quarta-feira, 27 de junho de 2007

A voz do dono

A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas precisa de uma orientação mais adequada ao que se pretende jornalismo. A exoneração da secretária de Cultura Beatriz Araújo não está, nem de longe, bem explicada pela reportagem publicada hoje (veja abaixo, em itálico). Falta o básico da informação: o motivo. Qual é a oposição sistemática que Beatriz Araújo faz ao prefeito? Beatriz Araújo passou a divergir das orientações do governo? pois bem: quais as ordens do prefeito que Beatriz Araújo se recusou a atender? A secretária não quis se enquadrar na sistemática de governo? Estranho, pois o mesmo Fetter Júnior, em reportagem oficial assinada por um dos mais próximos assessores, afirma que a Secretaria de Cultura apresentava um bom trabalho. Ora, é correto afirmar que a indicação de secretários é prerrogativa do chefe de Governo. No entanto, afirmar que um subordinado não fez o que deveria ser feito - ou, pior, faz ao contrário da orientação recebida - precisa, necessariamente, de uma explicação mais detalhada.
Prezado Luiz Carlos Freitas: sei que você lê este blog. Por favor, responda aos leitores que o visitam: o que foi que Beatriz Araújo fez em desacordo com a orientação do prefeito Fetter Júnior?
Beatriz Araújo: o espaço está aberto à sua versão. Aguardo com interesse os motivos que a fizeram discordar do prefeito Fetter Júnior.

Secretária de Cultura é exonerada pelo prefeito

A secretária municipal de Cultura, Beatriz Araújo, foi exonerada da função hoje à tarde (27) pelo prefeito Fetter Júnior. O motivo da saída,destaca o prefeito, está ligado à oposição sistemática da ex-secretaria a iniciativas do governo municipal. “Nas últimas semanas, Beatriz Araújo passou a divergir das orientações do governo, opondo-se às nossas ações. Lamento muito a saída dela, mas os interesses da Prefeitura e, por conseqüência, da população, se sobrepõem a todo e qualquer outro interesse”, ressalta.
O prefeito explica que vinha tentando superar as divergências com a ex-secretária, mas garante que elas se tornaram insuperáveis, resultando na exoneração de Beatriz Araújo. “Nós não pretendíamos chegar a este extremo, mas infelizmente ela não quis se enquadrar em nossa sistemática de governo e entendemos que sua saída era o melhor para todos, inclusive para o prosseguimento do bom trabalho da Secretaria de Cultura”.
A decisão de exonerar a ex-secretaria foi tomada em conjunto pelo prefeito Fetter Júnior e o PPS, partido de Beatriz Araújo, a partir de manifestação do presidente municipal da sigla, Saad Amin Salim. As divergências e a sistemática oposição da ex-secretaria ao governo eram do conhecimento do partido. Assume no lugar dela o secretário-adjunto Mogar Pagana Xavier, também do PPS.
Data: 27/06
Hora: 16:57
Redator: Luiz Carlos Freitas

Nenhum comentário: