domingo, 10 de agosto de 2008

Exceção

Não vou polemizar com os comentários dos leitores postados no blog. Eles, em sua maioria, dizem a que vieram por si só e não necessitam de explicações. No entanto, um comentário postado por um anônimo (provavelmente algum funcionário do jornal) em Jornal de Fetter Júnior faz elogios a Fetter Júnior me chamou a atenção pelo pouco conhecimento de jornalismo. Pouco, não. É muito pior do que isso. É o conhecimento torto do que é fazer jornalismo. Publicar o que as assessorias de imprensa mandam sobre os candidatos não é modelo de equilíbrio. É modelo de jornalismo pobre - de espírito e de conteúdo - , que nada acrescenta ao leitor e que, ao contrário, privilegia os candidatos que estão mais bem assessorados e que conseguem escamotear suas deficiências - ou coisas mais graves - com muito mais engenho. Afinal, é esse o papel do assessor de Imprensa. E o papel do jornal é fazer uma leitura crítica do que esses marqueteiros querem vender. Nada mais. Nada menos.

PS.: no tempo em que passei no Diário Popular tentei fazer jornalismo. Como é notório, não consegui.

Comentário Anônimo
Se parar para ler todos os textos desta página, verá que todas candidaturas se "auto-elogiam", afinal as matérias que constam neste espaço são enviadas pelas assessorias de campanha e cumprem um rodízio. Toda a cobertura de eleições do DP é planejada com muito cuidado e busca o equilíbrio. Isso tu não reparas? Ou no teu tempo não era assim?

16 comentários:

Anônimo disse...

Planejamento... algo que não existe no Diário Popular. Tudo é muito amador...E quem trabalha lá sabe, sofre, mas vai fazer o quê? a rainha louca é quem manda.

Sem Papel e Tinta disse...

Faz tempo que a profissão de repórter vem sendo trocada pela de assessor de imprensa. Mais triste que isso é ver aquela corja sindicalista perdendo tempo com questões que não merecem ser discutidas, para ficar olhando cada assessor tirar o trabalho de 10 repórteres. Olha: desisti. Quem perde é o leitor!

Anônimo disse...

Pois vou mandar um elogio ao diário popular, especialmente à jornalista Anna Fernandes. Na entrevista com o candidato Matteo Chiarelli, neste domingo, a jornalista lhe perguntou sobre a contradição entre pedir que a Justiça Eleitoral divulgue os processos existentes na Justiça contra os candidatos a Prefeito, e, ao mesmo tempo, ter como seu principal candidato a vereador o Sr. Ademar Ornel, que já foi condenado em primeira e segunda instâncias por improbidade administrativa.

O candidato Matteo tentou desconversar, veio com o papinho de sempre, da defesa, de que não houve prejuízo ao erário. A repórter, demonstrando que tinha feito bem a lição de casa, insistiu, dizendo que mesmo assim foi reconhecido em primeira e segunda instâncias que tinha havido favorecimento a uma empresa para instalação de ar condicionado na Câmara de Vereadores.

Assim, até vale a pena comprar o Diário Popular. Espero que com todos os outros candidatos as perguntas tenham sempre o mesmo grau de objetividade e pertinência.

Anônimo disse...

Não conseguiu fazer "jornalismo" porque foi demitido, se não estaria lá até hoje. Certamente não pediria demissão, mesmo que não conseguisse fazer esse "jornalismo" que tanto prega. Mas como foi demitido, desde então amarga essa bronca toda. Já está mais do que na hora de esquecer a empresa que tanto detesta... Perde tanto tempo com ela...

Anônimo disse...

O Irineu não perde tempo com empresa que detesta, não, amigo anônimo. O que faz é prestar um grande serviço à sociedade de Pelotas, ao trazer à tona podridões que não figuram nas páginas do DP, por conta das amizades da rainha, patrocínio ou preguiça de quem comanda a Redação... O blog só existe pela enorme lacuna deixada pela imprensa pelotense, que não consegue cumprir minimante com suas obrigações... Quanto a ser demitido, isso ocorreu porque não se curvou ao jornalismo medíocre que hoje é praticado neste jornal... Aliás, não aceitou a mediocridade, nem a sacanagem de esconder da população a qualidade da água oferecida pelo Sanep em Pelotas... Caro amigo anônimo, você tem de admitir que rasgar manchete no jornal do prefeito sobre a água suja que ele abastece a cidade é um ato de coragem, não?
Tanto ele como o editor anterior, "caíram" pelo mesmo motivo... E basta ver o resultado, diariamente, nas páginas do jornal... Pobre leitor que paga por essa porcaria. Aliás, não pensam nem um pouco nele quando demitem jornalistas competentes e substituem por estagiários sem nenhuma experiência(com a devida chancela do sindicato dos jornalistas) ... Aliás, o valor da folha de pagamento do DP deve ter caído um bocado nos últimos tempos.

Anônimo disse...

Acho que não é perder tempo, quando o Blog noticia fatos de Pelotas.
É muito importante para mim, pelo menos, saber os bastidores de um jornal que até agora continua formando a opinião dos que aqui moram.
Faço parte de uma geração que achava :se deu no jornal, no rádio ou na revista era verdadeiro.
Foi-se essa época, graças a Deus, as vaquinhas de presépio e marias-vão-com-as-outras, ainda existem e acreditam.
Outros livraram-se desses garrotes.
Masiero conhece os bastidores e como funciona o jornal,
Como poderia ficar omisso diante do que verifica ser um jornalismo torto ?
Depois disso, como é bom ler jornal...
Ouvir certos formadores de opinião...
A gente sabe quem é quem.
Sabe discernir quem é a Voz do Dono.
Energia Masiero.
Persiste.
Abrs., Thaís.

