que constitua cargo de direção, chefia ou assessoramento, mas para atividade burocrática e de caráter permanente ou de mera execução. Afronta ao art. 32, da Constituição Estadual.
Ação julgada procedente. Nº 70008868051.


6. Concluindo, em face de as leis que criaram os cargos de Assessor Técnico III da Prefeitura de Pelotas não terem sido recepcionadas pela Constituição Federal, ou mesmo pela Estadual, decorre a nulidade dos atos de provimento desses cargos.
Deve-se mencionar que em virtude de tais leis serem anteriores à Emenda Constitucional que deu a nova redação ao artigo 32 da Constituição Estadual, não existe a possibilidade de os diplomas legais serem confrontados com ela através de ação direta.
Há que se tomar as providências exigidas pelo caso em sede de ação ordinária.
Para tanto, a concessão de provimento judicial, no sentido de ordenar o desfazimento de todas as nomeações (proibindo que outras sejam feitas em substituição), em prazo a ser fixado pelo juízo, é imperiosa.
E deve ser feita já em sede liminar.
Por muitos anos o preenchimento desses cargos irregulares vem causando prejuízos graves à Administração Pública.
Os princípios basilares que a regem são flagrantemente desrespeitados pela mantença dos cargos.
Não há apenas ofensa manifesta ao princípio da legalidade.
As repartições públicas acabam tendo uma rotatividade enorme de servidores a cada novo administrador que assume a prefeitura, com prejuízo grave à eficiência do órgão público.
Há desmotivação crescente dos servidores concursados ao perceberem cargos com remuneração maior serem preenchidos por pessoas sem qualificação técnica, ao passo que os funcionários efetivos e que permanecerão todas suas vidas profissionais na Prefeitura não são valorizados.
A desejada impessoalidade da administração é prejudicada pela existência de um número exagerado de servidores que são escolhidos sem seleção ou concurso público, mas por critérios meramente políticos, quando não seja por motivos ainda menos nobres.
A acessibilidade aos cargos públicos é burlada de forma evidente.
Assim, não há mais como permanecer uma situação tão irregular.
Não se deve aguardar o desfecho desta ação civil para que a Administração Pública seja recolocada nos trilhos da legalidade, quando a fumaça do bom direito se mostra de forma tão evidente.
O perigo na demora consiste em permitir que princípios constitucionais permaneçam sendo violados por longos anos até a decisão final.
Por outro lado, um provimento liminar não prejudicará a Administração ou a continuidade dos serviços, justamente porque as respectivas atribuições poderão ser desempenhadas através da concessão de função gratificada (FG3), beneficiando servidores efetivos.
Por outro lado, a concessão de prazo razoável ao desfazimento das nomeações também possibilitará que a Prefeitura abra concurso público para preencher as vagas, e, enquanto não se ultima o certame, sempre será possível a contratação emergencial prevista na Constituição e regulada por lei municipal.

7. Pelo exposto, requer o Ministério Público:
- a concessão de medida liminar que suspenda os efeitos de todas as nomeações feitas para cargos em comissões de Assessor Técnico III, determinando-se que a Prefeitura, no prazo sugerido de 60 dias, promova as exonerações respectivas, e proibindo-a de realizar novas nomeações;
- a citação do demandado, para que apresente resposta no prazo legal;
- a produção de todos os meios de prova em direito admitidos;
- que ao final seja julgada procedente a ação, decretando-se a anulação todos os atos de nomeação existentes para os cargos em comissão de Assistente Técnico III, e condenando-se o Município à obrigação de não voltar a prover esses cargos.

Pelotas, 27 de dezembro de 2006.


Jaime Nudilemon Chatkin,
Promotor de Justiça
.