sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Notícias

Alguém tem notícias sobre a campanha eleitoral em Pelotas? Tem alguma pesquisa? E as promessas?
Mandem suas informações e comentários. Não custa nada.

14 comentários:

Anônimo disse...

Espero também que não faças a campanha de Fetter como o Sr Rubens Amador.

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa tá ficando amarga. Amarga mas engraçada.
Até o momento não há um resultado de pesquisa que seja confiável. Ao menos para o lado que está em desvantagem. Anteriormente, uma pesquisa, encomendada e divulgada pela RBS, dava vantagem ao candidato do PT. Pela oposição (ao PT, situação local), foi até vetada a sua divulgação! Hoje, saiu uma que mostra um empate técnico. Esta eles deixaram divulgar, apesar de estarem perdendo no segundo turno.
As propagandas políticas são invejáveis. Invejáveis aos bons humoristas e autores de ficção, é claro!
Tem gente que não tem propostas, aparecendo só para "queimar" um candidato de oposição ao governo atual; ao mesmo tempo, nos debates, diz que esta tudo errado na cidade (e quem governa esta terra?), tanto que toda a sua família já abandonou esta pelota que faz água e não oferece empregos.
Tem outro que, didaticamente, ensina como deve ser colocada a cobertura asfáltica nas ruas. Este, tenho certeza, será companheiro do "asfaltador mór" no segundo turno, se houver. Também didaticamente deverá reformular os conceitos e conhecimentos técnicos de asfaltamento.
Já teve até anúncio de que, definitivamente, a situação da traumatologia está solucionada, E os pacientes contuinuam indo para Rio Grande. Aliás, muita coisa, principalmente boas, está sobrevoando Pelotas e aterrisando na Noiva do Mar. Esta sim pode comprar seu enxoval e viver melhor.
Por falar em saúde, sabes que o Pronto Socorro foi duplicado? Não sei se, na verdade, resolveu muito, pois as filas lá estão, o sofrimento parece ser o mesmo, a demora idem, etc., etc. Adianta duplicar a área física sem cuidar (aumentar, atualizar) da equipe, dos equipamentos, da seqüência lógica e adequada?
Tem candidato a vereador que promete acabar com o comércio aberto no sábado a tarde e aos domingos. Este tipo de progresso vai desviar os consumidores das cidades vizinhas para os shoopings de Porto Alegre e da fronteira. E depois, como a Princesa vai viver?
Tem vários que confundem Pronto Socorro com Posto de Saúde. Antes de dizer bobagens, deveriam saber as reais funções de cada órgão.
Engraçado é que não mostram a sujeira desta terra nem os esforços concentrados de limpeza e pintura que ocorrem a cerca de três meses. O partido da ecologia deveria estar bravo, pois houve um verdadeiro desmatamento nas sarjetas das ruas centrais da cidade (na periferia o verde nas valetas continua fazendo inveja a amazônia legal). Quem dera eleição a cada três meses...
Enquanto muitos protestam contra a fome do povo e os gastos excessivos de determinados partidos, há candidato que promove jantar de campanha por módicos 200 pilas/cabeça. É aberto ao público em geral, mas não haverá desconto no ingresso nem carona para chegar no local do ágape.
E assim vai a nossa Princesa: receosa com o que pode ocorrer até 05 de outubro. Apavorada com o que pode ocorrer depois do segundo turno.

Anônimo disse...

