segunda-feira, 2 de março de 2009

Mais comentário de leitores

Leitor atento manda o seguinte comentário:
No afã de justificar a escandalosa facilidade com que Pelotas passou a inundar diante de poucos minutos de chuva e na tentativa de atribuir a culpa disso tudo a São Pedro, defensores do prefeito Fetter Júnior têm recorrido a argumentos no mínimo frágeis. A moda é tentar estabelecer comparações impossíveis. Alguns chegam ao absurdo de querer equiparar o que ocorreu aqui na sexta-feira com a catástrofe de Santa Catarina, onde choveu ininterruptamente por mais de 30 dias. Outros, menos afoitos, se utilizam da enchente de maio de 2004 como parâmetro. Amparados na memória fraca, abundante no Brasil, teimam em dizer que é a mesma coisa. Bem, moro em Pelotas há anos, lembro perfeitamente do que ocorreu em maio de 2004... Mas mesmo assim resolvi pesquisar o volume de chuva daquela época e confrontá-lo com os dados de agora, baseado em números, sem o "achismo" tão predominante neste tipo de discussão. Pois bem. No dia 7 de maio de 2004, choveu 216,5mm ( www.ufpel.edu.br/cic/2004/arquivos/EN_00774.rtf ). O Jornal Diário Popular, do qual o atual prefeito é acionionista, chegou a publicar número maior, de 292mm (http://www.diariopopular.com.br/07_11_04/mf041102.html)... Mas fiquemos com a informação da UFPel. Vamos agora ao volume de chuva de sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009, quando mesmo as ruas de áreas mais altas, que não costumavam alagar, ficaram embaixo d'agua. Foram não mais de 66mm(http://cppmet.ufpel.edu.br/cppmet/dados_estacao.php?secao=0). A Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?&local=1&source=a2421287.xml&template=3898.dwt&edition=11803&section=1003) divulgou 65mm. Os números deixam claro que não há parâmetro de comparação. O que tem provocado essas inundações tão frequentes? Alguns dizem que asfalto sem planejamento, outros apostam nas valetas e canais entupidos pela sujeira...Sinceramente não sei, tampouco disponho de dados técnicos que amparem tais hipóteses. Mas algo é bastante óbvio. Não dá prá estabelecer comparativos estapafúrdios, muito menos transferir a culpa a São Pedro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Comentei agora há pouco num Post do Rubens Amador sobre a REFORMA DO SECRETRIADO MUNICIPAL do seu Blog.
Alguma coisa me diz que o Rubens não ira publicar.
Segue o texto:

COMENTÁRIO:

É uma boa oportunidade para o Srº Fetter mostrar que se pauta pela "probidade" e pela "moralidade" na administração pública .
Para tanto, bastaria que o Prefeito nomeasse um secretariado com conduta comprovadamente ilibada e com o curriculo limpo.
Pessoas com processos e/ou condenações por ações deletérias aos cofres publicos não poderiam ocupar cargos no seu governo.
Se isso acontecer o Fetter honrará o nome. Se isso não acontecer é porque ele é da mesma laia dos Anselmos da vida. E ai...???
Ai a gente pode nivelar a "índole" do novo governo pelo curriculo dos seus componentes. Ou não?

Caro Rubens Amador Filho:
O texto acima não coloca palavra na boca de ninguem, não acusa ninguém e não baixa o nível.
Espero sinceramente que publiques. Caso contrario posso entender que existe algum comprometimento teu com o poder municipal. Ok ?

Anônimo disse...

O deputado Nelson Harter, garoto propaganda das empresas, nos deve várias explicações. Uma delas é a sua participação " nos dias de campo" para catequisar agricultores da região. pasmem, ele chegou a colocar em seu site na assembléia legislativa várias fotos de um evento (dia de campo) que tinha um banner gigante da empresa votorantim ao fundo. Esta mistura entre setor público (representado pelo deputado)e a empresa cheira mal!