Anônimo disse...

Era exatamente isso que queriam quando demitiram o Irineu: que ele esquecesse a empresa. Mais do que iso, queriam que ele esquecesse do leitor: que bom, irineu. Não conseguiram te comprar, nem te demitir.

Anônimo disse...

Como tem gente crédula nesse mundo! Acreditam mesmo que o nobre Irineu se preocupa com o leitor? Claro que não, seus bobos. Ele só se dá o trabalho de acompanhar cada passo do Diário Popular, mesmo de longe, para criticar por vingança, por recalque de quem foi demitido. A propósito: consegue fazer seu "jornalismo" hoje em dia?Trabalha? Quanto ao comentário com a defesa mais "ardente" de sua pessoa, todos sabem de quem parte...

Anônimo disse...

Olá anônimo das 11:07, nunca vi o Masiero. Não o conheço, portanto.
Sei que ele abriu um espaço imortantíssimo para a interatividade de opiniões sobre alguns acontecimentos da cidade que há muito tempo é dominada pelo suposto "andar de cima" e uma mídia que pode ser muito questionada sim. Quem nos tira esse direito de cidadania ?
Por que achas que todos daqui temos os olhos vendados ?
Por que a suposição de que esse Blog é de brincadeirinha e pelotenses, como eu, não podem ter
pareceres a favor ou contra os "posts" do Irineu ?
Tua opinião foi publicada e pronto.
"todos sabem de quem parte..." é uma assertiva muito infeliz - não tenho nenhuma ligação com o blogueiro.
Quero o direito de ter minha opinião, respeitando a tua, que não sei de quem parte.
Nem quero.
Abrs.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 12:59, podes até não ter nenhuma ligação com o blogueiro. Acredito. Se é assim, ignore meu comentário então. Ele não é para você. Acho que todos têm direito de manifestar sua opinião sim, o que é insuportável é vocês acreditarem de uma forma tão cega em alguém e o pior: achar que esse alguém é o que escreve ser. Tire a venda dos seus olhos, mas para tudo, não apenas para o que o blog indica. Seja você mesmo e não uma sombra patética, que só sabe aplaudir alguém que não deu certo.

Anônimo disse...

Não tenho venda nos olhos não. Eu quero informações sobre os fatos cá da terra.
Se Masiero deu certo ou não o problema é dele.
O conceito de "dar certo" é muito subjetivo.
cada um sabe onde lhe aperta o sapato.
Tenho, de fato, muita consideração por quem demonstra persistência na continuação deste Blog com notícias que não são encontradas na mídia.
O tempo das sombras patéticas acabou, vaquinhas de presépio, marias-vão-com-as-outras.

Se o blogueiro é parcial no seu foco ou não, tenho bastante discernimento para até contestá-lo, sem trazer à baila, um rançoso e pérfido preconceito do "não deu certo".

Não dá certo é a pretensão do anônimo das 14:26 :
"não devemos aplaudir o blogueiro que é uma pessoa que não deu certo..."
Convenhamos, não precisava tal presunção patética !

Anônimo disse...

Não entendi..."dar certo" é trabalhar do DP?
Se for, quero não dar certo eu também!

Anônimo disse...

Que barbaridade! Dar certo é o seguinte: concorde com quem tem poder, mesmo que não valha nada!
Oras, ter opinião é dar certo: como SER HUMANO!
Ou dar certo é ser amigo do prefeito? Do rei, do editor...

Anônimo disse...

Não, dar certo é ter...
o carro do ano, ou por aí...
enfim, tudo o que pode fazer crer que
... TEM.
E dever, dever, dever.
Aparências, como gosta o pelotino.

Anônimo disse...

Nossa, parece que os brios dos "assessores de imprensa" do seu Fetter foram abalados. Pois é, porque com raras exceções, os "repórteres" do DP são assessores do Fetter. Essa tal de Anne Fernandes, por favor né?! A menina não sabe a regra básica do jornalismo: ouvir as duas partes. E se ouve, só escuta uma delas!!! Mas enfim, se não fossem espaços alternativos como esse, criados por gente que enxerga além do seu próprio um bigo, amargariamos com o "veículo oficial", com jornalistas ditas "espertas".
Menos né, muito menos!

Pé na tábua Irineu, moramos num país onde a democracia e liberdade de imprensa existem!!!

P.S.: E sobre a entrevista do Matteo Chiarelli, a repórter veio cheia de intenções dúbias. Alguém imagina ela fazendo essa pergunta para o Fetter??!!

- Sr. prefeito, como o senhor explica estar tentando uma vaga a prefeito em cima de um projeto que o senhor disse que era mentira?! E o tal mail do Banco Mundial que o senhor mostrava dizendo que o dinheiro não existia?!!

Imaginam a menina perguntando isso com a mesma audácia que enfrentou o candidato do DEM????

Anônimo disse...

É mesmo, tinha esquecido que era mentira o dinheiro do Mundial.
Garanto que vai ser dito que se trata de outro !
Esperar para ver.