quinta-feira, 13 de março de 2008

Deixa o Homem de Prata trabalhar, Fetter Júnior!

Notícias do reino pelotense... Para quem não sabe, o Homem de Prata é um cidadão que busca a sobrevivência como performático. Essa atividade, que consiste em imitar uma estátua que se move para agradecer as moedas que recebe, é conhecida como arte pelos países mais desenvolvidos.



Cidade: Tentativa de retirada do Homem de Prata gera confusão no Centro
Ivelise Alves Nunes
A tentativa de retirada do artista de rua Paulo Sérgio Kiiter, conhecido como Homem de Prata, do calçadão da Andrade Neves ontem à tarde por um fiscal da Secretaria de Urbanismo de Pelotas (SMU) gerou tumulto no Centro e acabou com o afastamento do municipário da função. A cena teria se originado a poucos metros de onde o Homem de Prata costuma ficar, em frente ao chafariz As Três Meninas, onde sua companheira, Maria de Lourdes Pereira Gomes, vendia ervas de chá. De acordo com algumas pessoas que testemunharam a confusão, o servidor municipal não usava colete nem apresentou documento de identificação no momento da abordagem, quesitos obrigatórios durante as ações de fiscalização.Kiiter teria se dirigido ao fiscal para entender o que estava ocorrendo e o mesmo exigiu que ele também saísse do Calçadão. Foi aí que a discussão começou. Quatro Policiais Militares (PMs) que circulavam pela redondeza foram chamados e ao ameaçarem algemar o Homem de Prata (que estaria alterado), foram impedidos pela população. Acompanhados dos PMs, o fiscal e Kiiter foram levados até a prefeitura, seguidos por dezenas de pessoas que permaneceram na porta de entrada do prédio à espera de uma solução.
A resolução
Nervosa, Maria de Lourdes ficou com os pertences dela e do companheiro no Calçadão enquanto a situação era resolvida com o secretário de Urbanismo, Luciano Oleiro, na sala da Ouvidoria Municipal. Após alguns minutos de reunião com o Homem de Prata, o secretário confirmou a abertura de inquérito administrativo para apurar porque o fiscal não estava com o colete e a razão pela qual não apresentou o documento de identificação exigidos nestes tipos de ações. Oleiro confirmou que não estava prevista nenhuma fiscalização para ontem que justificasse a atitude isolada por parte do fiscal.Segundo ele, foi constatado que Maria de Lourdes não tem cadastro como ambulante e isso deve ser feito ainda hoje para que ela possa continuar no Calçadão vendendo as ervas de chá, juntamente com Kiiter, que tem autorização para permanecer no local. Com a solução, as pessoas que acompanharam o caso aprovaram a atitude do secretário com aplausos e gritos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o governo democrático do "Progressista" Fetter Junior: "Valorizando o passado, fazendo acontecer no presente, construindo o futuro"!!!!

Eu, hein!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Porque você não se inspira no Homem de Prata, Fetter Junior?

Pára de viajar e vai trabalhar!