terça-feira, 1 de julho de 2008

Deputado Nelson Härter

Recebi gentil carta de Romualdo Cunha Jr., assessor parlamentar do deputado Nelson Härter, que anuncia a conquista de 19 assinaturas necessárias para criar uma omissão para investigar a utilização de recursos públicos por ONGs ligadas ao MST e à Via Campesina. Excelente notícia. O deputado Nelson Härter deve também se empenhar em investigar a utilização de dinheiro público por fundações ligadas a universidades federais, como é o caso da relação siamesca entre a Fundação Simon Bolívar, comandada por Lisarb Crespo, e a Ufpel, do magnífico reitor César Borges. Deputado: aguardo, com muita ansiedade, que o sr. faça a coleta de assinaturas para investigar a Ufpel e a Fundação Simon Bolívar. Abaixo, a carta:

Prezado Amigo Irineu Masiero

Ao cumprimentá-lo cordialmente, gostaria de informar que na última quinta-feira (26), o deputado Estadual Nelson Härter (PMDB-RS) reuniu-se por quase duas horas, com o promotor Gilberto Thums, na sede do Ministério Público. O parlamentar informou ao representante do MP que finalizou a coleta de 19 assinaturas necessárias para instalar uma Comissão de Representação Externa com o objetivo de investigar a utilização de recursos públicos por ONGS ligadas ao MST e à Via Campesina. Härter manifestou solidariedade ao promotor que defendeu, recentemente, a legalização ou a dissolução do MST por atos irregulares. Da mesma forma, o peemedebista buscou mais informações e subsídios acerca da petição inicial do processo envolvendo as ações do MST no Estado. “O promotor Thums agradeceu nossa visita e enfatizou que passou a sentir-se mais respaldado, por parte da Assembléia”, narrou Härter, observando que “é dever o Parlamento ir a fundo nesta situação”. O presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento frisou que todas as situações e denúncias devem ser apuradas, “uma vez há recursos públicos envolvidos e ameaça o estado democrático de direito. Fica evidente que estes movimentos não são sociais e sim políticos, que tentam amedrontar a sociedade. E isso é tão claro que não há a mínima tentativa de esconder as táticas empregadas na tentativa de se impor ao que está estabelecido, tudo isso financiado com recursos públicos”, ressaltou Härter. Segundo ele, dados da distribuição agrária no Brasil, de 2007, mostram que já foram distribuídos aos sem-terras hectares equivalentes às áreas plantadas no País, “sem que, no entanto, se tenha informação do retorno de produção destes espaços”, analisou Nélson Härter. Ele lembrou que, no Brasil, cerca de R$ 12 bilhões foram repassados a sete mil ONGs, e mais de 22 mil convênios foram firmados. Segundo Härter, a estimativa é que um valor superior a R$ 40 milhões tenha sido repassado a estas organizações no Estado, nos últimos 5 anos. “Uma coisa é certa, o promotor Gilberto Thums não está sozinho nesta luta”, afirmou o peemedebista.O pedido, a ser encaminhado ao presidente da Assembléia possivelmente na terça-feira, deputado Alceu Moreira, e que deverá ser submetido ao plenário, teve a assinatura de deputados do PMDB, PSDB, PDT, PP, Dem e PTB. Atenciosamente,
Romualdo Cunha Jr.
Assessor Parlamentar

Um comentário:

Anônimo disse...

O Deputado poderia aproveitar e investigar quanto os deputados e até chefes de executivos receberam da Votorantim e similares na última eleição. Ou mesmo tentar saber se tem algum deputado estadual recebendo dinheiro destas empresas - que plantam eucalipto e destroem a natureza - para defendê-las. Dentro da mesma proposta, poderia pedir a quebra do sigilo bancário de todos os deputados que defendem com unhas e dentes a instalação destas empresas na metade sul. será qu ele topa? Que tal uma CPI?