terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cadê o dinheiro, Fetter Júnior?

O que aconteceu com a grana dos trabalhadores do programa Estratégia Saúde da Família? A prefeitura recebeu o repasse do governo federal? Se recebeu, por que não está na conta da Apae? Com a palavra, Fetter Júnior.

Cidade: Trabalhadores do Saúde da Família protestam por atraso no pagamento (Diário Popular)
Jussara Lautenschläger
Trabalhadores do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram protesto na tarde de ontem nas escadarias do prédio do Executivo. O motivo: atraso no pagamento dos salários referente ao mês de julho. Por volta das 16h, a presidente da Associação dos Trabalhadores de Saúde da Família de Pelotas (ATSF), Anelize de Oliveira Von Hausen, recebeu a informação de funcionários do Banco do Brasil e de representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), esta é a contratante dos profissionais, de que o dinheiro havia sido depositado e hoje estaria disponível na conta dos trabalhadores.Anelize destaca que o total da folha é de R$ 290 mil e apenas R$ 210 mil foram depositados. “Os colegas que estão em férias não vão receber o dinheiro, porque este será utilizado para a compra de vale-transporte”, reclama. Hoje, às 8h, representantes da ATSF e trabalhadores do ESF vão até a sede da Apae para receber os vales-transporte e reivindicar os direitos dos trabalhadores em férias.
A manifestação
No início da tarde de ontem os trabalhadores se reuniram nas escadarias do prédio da prefeitura e afirmavam que só iriam embora após ter um posicionamento do Executivo. Anelize explica que o dinheiro do ESF é repassado pelo Governo Federal ao Poder Municipal, que o remete à Apae, instituição responsável pelo pagamento dos 211 trabalhadores do programa. “O que sabemos é que devido a problemas administrativos o dinheiro não pôde ser repassado à Apae, o que trouxe enormes prejuízos à categoria”, afirmou Anelize.
Hoje, em Pelotas, existem 31 equipes do ESF, formadas por seis agentes comunitários, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem.
O secretário de Governo, Abel Dourado, através de sua assessoria, informou ao grupo que poderia receber um dos manifestantes.
Anelize não aceitou e ainda reiterou que só entraria se fosse com dois colegas. Dourado não quis se manifestar sobre o caso à reportagem. Já o presidente da Apae não foi localizado para esclarecer o caso.

Nenhum comentário: