sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pelotas alagada. De novo

Recebi o seguinte e-mail de um leitor:
Mais uma chuvarada forte na madrugada e Pelotas está embaixo de água, de novo. Os bombeiros recomendam que não se saia de casa. Táxis e ônibus deixaram de circular pela manhã, escolas suspenderam aulas, a Lagoa dos Patos transbordou e invadiu a avenida, no Laranjal, há muitas casas invadidas pela água em vários bairros da cidade, inclusive em regiões altas, onde não são comuns alagamentos.

Enquanto isso, propaganda partidária apresentada ontem na TV mostra Fetter Júnior e suas realizações, como o asfaltamento, a estação de tratamento de água (água preta?) entre outras.
Acorda Fetter Júnior. Pelotas está um caos.

14 comentários:

Anônimo disse...

E mais asfalto! O povo gosta de asfalto, tanto que o-elegeu. O centro da cidade fica um totalmente inundado. A água não escoa, não tem esgoto pluvial. Asfalto feito as pressas.

Anônimo disse...

Vou chamar o Fetter para secar a minha casa. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. O prefeito merecia ouvir um palavrão daqueles.

Anônimo disse...

O piscinão do Fetter pelo jeito vai bombar neste inverno!

Anônimo disse...

Preciso desabafar. Assisti os jornais do meio-dia e o da noite, ambos falavam que 6 bairros da cidade foram atingidos. Como 6? Quantos são: Areal, Três Vendas, Fragata e Laranjal, dá 4. O Porto faz parte do centro, que se sabe que também alagou. Mais o prefeito no jornal da noite dizendo que foi pontual, é dose, entrou água na minha casa e de várias pessoas que nunca tinha entrado. Não é só DP, a RBS tbém tá no bolso.

Anônimo disse...

Definitivamente, São Pedro não tem gostado do que estão fazendo na cidade.
E São Francisco de Paula, o padroeiro de Pelotas, não gosta de Carnaval.
A culpa é todinha dos Santos.
Abrs. Masiero.
Thaís.

Anônimo disse...

Tem algo errado. Entrou agua ate na J cassarin da Avenida, local onde nunca tinha entrado agua.

Anônimo disse...

Imaginem se isto tivesse acontecido no governo Marroni!!!!!
Com toda certeza ja o teriam tirado de lá. Mas como o governo é do Fetter as pessoas dizem que foi culpa da "natureza". E o próprio prefeito falou isso na RBS, que era tudo provocado por fenômenos da natureza. Gostei muito porque ouvi uma senhora furiosa na rádio dizendo que tinha escutado o prefeito, dizendo que a culpa era da natureza e aí ela perguntou se os bueiros imundos também eram culpa da natureza?

Anônimo disse...

Estou achando engraçado que até no outro blog as pessoas estão furiosas com o prefeito. Interessante isto, já que sempre o defendiam por lá.

Anônimo disse...

O Fetter é o melhor de todos. Vcsx tem inveja dele colocar a cidade no roteiro do desenvolvimento. Xô baixo astral

Anônimo disse...

Eu moro no centro no quarto andar e nada aconteceu na minha casa. Vcs estãi xagerando! kkkkakakakaak

Anônimo disse...

No afã de justificar a escandalosa facilidade com que Pelotas passou a inundar diante de poucos minutos de chuva e na tentativa de atribuir a culpa disso tudo a São Pedro, defensores do prefeito Fetter Júnior têm recorrido a argumentos no mínimo frágeis. A moda é tentar estabelecer comparações impossíveis. Alguns chegam ao absurdo de querer equiparar o que ocorreu aqui na sexta-feira com a catástrofe de Santa Catarina, onde choveu ininterruptamente por mais de 30 dias. Outros, menos afoitos, se utilizam da enchente de maio de 2004 como parâmetro. Amparados na memória fraca, abundante no Brasil, teimam em dizer que é a mesma coisa.
Bem, moro em Pelotas há anos, lembro perfeitamente do que ocorreu em maio de 2004... Mas mesmo assim resolvi pesquisar o volume de chuva daquela época e confrontá-lo com os dados de agora, baseado em números, sem o "achismo" tão predominante neste tipo de discussão. Pois bem. No dia 7 de maio de 2004, choveu 216,5mm (
www.ufpel.edu.br/cic/2004/arquivos/EN_00774.rtf ). O Jornal Diário Popular, do qual o atual prefeito é acionionista, chegou a publicar número maior, de 292mm (http://www.diariopopular.com.br/07_11_04/mf041102.html)... Mas fiquemos com a informação da UFPel.
Vamos agora ao volume de chuva de sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009, quando mesmo as ruas de áreas mais altas, que não costumavam alagar, ficaram embaixo d'agua. Foram não mais de 66mm(http://cppmet.ufpel.edu.br/cppmet/dados_estacao.php?secao=0). A Zero Hora (
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?&local=1&source=a2421287.xml&template=3898.dwt&edition=11803&section=1003) divulgou 65mm.

Os números deixam claro que não há parâmetro de comparação. O que tem provocado essas inundações tão frequentes? Alguns dizem que asfalto sem planejamento, outros apostam nas valetas e canais entupidos pela sujeira...Sinceramente não sei, tampouco disponho de dados técnicos que amparem tais hipóteses. Mas algo é bastante óbvio. Não dá prá estabelecer comparativos estapafúrdios, muito menos transferir a culpa a São Pedro.

Anônimo disse...

No roteiro do desenvolvimento,só que seja para baixo!

Anônimo disse...

O problema é que o Fetter vem sofrendo de uma doença de evolução progressiva. Ele está perdendo a visão periférica. Ele não enxerga mais os bairros da periferia.
A cidade o elegeu. Agora aguentem!Tomara que passem mais 46 meses com água até o pescoço.
E viva o asfalto!!!!!!

Anônimo disse...

hehheehehe, gostei!!!!