sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aos alunos da Ufpel

A decisão do Conselho já é sabida: a manutenção do magnífico reitor César Borges à frente da Ufpel é coisa certa.
No entanto, para tentar mudar esse destino, é preciso chamar a atenção da mídia para as irregularidades que acontecem na Ufpel. É preciso que a mídia - qualquer uma - mostre o que acontece na Ufpel e na Fundação Simon Bolívar. Só assim existirá uma chance de César Borges ser defenestrado.
Como fazer? É preciso mobilizar o maior número de alunos, funcionários e professores e promover uma manifestação - pacífica e ordeira - na frente da Universidade. Quanto mais gente, melhor. Quanto mais ordeira a manifestação, melhor. Se for o caso, essa manifestação deve fazer uma caminhada cívica em que se manifeste o desejo de ver César Borges longe da Ufpel.
Quando isso deve acontecer? A data da reunião do Conselho é no dia 2, terça-feira. Portanto, a manifestação deve ocorrer nese dia, com início antes da reunião, para que os conselheiros saibam que a decisão deles é uma decisão de cabresto e que não conta com o respaldo da comunidade universitária. Os conselheiros devem ser constrangidos, porém sem ofensas, sem difamação. Devem sentir a presença da comunidade e o peso que terão de carregar se votarem a favor de César Borges.
Isso dá cadeia? Não, não dá cadeia. No entanto, os interessados devem manter a calma e promover uma manifestação ordeira. Essa é a melhor arma.
É importante que as faculdades enviem ofícios para o ministro Fernando Haddad com o acórdão do TCU. É preciso, também, ver se a OAB local - uma entidade que preza o Direito e a Justiça - apóia o movimento. Todas as entidades, enfim, devem ser mobilizadas e chamadas a participar.
Só posso desejar boa sorte. Gostaria de estar por aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse protesto seria feito apenas pela parte dos estudantes mais ligada ao PSOL, que venceu a eleição para o DCE.
A turma do PT, que perdeu a eleição mas ganhou a representação nos conselhos discentes, Conselho Universitário inclusive, esta, parece que está no bolso do César. Tomara esteja enganado. E os estudantes conservadores, que votarão ou votariam (os de fora) no Fetter para prefeito, para esses, corrupção não é problema. Problema é o César ter virado a casaca no governo Lula e acenado favoravelmente para a inclusão de estudantes vindos dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - projeto do Ministério da Educação que eu considero justo - e tu não, Irineu.
Os professores não se manifestam. A não ser os descarados que endossam esse cara. E não são poucos. Os outros são outra corja de omissos. E os servidores, bem, os servidores, favas contadas, né. Essa turma, não digo a totalidade, mas a ampla maioria, é curral do César, é cegamente César. Estão satisfeitíssimos e agradecidos pelas migalhas e mimos que receberam nos últimos 4 anos. Massa de manobra que a reitoria conduz para onde bem entender.

Anônimo disse...

Até eu me espantei! César aceitando reverter injustiças de um país que até hoje não fea a reforma agrária (como a fizeram os desenvolvidos) e abrindo curso de veterinário para filhos de Sem-Terra? Achei fantástico! Mas ele só aceitou pela grana $$$$$$$