quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fetter Júnior ou a síndrome da Novilíngua

Este post tem três tempos. No primeiro, ele republica um comentário feito por um leitor, que indignado, mostra duas realidades distintas de um mesmo fato. No segundo tempo, ele mostra a visão da oficial de Fetter Júnior, o homem que quer ser prefeito de Pelotas, sobre os acontecimentos. No terceiro e último tempo, a visão do jornal Zero Hora sobre o mesmíssimo fato. Cabe a você, leitor, fazer os comentários. Eu não tenho nada a dizer. Ah, preste atenção nas fotos (a primeiro, do site da Prefeitura; a segunda, do fotógrafo Nauro Júnior, do jornal Zero Hora).


TEMPO 1- O LEITOR

um prefeito, duas cidades disse...
Irineu.
sou pelotense e como qualquer cidadão pago impostos. Infelizmente vivo em uma cidade que tem duas caras. Aquela vista pela população e uma outra, vista pelos que a governam. Hoje à tarde não foi diferente. Pelotas viveu um caos. Quem mora no centro vislumbrou uma cidade asfaltada porém engarrafada; trânsito caótico. Já aqueles que residem nos bairros viveram o desastre de uma cidade alagada, embarrada, esburacada.Enquanto isso, mais uma vez a Prefeitura, responsável por zelar pelo bem público, lavou suas mãos (só não me pergunte em que água!). Basta ver como reage o poder público pelotense em dias de chuva. Ao invés de atender a população, divulga nota que não condiz c/ a realidade. Um comparativo pode ser feito com a reportagem do jornal Zero Hora. Seguem os links.
Um abraço,

Aqui, foto de ZH: http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/4932328.jpg

Aqui, reportagem de ZH: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2130907.xml

Aqui, nota e foto da Prefeitura registrada no momento em que não estava chovendo: http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=14675#



TEMPO 2 - A PREFEITURA

Prefeitura atenta aos problemas causados pela chuva
O volume de chuva registrado em Pelotas nas últimas horas foi elevado, mas o sistema de micro e macrodrenagem do município funcionou bem, tendo sido verificado apenas problemas pontuais em bairros da cidade. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Bretas, a secretaria recebeu muitas ligações pela manhã, mas os problemas foram contornados e a água escorreu rapidamente. Equipes de drenagem urbana ficam de sobreaviso quando ocorrem chuvas fortes na cidade, afirma o secretário, e agem imediatamente quando acontece obstrução em algum ponto que possa ocasionar alagamentos. O volume de água foi grande e chegou a assustar moradores que, em seguida, segundo o secretário Bretas, passarm a contar com um trabalho conjunto entre a Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil. O serviço contará com plantão permanente. Com relação à macrodrenagem, coordenada pelo Sanep, onde inclui os grandes canais, o diretor-presidente, Ubiratan Anselmo, salientou que todas as bombas de sucção funcionaram bem. A macrodrenagem no município é composta pelos canais Santa Bárbara, Pepino, Bento Gonçalves, e Mario Meneguhetti, e na Praia do Laranjal pelo Canal da avenida Espírito Santo. Oito Casas de Bombas que funcionaram bem realizam a sucção da água acumulada quando esta não sai por gravidade. Apenas ocorrências pontuais como na zona do Porto foram verificadas e imediatamente sanadas. A maioria dos problemas verificados também se dá em função do lixo jogado nas ruas, o que ocasiona o entupimento dos bueiros. O Sanep tem intensificado a limpeza dos canais, com equipe de drenagem urbana trabalhando em forma de rodízio na limpeza, retornando ao mesmo ponto periodicamente. São investidos mensalmente R$ 250 mil, na limpeza de canais no município, diz Anselmo, com a contratação de mão-de-obra, caminhões Hidrojateadores e máquinas.O coordenador da Unidade Gestora de Projetos (UGP), Jair Seidel, falando sobre as obras de pavimentação do projeto Pelotas Pólo do Sul, destacou que a pavimentação acabou auxiliando no escoamento de água, possibilitando um escoamento mais uniforme. Para que a drenagem seja perfeita, segundo ele, as bocas de lobo precisam estar sempre desobstruídas, o que vem acontecendo em função do trabalho preventivo da Prefeitura. Segundo dados do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet), das 9h da manhã de ontem(19) até 9h de hoje(20) choveu o equivalente a 46 milímetros. A média mensal prevista para agosto é de 123 milímetros e o acumulado do mês ficou em 126.6 milímetros. Amanhã o tempo começa a melhorar. A chuva volta na madrugada de sábado e no domingo.

