quinta-feira, 31 de julho de 2008

De encomenda

O magnifico reitor César Borges fala, e o Diário Popular escreve. Sem questionar. César Borges fala pelo Conselho Universitário. César Borges fala por Paulo Bretanha. Que não falam ou não tiveram oportunidade de se expressar nas páginas imparciais do DP. César Borges fala de realizações que ainda não aconteceram. César Borges, de maneira magnífica, não fala dos pareceres do TCU que demonstram inúmeras irregulares em sua magnífica gestão. Como também não fala das contratações irregulares que promoveu. Como não diz nada sobre o cacete que levou a respeito da faculdade de Veterinária exclusiva para oriundos do MST, um absurdo que não foi em frente por conta de uma decisão judicial no último momento. Como também esqueceu de falar do dinheiro da Ufpel utilizado de maneira indevida pela Fundação Simon Bolívar para comprar uma área para construir um shopping. Em resumo: César Borges não falou nada sobre sua magnífica gestão.
No entanto, César Borges é esperto. E já começou a se mexer.

PS.: professor Paulo Bretanha: não se preste a ser um laranja ou um garoto de recados. Entre na disputa como oposição de fato ou então se recolha. Fica mais fácil de explicar em casa.

Cidade: Lista tríplice será formatada em 2 de setembro
Candidato à reeleição, o atual reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Cesar Borges, confirma para 2 de setembro, no Conselho Universitário, a escolha da lista tríplice ao processo que elegerá os novos dirigentes da instituição. Segundo ele, o órgão atuará com base na lei que determina as regras da eleição, onde a nominata deverá ser elaborada a partir da escolha dos três nomes mais votados em um único escrutínio uninominal, por meio de voto secreto. O Conselho poderá, ainda, determinar a realização de uma ausculta à comunidade, na qual o voto dos professores tem peso de 70%. Os 30% restantes são relativos a estudantes e servidores técnico-administrativos.
Borges recorda que a UFPel é pioneira, entre as universidades brasileiras, no processo democrático eleitoral de seus dirigentes. Segundo ele, há cerca de 20 anos a eleição é organizada pelas entidades que congregam alunos, professores e servidores técnico-administrativos, utilizando sempre o critério de igualdade de condições onde cada categoria tinha o mesmo peso do voto, ou seja, 33,33%. Entretanto, diante do impasse gerado entre os três segmentos, este ano a decisão deve ser levada ao Conselho Universitário."No início do primeiro semestre, os três segmentos iniciaram as reuniões para a deflagração do processo de escolha do futuro reitor, ficando estipulado que até o final do mês de maio estariam definidos o calendário e a modalidade de voto nas três categorias que compõem a comunidade universitária", comenta Borges. A Associação dos Servidores da UFPel (Asufpel) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) optaram pelo voto universal. Em 10 de julho, comenta o reitor, a assembléia dos professores rejeitou a possibilidade de encaminhar o processo eleitoral na comunidade em conjunto com as outras duas categorias, através do voto universal. Eles escolheram o voto paritário.
CHAPA
O atual reitor destaca que, em duas oportunidades, (na sede da Adufpel e mais tarde na da Asufpel), os dois candidatos em potencial, ele próprio e o professor Paulo Bretanha, decidiram pelo consenso de não inscreverem suas chapas enquanto não houvesse o consenso entre as categorias. O grupo liderado por Borges está pronto. No entanto, ele manifesta que em respeito às associações que não conseguiram a definição sobre o processo eleitoral e ao Conselho Universitário, a nominata dos colegas será apresentada posteriormente.
Borges considera o atual momento peculiar, uma vez que todos os setores administrativos estão trabalhando intensamente para que os recursos financeiros do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sejam utilizados de modo a beneficiar os antigos e os novos cursos com equipamentos, reformas e obras, para que não haja solução de continuidade. "Isso atrasa obras ou aquisições e significa correr o risco de ter que devolver verbas para o Tesouro Nacional", afirma."Estamos certos que o período administrativo que estamos concluindo foi repleto de grandes realizações para a própria universidade e para a cidade de Pelotas. A proposta que apresentaremos para o período 2009-2012 será marcada pela inovação científica, tecnológica e cultural e pela conclusão de iniciativas já iniciadas que beneficiarão alunos, servidores técnico-administrativos e docentes", conclui o reitor. (Ivelise Alves Nunes)

3 comentários:

Anônimo disse...

A palavra soberana - Instantâneos locais do Diário Popular de doimngo dia 03.08.2008. comenta que Fetter Jr. teria aprovado a construção de um Pórtico Grego na frente do prédio cedido em comodato à Academia Pelotense de Letras.
O Interessante é que o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, a secretária de Obras e urbanismo, a secretaria do meio ambiente teriam VETADO TAL CONSTRUÇÃO. Com a palavra Victor Varzúbel - Presidente do Conselho Municipal de cultura - Eleitos pelo povo. Confere....

Anônimo disse...

Restultado de um jornalismo barato feito na base do control+C; control+V. Puro releasepress da CCS-UFPel. Prova disso é que os textos dos dois jornais da cidade são cada fez mais iguais. Fuleragem. Quando eu digo que a profissão de repórter está sendo trocada pela de assessor de comunicação, ninguém me ouve. O que vai acontecer? Não sei. Só há uma certeza: quem perde é o leitor.

Anônimo disse...

Irineu: a comprovar. O filho do Pro-Reitor de Extensão seria empregado por uma das fundações.