Olá Irineu, a campanha aqui prossegue morna no geral, nessa semana o ponto alto foi a visita de LULA, e os programas novos de TV com os apoios. O PT segue a mesma linha na TV, fala-se de inúmeros projetos, exalta-se a pessoa do Marroni e sua proximidade com LULA e Dilma. Fetter fala de suas realizações na prefeitura e liga-se ao governo federal, dizendo que todos com bons projetos podem acessar os recursos. Anselmo segue sua peregrinação em todos os sentidos, Matteo esforça-se para construir-se como novo, e Gilberto ainda não achou o plumo. No submundo as coisas já começam a acontecer, nesse fim de semana já começou a circular panfleto apócrifo com foto do LULA e escrito uma suposta fala dele, que teria acontecido nessa vinda a Pelotas, falando mal dos pelotenses (não é o vídeo antigo), Fetter também começou a vincular uma chamada na TV debochando da Amizade de Marroni e Lula e a Rejane PV e Alexandre PMN, de forma muito "estranha" usam de todo o seu curto tempo de TV para bater em Marroni, curiosamente uma tática que não lhes da voto, e que apenas poderia reforçar simbolos da rejeição de Marroni caso esse não tivesse bem blindado. Salvo algo muito estranho aconteça, a tendência é termos uma eleição muito polarizada entre Marroni e Fetter, onde esses dois candidatos juntos deverão fazer quase 90% dos votos válidos. Anselmo, Matteo e Gilberto juntos, nessa ordem, não deverão chegar a 12% dos votos válidos, nesse cenário a eleição poderá se definir inclusive no primeiro turno. A campanha de Marroni aparenta mais coesa, a de Fetter na minha avaliação melhorou na TV e na rua, mas ainda incapaz de conseguir reverter uma possível vitória do Marroni no primeiro turno. Vamos aguardar.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Sr Irineu só não estou entendendo muito bem, o que faz a candidata Rejane do PV em seu programa eleitoral, pois não apresentou nenhum projeto até agora e sim só agrediu o candidato Marroni.
Me parece tão estranho isto!
O candidato Alexandre parece que também está preocupado em agredir o candidato Marroni.
Então para que estas candidaturas?
Está ficando desagadável ver aquela moça agredir Marroni de maneira insistente.
Tem que haver alguma explicação para isso. Gostaria que publicasses esse comentário. Abraço.

Anônimo disse...

Irineu, sou visitante recente do teu blog. Gostei, gostei principalmente que divulgas comentários de todas as linhas. Diferentemente do Rubens Amador que tem foco com identidade clara com o Diário Popular. Tudo o que diz respeito a esquerda, vale bater, quando se trata do declarado candidato dele, não adianta crititar, se o fizer é apenas para perder tempo.
Gostei, espero que continues com essa linha.

Anônimo disse...

Gostaria que fosse aberta uma discussão sobre as alterações no trânsito de Pelotas. Como, mudanças de sentido de trânsito, pontos de onibus, alongamento de calçadas, etc.
O que achas?
Tentei isso no blog do Rubens várias vezes, não consegui.
Acho que a população deve participar, percebo erros grosseiros e acima de tudo TENDENCIOSOS COMERCIALMENTE.
Que te parece?

Anônimo disse...

Ótimos os comentários acima, de fato é aqui no Blog do Irineu, que pode se colocar os comentários livremente, no Amigos de Pelotas isso é impossível, pois lá a "coisa já está dada", e o jornalismo fica em segundo plano. Pena de fato o blog do Irineu não ter o tempo livre que o Amigos de Pelotas tem, para deixar seu blog mais rapidamente atualizado. Uma pena, mas fica a dica, podería criar algumas alternativas Irineu e remodelar o blog, não?
Abraços.

