terça-feira, 5 de agosto de 2008

E Fetter Júnior só viu isso agora...

A barragem Santa Bárbara é um problema há 42 anos em Pelotas. Há quem diga que as enchentes que eventualmente ocorrem no Centro da cidade são provocadas por equívocos no projeto.
De qualquer maneira, Fetter está no governo já há algum tempo. E só agora, às vésperas das eleições, resolveu agir. Esperto esse Fetter, não?

Cidade: Sanep limpa comporta após 42 anos (Diário Popular)
Uma equipe do Sanep realiza o conserto e a manutenção da adufa (comporta) de fundo do manancial da barragem do Santa Bárbara. O trabalho tem por finalidade descartar o lodo e minimizar a concentração de nutrientes, inclusive de manganês, presentes no manancial e que ocasionam a turbidez na água. Desde a fundação da barragem há 42 anos - Governo Edmar Fetter, 1966 - esta é a primeira vez que é realizado este trabalho, salienta o diretor-presidente da autarquia, Ubirajara Anselmo.A adufa é uma comporta de ferro, que abre e fecha, com o objetivo de dar estabilidade à estrutura do talude em época de grandes cheias e também possibilitar a retirada do lodo que fica depositado ao fundo. Este material está acumulado há décadas, diz a bioquímica da autarquia Isabel André, e desde a inauguração da barragem, em 1966, nunca se abriu a comporta para que fosse periodicamente descartado.Com isso, ressalta ela, as concentrações de microorganismos ficaram bastante elevadas, causando problemas de eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes, como o fósforo e nitrogênio, e a proliferação maciça de algas, que a partir de 1986 começaram a surgir. Atualmente o manganês ocasiona a turbidez da água.“É um trabalho que estamos executando de maneira cuidadosa e delicada, pois é uma estrutura que nunca recebeu manutenção”, afirma Isabel.Um mergulhador foi contratado para realizar a inspeção da estrutura, localizada a uma profundidade de quatro metros. No primeiro momento ocorreu a retirada da grade, que foi enviada para manutenção em uma oficina, onde será retirada a oxidação e feita a pintura. Em seguida a grade será recolocada, junto com uma roldana, que será presa a cabos de aço e possibilitará assim o seu deslocamento para a manutenção. Também será colocada uma adufa provisória para que possa ser retirada a principal e feita a limpeza.Isabel ressalta que após a conclusão do trabalho, ainda sem prazo definido para terminar, pois depende de vários fatores, como clima e as condições atuais da estrutura que não recebiam manutenção, serão feitos descartes programados e periódicos do lodo.

Nenhum comentário: