quarta-feira, 11 de junho de 2008

A matemática do Diário Popular ou o Carnaval fora de época

O Diário Popular quer forçar a barra em relação ao Carnaval fora de época que Fetter Júnior - o prefeito que também é um dos donos do jornal - quer instituir na cidade. Essa idéia não deve prosperar por esdrúxula que é.
O jornal foi desonesto em relação ao título. A população não está dividida. Ao contrário. A maioria é contra o Carnaval fora de época. Só o prefeito Fetter Júnior e a secretária foliã Cláudia Ferreira não conseguem ver o óbvio.
Mas o melhor comentário é sobre a matemática utilizada para justificar a "divisão" de opiniões e principalmente a respeito da desonestidade do título. Vejamos quanto dá a soma:

"De dez pessoas ouvidas pelo Diário Popular no Centro da cidade, cinco se manifestaram contra a alteração e duas a favor. Para três é indiferente o período e uma considera que o investimento em Carnaval deveria reverter para a área da Saúde."

OU SEJA: A SOMA DEU 11!
No final da reportagem, aparecem 10 entrevistados.


Cidade: Carnaval fora de época divide opiniões
Tânia Cabistany
A prefeitura de Pelotas emite decreto até amanhã para oficializar a data do Carnaval 2009, que será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, e 1º de março - a data oficial é 24 de fevereiro. De dez pessoas ouvidas pelo Diário Popular no Centro da cidade, cinco se manifestaram contra a alteração e duas a favor. Para três é indiferente o período e uma considera que o investimento em Carnaval deveria reverter para a área da Saúde.A realização do evento fora de época pelo segundo ano consecutivo foi definida entre a Secretaria de Projetos Especiais e os dirigentes de agremiações. A idéia é possibilitar a vinda de maior número de turistas, como ocorreu no ano passado, e vender a transmissão do Carnaval para uma emissora de canal aberto.“Todos os anos tem polêmica atrás de dinheiro. Além disso, não tendo concorrência a gente recebe mais turistas e isso é bom para todas as partes. Mas a prioridade é tentar vender o Carnaval. No ano passado isso só não ocorreu porque a emissora interessada tinha outro grande evento para transmitir na mesma época”, diz o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas, Renaldo Marques.O Carnaval 2009 deverá ser realizado novamente no leito da antiga Viação Férrea, pois não há outro mais apropriado, pelo menos não por enquanto, confirma Marques. Segundo a secretária Cláudia Ferreira, o projeto para a passarela definitiva, ainda que não seja a oficial em 2009, dever ser discutido até o final deste ano.
O que o povo acha
A opinião de populares se divide quanto ao Carnaval fora de época. O comerciante Luís Gustavo da Luz Machado, 48 anos, mostra-se a favor da mudança de data, porque atrai turistas. Também a favor se manifesta a estudante Suelen Gama, 24. “É melhor. A gente pode olhar o Carnaval das outras cidades pela tevê e depois ir para a passarela assistir ao nosso”, diz. Já o técnico em telecomunicações, Geraldo Bernardi, 61, é contra, por achar difícil a adaptação do povo. “Para mim tanto faz. Eu adoro Carnaval, vou todos os anos, em qualquer dia”, afirmou a dona-de-casa Vabete Rodrigues Mendes, 52. Não é o caso do aposentado Nélson Arno Alves, 48: “Com a pobreza do nosso município, já era para ter acabado o Carnaval há muito tempo, e o dinheiro gasto com isso investido na saúde”. Joaquim Fernando Magalhães, 50, que trabalha em serviços gerais, contesta. Para ele, “tendo Carnaval, qualquer época é época”.A garçonete Mara Cardoso, 38, considera péssima a mudança de data. “Fica tudo descontrolado. O feriado de Carnaval fica fora do período”, observa. O operador de caldeira Carlos Antônio Saraiva, 53, também prefere a data oficial: “Fica sem graça depois. O nego perde a empolgação”, diz. Mesma opinião tem a dona-de-casa Cláudia Fuentes, 36. Para ela, a troca atrapalha quem gosta de Carnaval e não está de férias para curtir. A balconista de farmácia Karlene Tavares, 36, igualmente acha errado trocar. “Foi feito para ser numa data igual às outras cidades. Não deveria mudar.”
Desfile da Empolgação será antecipado
Outra mudança foi acertada entre a Secretaria de Projetos Especiais e os carnavalescos: a banda Empolgação antecipará seu tradicional desfile de abertura da festa. Será cinco dias antes, no dia 21 de fevereiro, às 14h. Na mesma data, porém no final da tarde, ocorrerá o desfile técnico.Seminário dia 18A Secretaria de Projetos Especiais e os dirigentes de agremiações definiram ainda a realização do Seminário Doce Folia. O evento está agendado para o dia 18 deste mês, a partir das 14h, na 16ª Fenadoce. Serão discutidas questões administrativas, projetos enviados à Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a possibilidade de incluir o Carnaval pelotense fora de época no Calendário de Eventos do Estado, entre outros assuntos.Diversas autoridades serão convidadas a participar do seminário, entre elas os secretários estaduais de Cultura e Turismo. A programação deverá estar concluída nos próximos dias. “Vamos juntar o doce com a folia”, disse a secretária Cláudia Ferreira, ao final da reunião mantida com os carnavalescos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante que esse blog cumpre a função de denunciar.. só que sempre as mesmas pessoas!
E QUANTO AO NOME DE ANTONIO ROBERTO LAMAS, vais simplesmente ignorar como o Diário Popular e todos estão fazendo?