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa tá amarga. Amarga, mas mais engraçada.
Dentre as poucas realizações do atual governo municipal, as que mais se tem falado são relacionadas com o transito. Aí também encontramos curiosidades engraçadas. A Rua Gonçalves Chaves teve a faixa divisória pintada duas vezes. Está lá para quem quiser ver. Desde a Avenida Bento até a Rua Voluntários da Pátria. Talvez quem dirigiu a obra não sabia que teria que descontar a área destinada ao estacionamento (na esquerda da mão). Quem pagou duas vezes a tinta e a mão de obra?
Também custaram uma “eternidade” para se darem conta de que havia sinal de PARE nos quatro cantos de muitos cruzamentos que tiveram vias asfaltadas e/ou sentidos modificados. A sorte que eram sinais de PARE, caso contrário, ao invés dos carros ficarem parados, indecisos, nas esquinas, teriam avançado e causado grandes acidentes.
Sempre pensei que, além de “cuidar” das ruas asfaltadas do centro, das sinalizações e pinturas correspondentes, deveriam, a PM e sua secretaria especializada, atentar para as demais vias públicas. A Avenida Ferreira Vianna, nos dois sentidos, está pior que pista de provas para suspensão de veículos. E cada vez pior. Será esta uma estratégia para diminuir o número de acidentes de trânsito? Assim a PM não precisa criar lombadas; é só deixar a natureza seguir o seu curso. Sendo esta a desculpa, esfarrapada como muitas outras desta administração, não cola, já que as frenagens bruscas e os rápidos desvios de curso podem resultar em colisões.
Por falar em lombada, o asfalto colocado na frente do Colégio Cassiano na Avenida Dom Joaquim sepultou a que lá existia. E a PM não a reconstruiu. Acidente já ocorreu. Infelizmente.
Não precisamos lembrar da quantidade de obras em ruas e avenidas, as quais também são pistas de provas para resistência aos amortecedores, suspensão em geral, pneus e aros. O descaso é evidente.
De passagem: em relação ao trânsito e as modificações impostas pela PM, concordo inteiramente com a abertura de um debate sobre o assunto.
Por falar em descaso, outra secretaria da PM também pode ser citada pontualmente: desde março solicitei a poda estética e conservadora de duas árvores na minha rua. Depois de alguns meses, uma equipe chegou por aqui com câmara fotográfica e tudo, fotografou as árvores e a rua inteira e comunicou que o serviço seria autorizado e encaminhado para execução. Até agora estamos esperando. Eficiência administrativa passa também por aqui. Agora estão plantando árvores por toda a cidade, principalmente nas calçadas do lado onde se situam os postes e toda a fiação elétrica, telefônica, etc. Haverá o cuidado devido com as mudas e futuras árvores?
Mais uma secretaria pode ser referida. Há sujeira nas valetas e canais, apesar dos esforços da PM em manter os meios-fios imaculadamente brancos. Na ultima enchente, o Prefeito referiu que havia feito obras de prevenção de cheias, mas que um saco de lixo havia entupido uma bomba, queimando-a. É só andar pelas avenidas e constar o “serviço de prevenção”. Ridículo.
Seguindo sobre uma avaliação desta administração, um dos problemas mais sérios é relativo a saúde, uma das maiores preocupações e reivindicações do povo pelotense. Cabe, aqui, um breve histórico.
A campanha anterior do “Pelotas em Boas Mãos” bateu todo o tempo na saúde. Prometiam postos abertos 24 horas em pontos-chave da cidade, exames auxiliares e encaminhamento para especialistas rápidos, remédios na hora etc. Seria de fazer inveja ao primeiro mundo! E o que se viu: sucateamento total. Faltam remédios, exames auxiliares, se prestados, são demorados (como diz nesta campanha um dos candidatos, médico: “tem que chamar a alma lá do céu para fazer a tomografia. Não dá!”), médicos inexistem. A administração, por certo, joga parte da culpa no não cumprimento da carga horária pelos profissionais, mas a verdade é outra. Faltam profissionais e as condições de trabalho são precárias, tanto em equipamentos como em área física adequada e em suporte de retaguarda (ambulância para transporte de pacientes, segurança, etc.). Conheço um médico que, durante o governo anterior, do PT, atendia no posto de saúde de um bairro residencial, o qual prestava atendimento também aos habitantes de bairros pobres da vizinhança. Pois desde a posse desta atual administração não há clínico geral, durante a tarde, neste posto. As filas, obviamente, são grandes. Também, ao invés de dois clínicos há somente um para atender uma população que certamente cresceu.
E depois prometem acabar com a formação de filas para agendar consultas. Isto na cidade virtual que apresentam nos programas eleitorais
Mas não poderia ser diferente. Se voltarmos mais um pouco no breve histórico veremos que quando eleito prefeito da outra vez, o Prefeito eleito (cabeça da chapa) desta administração modificou totalmente a saúde em Pelotas, oportunidade em que o Pronto Socorro foi reformulado e muitos médicos foram demitidos. Porque haveria de ser diferente com o seu herdeiro (vice na chapa), hoje no cargo.

