sexta-feira, 25 de julho de 2008

Para que serve um juiz?

Para que serve um juiz?
Para garantir que a lei seja cumprida e que cada cidadão tenha todos seus direitos preservados. Um juiz analisa fatos expostos pelas partes envolvidas e os compara com a lei. Dessa análise, baseada exclusivamente nos artigos da lei, o juiz forma sua opinião e decide. Decide pela culpabilidade ou pela inocência dos envolvidos.
Assim é em qualquer lugar do planeta Terra. mas parece que isso não funciona em Pelotas, uma terra sem lei em que ainda é possível encontrar os coronéis de outrora. Pelotas é um Nordeste no Sul.
Pareceres do TCU e ações promovidas pela Procuradoria Federal envolvendo a Ufpel e a Fundação Simon Bolívar são solenemente ignoradas pela Justiça. Seria covardia? Seria conivência? Seria incompetência? Seria medo? Seria o quê, afinal? Por que é que a Justiça não se decide de uma vez: ou isenta essas duas entidades de culpa, definitivamente, ou avalia os fatos e decide por exigir que se honre as leis. É tão difícil isso? Não. Não é difícil. Difícil é encontrar caráter nos homens. Dignidade. Honra. Justiça.
O que dizer de uma auditoria que não consegue enxergar aquilo que é evidente para todos? O que dizer de juízes que não conseguem se posicionar a respeito das denúncias promovidas pelo Ministério Público? Que Justiça é essa, que macula e diminui o país? Que Justiça é essa, que tem como representante máximo um senhor chamado Gilmar Mendes, que banca o ridículo e vai contra todo o sentimento de um povo a respeito do que é Justiça a troco de quê? Essa escola de juízes vai acabar. Espero, sinceramente, que a próxima geração tenha um pouco mais de caráter É o que se espera dos homens. É o que faz a humanidade avançar. É o que nos faz crer e apostar no futuro.

Nenhum comentário: