domingo, 17 de agosto de 2008

Sábio professor Di Franco

Tenho apreço pessoal pelo professor Carlos Alberto Di Franco. Homem gentil, atencioso e conhecedor dos meandros das principais empresas jornalísticas do país, dá conselhos e forma profissionais que se destacam na profissão. É dele a frase

"O exercício concreto da ética demanda não apenas que você seja capaz de absorver o conhecimento teórico mas que tenha o desejo e a intenção, isto é, o caráter pessoal para praticar a ética”,

publicada em entrevista no Diário Popular, que visitou esta semana.
Torço que a frase faça sentido para os profissionais que lá trabalham. A começar pela direção.
Saudações, professor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Irineu,

Pela admiração que tenho pelo jornalista e pelo espaço democrático que criasses, divido contigo uma percepção. Acho fantástico o espaço que criasses para nós, que somos oprimidos por uma imprensa com suas "peculiaridades", como é a de Pelotas. Por isso acho louvável o espaço aberto pelo teu blog.

Da mesma forma imaginei que seria essa a intenção do jornalista que criou o blog "Amigos de Pelotas". A partir de indicação tua, aqui no site, acabei conhecendo o trabalho dele.

Depois de alguns meses fecho a página decepcionada. O cidadão tem alguns problemas pessoais com segmentos ou ideologias, e de certa forma acaba misturando tudo. Tem uma obsessão por "furos" e para fazê-los beira a falta de ética. Nesse final de semana presenciei uma situação dessas. Quando chegou na entrevista coletiva do Tarso Genro munido de "perguntas desestrurutantes".

Sou fã dos jornalistas inteligentes e perspicazes. Mas me dá até uma certa pena ver aqueles que buscam um holofote a todo pano.
Me parece claramente que é o caso dele. A necessidade de aparecer acaba abafando o próprio tema de debate.

Outro detalhe é que no blog do cidadão, quem discorda de suas, opiniões tem os posts excluídos. Mesmo que sejam opiniões redigidas com respeito, mas que digam o que acham da postura dele, ele não publica. Espaço democrático?!

Enfim Irineu, vou continuar lendo só o teu blog e se fosse tu, não investia tanto em dicas de pautas dele. Acho que o jornalísta que quer aparecer mais que a notícias por si só já é questionável. Criar factóides para se promover então, é pior ainda! E n´so que amamos tanto Pelotas, chegamos a coclusão que por falta de opção esse cidadão resolveu atuar como "Inimigo de Pelotas".

abraço e bom trabalho.

Anônimo disse...

Também eu tinha por hábito ler o blog do Rubens, divulgá-lo a amigos e tecer comentários referentes às matérias publicadas. Afinal, Pelotas necessita de "novos ares" no espaço midiático (e se precisa!) e o "Amigos de Pelotas" parecia estar desempenhando um papel inovador nesse sentido. No entanto, atitudes como as descritas acima pela leitora "Beta", com quem concordo em gênero, número e grau, fizeram-me bater em retirada. Há muita infantilidade e uma forte dose de narcisismo no tipo de postura adotada pelo jornalista e sua equipe. E quem se acha o ofendido quando recebe críticas é ele mesmo...Acaso não saberia que poderia ser alvo delas quando decidiu pela profissão de jornalista? Não sabe lidar com elas? Acabei de fazer as malas e estou chegando, de visita, a este blog. Sou bem-vinda?
Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Irineu,
Desculpe usar teu blog para isso, mas como não sou o primeiro a desabafar, faço coro aos outros dois posts sobre o teu colega do "Amigos de Pelotas"... Não o conheço pessoalmente, mas o narcisismo, a postura rancorosa e anti-democrática saltam aos olhos... Quem duvidar, que tente postar lá um comentário que contrarie minimamente a opinião do DONO. Menos mal que não é proprietário de jornal... a julgar pela postura adotada no blog, a prática despótica faria corar até mesmo as bochechas da Rainha Louca... Não bastasse a vaidade exacerbada e a dificuldade em conviver com críticas, o moço é um poço de incoerências... Comete exatamente os mesmos pecados do pelotense médio, que tanto critica... "Que feio aparecer na coluna social... A menos que seja uma foto da minha irmã... Ah, mas ela não tem problema... Foi por merecimento porque vai estudar na Sorbone..." Deus me livre!
Não bastasse isso, o moço deve ter faltado a algumas aulinhas básicas de jornalismo, entre elas as que tratam de ética profissional e sigilo das fontes... A última pérola é que não aceitará mais comentários anônimos no seu blog... Quem quiser fazê-lo com uso de pseudônimo já está avisado: vai arquivar o ID e se o "bicho pegar" dedura o autor (mesmo o post tendo de ser aprovado pelo DONO do blog)... Tudo isso sem o menor constrangimento (tá lá o aviso, prá quem quiser ver).
De minha parte já decidi... Não acesso mais aquela porcaria. De pavão arrogante e gente despótica e parcial a imprensa pelotense está cheia... Não preciso ler coisa escrita por quem além de reunir todos esses vícios, ainda é incoerente o suficiente para criticar a mesma postura equivocada que reproduz a toda hora.
Mais uma vez, desculpe, Irineu. Não tens que ouvir essas coisas. Teu trabalho é sério e democrático. Já cansei de ler aqui posts de gente que te xinga, não raras vezes de forma injusta. E mesmo assim tu publica... Continue assim... Vida longa ao teu blog.
Abraço

Anônimo disse...

O "amigo de pelotas" tem seus destemperos, sim. Muitas coisas que publicaste aqui, como os concursos questionáveis na ufpel (cinema, etc), ele não divulgava lá. Aos poucos, se redimiu.
No entanto, apesar de destemperos - comuns a muitos, numerosos seres humanos em diversas profissões- considero que ele venha tendo a coragem que não estamos tendo e, me parece Irineu, que estas críticas ao Rubens tem se avultado pq ele tocou em dois tótens: Tarso e PT.
Cuidado, agora está tocando nas ongs. Com uma esquerda dessas, quem é que precisa de direita? E a direita é ainda pior! Vou ficar com a energia do sol que nasce todo dia.

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de saber o que são as "perguntas desestruturantes" que o amigo de pelotas fez ao Tarso.: acaso seriam aquelas que todos nós gostaríamos de ouvir respondidas? Sobre a DESESTRUTURAÇÃO - esta sim - da UFPEL?
Pq este tipo de comentário me cheira a censura?

Anônimo disse...

De censura o "Amigos de Pelotas" entende bastante... Basta ver o que faz no blog com os posts que não lhe agradam. E não pense que o sujeito precisa ser grosseiro ou mal educado prá não ter a opinião publicada. O critério por lá é o gosto pessoal do Narciso mesmo.