terça-feira, 29 de julho de 2008

De espertos e ingênuos

César Borges é esperto. Se livrou da Traumatologia do Pronto-Socorro de Pelotas. Alencar Proença é ingênuo. Vai assumir o pepino e o ônus de administrá-la sozinho.
O mundo, realmente, é dos espertos.


Cidade: UFPel resolve transferir serviço de traumatologia para a UCPel
Ivelise Alves Nunes
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges, autorizou ontem a transferência do serviço de traumatologia do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Borges concordou ainda que o repasse dos recursos destinados à instalação da área específica de traumatologia seja feito diretamente à UCPel. O reitor da Católica, Alencar Proença, diz que universidade tem interesse em administrar o setor, mas serão necessários dez dias para a retomada de negociações com os médicos.No dia 18 deste mês, quando foi renovado o contrato de gestão compartilhada entre UCPel, UFPel e prefeitura - no qual a Federal ficou com a responsabilidade da unidade de urgência e emergência de Pelotas pelos próximos 12 meses - a instituição recebeu convite do prefeito Fetter Júnior para assumir o setor, embora a UCPel estivesse em tratativas com profissionais da área de traumatologia a fim de comandar o serviço.Essas negociações, conforme o reitor Proença, eram feitas com o aval do secretário da Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, que teria enviado documento à Reitoria da UCPel anunciando o desinteresse da UFPel em assumir a traumatologia. Embora tenha concordado com a atitude do prefeito no dia da renovação do contrato (pelo fato de a UFPel estar assumindo o PSP), Proença recorda que foi surpreendido com a informação de preferência para a UFPel ao serviço de traumatologia. Assim, as negociações em andamento foram imediatamente interrompidas.Com a manifestação de Borges sobre a desistência de a UFPel assumir o serviço dez dias depois de firmado o acordo, Proença diz que precisa do mesmo prazo para retomar as conversas, ou seja, de uma semana a dez dias. Ontem mesmo, depois de receber o comunicado por telefone do prefeito Fetter, o assunto foi retomado com a direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e nos próximos dias será agendada nova conversa com os médicos. “Não há condições de decidir tudo em 24 horas, ainda mais um assunto que estava sendo negociado e foi interrompido”, reforça o reitor da UCPel.O serviço de traumatologia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está suspenso no PSP desde o dia 10 de abril. Desde então, os casos mais graves - aqueles que necessitam de procedimentos cirúrgicos - são encaminhados para a Santa Casa do Rio Grande.

2 comentários:

Sem Papel e Tinta disse...

Pra registrar: os dois jornais da cidade publicaram notícias confusas e desencontradas sobre o processo. Ambos davam como certa a UCPel diante da condução da traumatologia. Tudo diferente da posição que o professor Alencar Proença firmou nessa terça-feira. Ele, claro, não abre mão do prazo para renegociar com o corpo médico.

A UFPel, para variar, tornando mais demorada a espera daqueles que precisam do serviço funcionando.

Professor Borges, com ou sem outro candidato a reitor: MEU VOTO É NÃO!

Anônimo disse...

UCPEL não aceita em curto prazo e sem totais condições de infraestrutura hospitalar a gestão sobre o serviço de traumatologia da cidade de pelotas, que plenamente municipalizada, é de responsabilidade da gestão municipal.