Anônimo disse...

Aproveitando a "deixa" que o Irinei dá aos "sem comentários" num tal blog pelotino, questiono: pauta antiga aquela das reportagens de lucio vaz, não!? As matérias são muito boas sim, mas são do ano passado. Muitas águas já rolaram (em pelotas, por exemplo, hehhe)desde tal publicação.
O tal blog até então estava cegueta para o assunto, porque agora resolver olhar pros eucaliptos??

Anônimo disse...

E o blog do pelotino pendurou...

Está trancado o dia inteiro

kkkkkkk

Anônimo disse...

Como as pessoas tem memoria curta..ñ precisa recorrer a recorte d jornais p/ justificar a quantidade de chuva...o besta..raciocina cmg..pega um a esponja enxarcada e coloque agua, qualquer quanditade vai transbordar a mesma...eoq acontece com pelotas..os manaciais estão cheios..portanto qualquer volume representa muito..na epoca daquela enchente do Marroni..q tu deves ser uma viuvinha dele, td tava seco..os canais estavam sujos... aprende a perder tu e este besta q monta o Blog..pq no carnaval na entrevista coletiva do prefeito ele deixou isto muito claro, ele ñ passa d uma viuva do Marroni...fuiii.

Anônimo disse...

Não é preciso ser viúva do causador dos pesadelos do Petter para ver o que acontece cá na terra dos sonhos.
A blindagem de sedizentes comentaristas não engana ninguém.
O povo não tem uma venda nos olhos.
Não bastasse o asfalto Sonrisal, agora são desmanchados concretos, na D.Pedro II.
É de estarrecer o que ouvi numa emissora de rádio, na manhã de hoje.
Uma pessoa estava passando pelo local da obra na D.Pedro II e chamou a atenção do erro da tal concretagem.
O que isso significa ?
A obra estava sendo feita sem fiscalização da Prefeitura ? Fiscalização da Empreiteira ?
Seria bom que alguém explicasse o que aconteceu.
Afinal o dinheiro do contribuinte foi para o brejo, com o tal desmanche ?
Quem paga a conta ?
E o tempo gasto no incômodo aos transeuntes e moradores no local ?
Sei que o tal cidadão, parece, estudante de arquitetura, é que constatou o problemaço.
Sugiro a contratação dele pela Prefeitura.
E que sejamos promovidos a Fiscais de Obras.
Restou uma dúvida : e as demais obras na cidade precisam da vistoria do competente cidadão que
levantou o problema da Dom Pedro ?

Anônimo disse...

Buenas, vou ser sucinto, mesmo tendo tendências a ser muito prolixo. Além de todos os detalhes incomparáveis, como 65/66 mm com 292 mm (acho que fonte Zero Hora), outro detalhe salta aos olhos. Alguém já assistiu na TV, ou escutou no rádio, a propaganda pedindo o auxílio dos cidadãos pelotinos a tragédia ocorrida com as inundações?? Bem, se já assistiram ou ouviram, devem ter percebido que a administração municipal define, através de seu departamento de marquetingue, a tragédia atual como a maior enchente dos últimos 40 anos, como pode ser?? será que o que aprendi na escola está errado?? será que hoje em dia a matemática anda tão mudada que míseros 66 mm valem ou são maiores que 200 e tantos mm de chuva?? Não sei, mas percebo que o mundo anda mesmo muito mudado. ORA, POIS!!!!!!

Anônimo disse...

Hoje, domingo, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as 7hs e 40 minutos chovia em Pelotas, uma chuva de pouca intensidade mas já durava algumas horas. Passei na rua Deodoro, em frente a Farmácia ALves e vi um buraco imenso no asfalto, dobrei na Tiradentes e me deparei com a rua já alagada (entre Osório e Andrades), não se enxergava mais a calçada do lado esquerdo. As 8 hs começou uma enxurrada, dei sorte, estava longe da zona central que, certamente estava masi para barcos. E viva o asfalto!