quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A internet é interessante...



E na mão de amadores, é um perigo. Pois então, veja lá o que está na Wikipédia, aquela enciclopédia online. Um dos seus tópicos trata do compositor italiano Salieri. Leia na primeira imagem (é só clicar para ampliá-la) o texto completo. Leia e veja que, em outros blogs da internet que existem por aí, nem mesmo a cópia é bem feita. Faltam trechos, estrategicamente retirados para servir a conveniências nem sempre publicáveis. Como, por exemplo, cita uma suposta inveja de Salieri em relação ao compositor austríaco Mozart como fato histórico consumado, mas esquece de complementar com a frase "Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor."
Mesmo assim, a Wikipédia não é uma enciclopédia confiável. Ela é feita com informações produzidas de qualquer um e, por isso, pode conter erros. Nas universidades não se indica a Wikipédia como fonte de consulta, principalmente por conta de suas imperfeições. Existem outros sites com informações mais confiáveis, de fontes mais gabaritadas, sobre todos os assuntos que se possam imaginar.
No entanto, é preciso saber procurar, o que significa trabalho. E trabalho, para alguns, soa como uma palavra feia.
Para estes, um bom começo sobre Salieri, por exemplo, é a revista SuperInteressante (de leitura de fácil compreensão, própria para adolescentes), que traz mais detalhes deste grande nome da música italiana. Quem quiser, que leia e compare o que existe por aí com a verdadeira história. Leia, por exemplo, o último parágrafo da reportagem: "Salieri deu aulas para Beethoven e fez mais sucesso que Mozart. Se um deles tinha razão para ter inveja, pasme, era Mozart".
Ou seja: Salieri foi vítima de um boato, de uma mentira. A mídia da época, assentada em lendas e fofocas interesseiras - que faz escola até hoje - forjou uma versão particular da história, cujos objetivos jamais virão à tona. Exatamente como acontece por aí.

Manipular informações é algo que este blog não faz. Por dinheiro algum. Não faz, e nem fará. O compromisso deste blog, antes de tudo, é com seu titular. E mais: tem a decência de dizer a fonte de onde retira suas informações. Na íntegra, sem cortes.


20 comentários:

Anônimo disse...

Estou me divertindo com essa palhaçada de vocês.

Leão Lobo e Nelson Rubens que se cuidem!

Anônimo disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaahahhahahaahhahahahahahahahahhahahahahhahahahahahhahah!

Ótimo!

PS: Irineu, eu sou do teu partido!
PS2: As risadas acima são para as tua colocações.

Anônimo disse...

Puxa gente,cheguei da praia e fiquei impressionada com o número de ataques ao Rubens.Ele é do bem. Enquanto todo mundo está se divertindo ele está ajudando os mendigos velhinhos, dando comida, trocando fraldas. Quem presta este serviço voluntário e desinteressado sem nada receber em troca ?

Anônimo disse...

Ô Puxa Gente, te intera dos fatos.

Anônimo disse...

No Rubens tudo é expontâneo. Chorei ao ler a crônica dele com os mendigos.

Anônimo disse...

No Rubens tudo é expontâneo. Chorei ao ler a crônica dele com os mendigos.

Anônimo disse...

Irineu, acho que tem colega teu fazendo oficina literária. Tem gente que fez a sua própria reforma ortográfica. A experança é que a moda não pegue. Ainda bem que o pessoal não está xorando com x.

Anônimo disse...

Expontânea


Eu choraria menos se o espontâneo fosse escrito com s. Se a moda pega...

Anônimo disse...

Pensei que o R Amador soubesse escrever. Ele é chupador de textos?

Anônimo disse...

plágio é com g ou com j?

Anônimo disse...

O cara se comparou a Mozart? O cara se acha o Mozart do jornalismo ? é isso? Chamem a SAMU e internem, por favor!

Anônimo disse...

Irineu, coloca aqui uma notícia sobre " o golpe do bilhete"! Tem tudo a ver com o blog do amigo da gurizada.

Anônimo disse...

Golpe do bilhete? Fiquei curiosa

Anônimo disse...

Irineu não ficasse com medo a insinuação de processo? Uau como ele é mau. É bom ele mesmo se cuidar... Tem muito cara de pau por aí.

Anônimo disse...

É que o control c control v dele está com problema. Quando ele voltar a estudar isto será corrigido e talvez tenha mais idéias e não precise copiar da web.

Anônimo disse...

Qualquer criança sabe copiar da internet. E qualquer graduado sabe que tem pesquisa sbre determinado assunto tem metodologia, se não temos estes cuidados poemos produzir barbaridades.

Anônimo disse...

O chupa cabras agora vai ser mais cuidadoso quando chupar alguma coisa da internet.

Anônimo disse...

Que feio!

Anônimo disse...

A entrevista dele é venenosa. E tem gente que leva a sério as coisas que ele escreve. É bem dele publicar só as coisas que lhe interessam. Deu prá ti amigo da onça, vai armar noutra praia.

Anônimo disse...

Chupa texto porque voce não aparece mais?