sábado, 2 de junho de 2007

O magnífico baú de privilégios de César Borges

Qual é a justificativa que a UFPel dá aos cidadãos para que seus servidores - e seus filhos - além de funcionários da Fundação Simon Bolívar e da FAU - e seus filhos - tenham desconto nas taxas de inscrição dos vestibulares? Que tipo de piada é essa, magnífico reitor César Borges? Já não bastam os escândalos que envolvem a UFPel, a Fundação Simon Bolívar e a FAU, de acordo com o Ministério Público? Será que os vestibulandos interessados em fazer o vestibular na UFPel vão engolir mais essa calados? A Universidade é pública e o direito é igualmente distribuído a todos - e o primeiro a fazer isso deveria ser o reitor. Mas parece que ele não tem a menor intenção de fazer valer a igualdade de direitos: basta ver os privilégios aos servidores no curso Gestão Pública, que teve abrir vagas para a comunidade por ordem judicial. Por que servidor da Universidade tem esse privilégio e o cidadão comum não tem? Por que o servidor da Universidade tem vantagem para adquirir casa própria no Condomínio Residencial UFPel? O magnífico reitor César Borges transformou a UFPel num feudo, onde faz o que bem entende. Até quando ele fará isso sem que alguma autoridade tome providências? A imprensa local não fica indignada com o que acontece lá ou os assuntos não são de interesse público? Parece até que existe um certo temor de tocar no assunto UFPel e Fundação Simon Bolívar. Talvez seja por causa das visitas que esse pessoal costuma fazer às redações, acompanhados, naturalmente dos compadres da Fundação Simon Bolívar. Envio hoje e-mail ao sr. Clayton Rocha solicitando a argumentação legal para o privilégio. Espero que ele responda - aliás, também estou no aguardo das respostas acerca do Condomínio de César Borges que, segundo ele, foram enviadas ao departamento jurídico da Universidade. Ministério Público, aí está mais uma investigação a fazer e providências a tomar.
Veja o que está publicado no site da UFPel.:

Desconto no Vestibular para servidores e seus filhos
A UFPel está concedendo 50% de desconto na taxa de inscrição ao Vestibular de Inverno de 2007 para servidores ativos e inativos da Universidade e dos quadros efetivos das Fundações de Apoio Universitário(FAU) e Simon Bolívar e seus filhos. Interessados devem comparecer na Coordenadoria de Apoio estudantil, na rua Três de Maio, 852, dias 4, 5, 6 e 11 de junho, das 8h às 17h30min, levando cópias da frente do contra-cheque, da carteira de identidade do candidato e do comprovante de conclusão do ensino médio.


Veja cópia do e-mail enviado ao sr. Clayton Rocha pelo e-mail ccs@ufpel.edu.br

Prezado sr. Clayton Rocha,

Como cidadão e contribuinte solicito informações a respeito da justificativa legal que garante o desconto de 50% da taxa de inscrição no Vestibular de Inverno 2007 a funcionários da UFPel e seus filhos, assim como a extensão deste privilégio aos quadros efetivos das Fundações de Apoio Universitário (FAU) e Simon Bolívar e seus filhos.

Informo ao sr. que ainda não recebi informações a respeito de questionamento ocorrido no dia 22 de maio a respeito do Condomínio Residencial UFPel.

Entendo que a Universidade Federal de Pelotas tem o dever e a obrigação de dar transparência a todos os seus atos.

Grato,

Irineu Masiero

Um comentário:

Anônimo disse...

A saber: O desconto de 50% o qual foi relatado no texto, já vem sendo aplicado muito antes da gestão de Cesar Borges.