Data: 20/08 Hora: 16:20 Redator: Joan Vieira MTB 8902 Fotógrafo: Jorge Gonçalves



TEMPO 3 - ZERO HORA

Chuva deixa Pelotas alagada
Nas últimas 48 horas, choveu 63% do previsto para agosto

Álvaro Guimarães, Pelotas
alvaro.guimaraes@zerohora.com.br A chuvarada que atingiu Pelotas na tarde desta quarta-feira espalhou problemas pela área urbana do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva registrada na cidade chegou a 32 milímetros entre as 8h e às 17h. Conforme a Defesa Civil, nas últimas 48 horas já choveu 82 milímetros, o que equivale a 63% do total de 126,6 milímetros previstos para todo o mês de agosto. A chuva atingiu seu ápice entre as 12h30min e as 14h30min. Nesse intervalo, várias ruas e avenidas ficaram completamente alagadas. Os maiores problemas foram registrados na zona do Porto. A direção da escola estadual José Brusque Filho suspendeu as aulas da tarde porque o prédio na Rua Visconde de Jaguari foi completamente inundado. Em ruas próximas como Garibaldi, D. Pedro II e Três de Maio, os moradores tiveram dificuldade para sair de casa e os motoristas precisaram de muita perícia para vencer trechos transformados em verdadeiros lagos. No Centro, o alagamento de vias expressas como a Avenida Bento Gonçalves deixou lento e confuso o trânsito. Pontos de alagamento também foram registrados nos bairros Areal, na zona leste da cidade e Fragata, na zona oeste.

6 comentários:

Anônimo disse...

Buscando na memória, não consegui lembrar de enchente na rua Gonçalves Chaves entre D. Pedro e Três de Maio (fundos do Colégio São José), local onde foi feita a foto que ilustra a nota da Prefeitura. Até porque a água vem descendo desde a rua Quinze, passando direto pela Gonçalves Chaves em direção a zona do Porto. Para o outro lado da Quinze, a água acumula na Saldanha Marinho, a qual apareceu no Jornal da RBS e TVCOM (neste dia 20.08) com um "bucólico" barco a remo. Aí, passo a concordar com a reportagem da ZH.

PELaborda disse...

Claro, as zonas baixas sofreram mais e "diferente" de antes do asfalto. No início da chuva, já havia alagamento em ruas do porto. Mas mesmo na Andrade Neves -rua alta - alagou.
Asfalto à rodo é isso ai!

Anônimo disse...

Esse tipo de manipulação não deveria dar cadeia?

Fetter, Fetter... Tua hora está chegando e nem para síndico de prédio serás mais eleito...

Anônimo disse...

Chega a ser ridículo, né?!

Sem falar nas ruas em que o asfalto novo já ficou todo esburacado. Acreditam?! Uma tristeza ver nosso dinheiro indo pelo "ralo" literalmente.

Outra curiosidade. Viram que o site do DP saiu do ar desde o dia do início do horário eleitoral. Está "em manutenção". Estranho né?!

Irineu, pena que não consegues ver daí o horário eleitoral. Irias te divertir!!!

abraço

Anônimo disse...

Pois sabes, Irineu, que nem o jornal do prefeito conseguiu esconder os alagamentos da cidade. Na edição desta quinta-feira estão lá as fotos das ruas, cheias de água, estampadas na capa. Mas a melhor das imagens, que escancara o estado de abandono de Pelotas, foi publicada como "Imagem do dia", na página 2 da mesma edição do Diário Popular: um rato, açoçado pela chuva, que resolveu passear pelo centro da cidade e foi flagrado por um dos repórteres fotográficos do DP. É, a coisa tá feia, nem mesmo o jornal do prefeito consegue tapar mais o sol com a peneira. Pena que o site do DP tá em manutenção, senão ficava fácil de você conferir e até mesmo reproduzir a foto... Digna de prêmio.

Anônimo disse...

maquiar e manipular as noticias da péssima administração é o que mais o DP sabe fazer... ainda bem que tem muito cidadão inteligente que não deixa se levar pelas bobagens que são escritas. E o pior de tudo são as ruas que nem viram a sombra de asfalto... as vilas, os bairros, as comunidade estão no barro, na lama, sem sistema de esgoto, sem limpeza, sem nada, no abandono. Pena, muita pena!