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa tá amarga e engraçada.
Só para constar, concordo com o Paulo Fernando (21 de setembro, 23:58) e com o Anônimo (22 de setembro, 9:47). Muito bem apanhado!
Acrescento mais um aí: os candidatos do PMN também devem estar levando algum convencimento por cima. No programa eleitoral gratuito de agora a pouco os candidatos do PMN, em particular a senhora candidata a vice, apresentou uma pérola do passado. Buscou no baú das quinquilharias uma pretensa manifestação do candidato do PT, em eleição passada, referindo ao funcionamento do comércio aos sábados a tarde e as domingos. (Só para lembrar a senhora: o tempo anda e as idéias tem que sere adaptadas, renovadas ou modificadas, senão se perde o bonde). Ela, seu candidato a Prefeito e o seu partido certamente, são contra o funcionamento nestes dias. E aí? De que a Princesa vai viver? Cadê as indústrias que o atual Perfeito ia trazer? Cadê os grandes investimentos que com o plano perfeito iam ser implantados? Pelo que se sabe e se nota, a maior parte de novos empreendimentos na Princesa foi de estabelecimentos comerciais, os quais dão emprego aos colegas da senhora candidata. Ora, senhora, pense nos seus colegas. Pense no salário do fim do mês. Você sabe que Pelotas é um centro comercial. E que vive principalmente disso. Assim você e seu plano vão dar chance para que um maior número de pessoas compre nos shoppings da fronteira, de Porto Alegre. Isto para não alardear que Rio Grande, Bagé, Jaguarão, etc., abram seu comércio aos sábados e domingos. Aí sim, minha senhora, quero ver a gritaria de seus colegas. Não esqueça que muitas destas cidades já abriram filiais de suas firmas nesta nossa terra. Elas têm potencial sim.
Vocês tem que lutar por mais investimento, mais indústrias, mais comércio, tudo virando 24 horas, para ter, conseqüentemente, mais emprego.
Acho que vocês chegaram tarde para fazer parte do grupo dos 3 mosqueteiros. Mas é como diz a música: "não tá morto quem peleia", ou então, "quem não chora, não bebe".

