quarta-feira, 2 de julho de 2008

Onde está o Ministério Público que não toma providências contra esse golpe contra a Ufpel?

Leia o que se segue, publicado na coluna Espeto Corrido de hoje no Diário Popular:


Magnificência
Candidatos a reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges e Paulo Bretanha Ribeiro estiveram, às 17h de ontem, na sede da Associação dos Docentes. Atenderam edital que determinava a inscrição de suas candidaturas à consulta na comunidade universitária. Foram informados da inexistência de acordo entre as entidades - Adufpel, Asufpel e DCE - sobre a forma de votação, acertaram em aguardar as decisões finais que serão tomadas pelas assembléias das respectivas categorias.


Balela. A falta de acordo sobre a forma de votação é uma falácia. Existem normas, que o magnífico reitor César Borges, por vício de caráter, quer que sejam burladas. Houve uma assembléia? Devidamente oficializada, de acordo com o que diz o estatuto? Houve uma reunião, também chamada por alguns de assembléia, que decidiu a forma de votação de forma diferente? Esta "assembléia" ocorreu de acordo com o que dizem as regras? Essa discussão é uma, e deve ser levada adiante pela Justiça, se for o caso. A legalidade está sempre no cumprimento exato das normas e não nos acertos ocorridos nas esquinas.
Outra questão é sobre a inscrição de chapas. Foram inscritas no prazo legal? Os pretendentes podem decidir, na base da conversa a portas fechadas onde ninguém ouve o que foi acertado, que vão aguardar posicionamento sobre como será a votação e jogar as normas na lata do lixo? Onde está escrito isso? Está dentro do modelo legal ou apenas é uma idéia conveniente a ser colocada em prática pelos pretendentes, agora, depois dessa situação, tão iguais? Se não, estão definitivamente fora do pleito e isso é um trabalho para o Ministério Público, que tem por obrigação institucional defender o cidadão dessas ilegalidades. O Conselho Universitário - formado de professores cujo currículo e honradez vão pesar na hora das verdadeiras decisões - deve ter o caráter de assumir seus atos de forma clara e transparente e não se esconder atrás de um Conselho. César Borges não pode ser conduzido ao cargo novamente. O Conselho não pode ser mimetizado de César Borges.

3 comentários:

Anônimo disse...

Irineu, hoje as 3 entidades reuniram-se e definiram que as inscrições vão até sexta-feira. Acredito que o objetivo foi acalmar um pouco os ânimos, dado o modo como se manifestaram os funcionarios da reitoria na reunião bagunçada a que foram conclamados pela secretária (ou coisa que o valha) do Borja.Ao que tudo indica, não foi golpe. Assim espero.

Anônimo disse...

Estudantes reafirmam posição: o processo só sai no voto universal! Como os funcionários não arredam pé, tá na mão dos candidatos a responsabilidade de garantir a consulta. Agora quero ver: ou se inscrevem até amanhã ou não tem consulta.

Anônimo disse...

Pois bem, não se inscreveram. Sinceramente ninguém merece esses dois candidatos. E O Cesar Borges leva o Bretanha no bico. Gostaria de ouvir esse professor ou alguém que o apoie para saber o que pensam disso tudo. Não consigo entender. todo mundo sabe que no voto paritário o Cesar leva a melhor. No CONSUN tbém. Por que o Bretanha não aproveitou a chance e foi nessa luta com os alunos? Além de ser mais democrática, ainda lhe serve! Não tô acreditando nesse cara tbém. Que venha uma terceira candidatura!