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa tá amarga apesar de alguns tentarem dourar a pílula (ou o voto). E cada vez mais engraçada e confusa, basta ver ou ouvir as manifestações políticas.
Hoje, numa entrevista ao vivo num canal de TV local perguntaram ao candidato se, como ex-Prefeito por duas vezes, não tinha medo de ser “figurinha repetida”. Ele, como de praxe, saiu com outra pérola: sapato fora de moda deve ser guardado no armário, nunca jogado fora, pois ele vai, de novo, voltar a ser usado. Perdoem-me por não reproduzir o diálogo letra por letra, mas o sentido é este aí.
A candidata do PV, segundo conversas de rua e cafés, diz que está no segundo turno, só esperando para ver contra quem vai. Segundo turno de que? Contra quem vai onde? Esta senhora apresentou seu projeto para a saúde: diz que o Pronto Socorro tem que estar aberto 24 horas (e pergunto: para que é um Pronto Socorro? Para as urgências/emergências diurnas?) Deve pegar seu companheiro e pedir para seu motorista leva-los para passear. Longe da Princesa, por favor!
Do candidato que “nasceu na vila e hoje é professor”, aquele que não tem problema de labirinto ou de articulação cervical, pois nunca tonteia quando está falando. Num debate promovido por estudantes da UFPel (perdoem-me por não referir os órgãos estudantis, pois não lembro agora), disse que parte do problema educacional passa pelo salário dos professores. Acho que todos nós concordamos que os mestres merecem uma remuneração adequada às suas responsabilidades. Prometeu, inclusive, respeitar o piso de 950 reais. Só não lembrou que a governadora de seu partido tentou formar uma frente contra este piso, inclusive conclamando colegas governadores para voar e espalhar plumas em Brasília. Nesta noite, para minha surpresa, lá estava ela pedindo votos no horário eleitoral para o tipo.
Neste mesmo debate, o candidato afirmou que o crescimento da região está aí. Lembrou do projeto Votorantin/Aracruz, capaz de promover diversos empregos por hectare plantado. Que Pelotas será incluída nas benesses. Deve ter esquecido quem compunha a platéia, pois foi adequadamente vaiado. Se estivesse numa platéia de empresários ou membros de seu grupo governamental provavelmente teria sido aplaudido. Mas com acadêmicos esclarecidos ... A resposta veio do candidato do PSOL, o qual com conhecimento de causa, traçando um paralelo, disse que a agricultura familiar é que gera milhares de empregos. Foi adequadamente aplaudido. Acredito que o aplauso em parte deveu-se a bem colocada comparação de número de empregos; a outra parte pela aula ministrada de graça ao seu oponente.
Já um Deputado estadual local é mais sensato. Apesar de defender com garras, dentes, facões e motos-serra a monocultura de eucalipto para a região, ainda não foi ao programa eleitoral do candidato da coligação com o seu partido fazer esta defesa. Talvez o cabeça da chapa, democrata que é, tenha vetado tamanha ousadia e bobajada (ao vivo não!). Uma outra chapa, a qual recebe o apoio do PPS, também deveria falar nesta magnífica indústria verde. Deveria dizer que todo o papel aqui produzido será exportado, que aqui ficarão resíduos, que aqui ficará o agricultor sem terra, a terra esgotada, sem produtividade. O PPS sim, pois foi um de seus membros (oportunamente e não por acaso na mídia na capital, como candidato a vice na chapa do PCdoB – veja só!) que deu uma acomodada lá pela Assembléia para acomodar a monocultura; o mesmo partido que dá suporte ao governo estadual, francamente defensor desta “fonte de renda”.
Lembremos que ontem foi o dia de luta contra a monocultura, o “dia do deserto verde”.
Muito se falou sobre a enchente que ocorreu durante esta campanha. Inclusive muitas comparações foram feitas com a ocorrida durante o governo do PT. Aquela que gerou mais uma fita contra o Prefeito da época e candidato a reeleição. Fita, aliás, divulgada pelo mesmo grupinho que divulgou aquela que o “Amigos da Prefeitura” (que mala sem alça!) teima em reeditar. Devem ter uma filmoteca de fazer inveja! Vejamos algumas das comparações: o Perfeito atual disse que estava lá, coordenando os trabalhos, durante toda a madrugada. Vocês acreditam que se não mostrou um filmezinho, uma fotinho dele fazendo este serviço? E estas imagens não trariam lucros na urna? O outro, o do passado, esteve na enchente que lhe coube. Aquela fita comprova isto. O volume de água/tempo foi muito menor agora. A desculpa pela enchente atual foi de que Pelotas é uma cidade plana, com dificuldade de escoamento de água. E antes era o que? Um fundo de poço? O problema da vila Farroupilha (aquela perto da Estação Rodoviária) persistiu porque houve dano a uma das bombas ocasionado por um saco de lixo. Esta foi a desculpa apresentada pelo Perfeito, logo após ele afirmar que o serviço de prevenção tinha sido feito adequadamente. Ou não foi feito, ou chamou o povo de relaxado, desleixado ou porco.
Nas inserções diárias de propaganda eleitoral do Perfeito tem um cara, de olhos e nariz vermelho, fazendo caretas e bocas que é fantástico. Se não for bebum usual, pode receber um “Oscar” de interpretação. Ele conta uma história triste: era amigo de um gerente de banco e, por necessidade, foi lá pedir empréstimo. Não levou. Exemplificando com a história ele afirmar que não adianta ser amigo do Presidente para conseguir grana para investir na Princesa. Ora bolas? Com cara de bebum, ninguém teria coragem de emprestar algum. E para ir buscar dinheiro em Brasília tem que abrir caminho antes de apresentar os projetos. E tem que mostrar trabalho. Fazer projeto pode ser a especialidade de muitos, mas levá-los em frente não é para todos. Desculpe a brincadeira com sua face, mas o que valeu foi a sua interpretação. Prefiro vê-lo como um bom artista.
Hoje estive com um professor, há 15 anos, do município. Ele criticou abertamente o que falaram, falam e certamente falarão os candidatos Professores Concursados. Eles afirmam que entendem de educação. Certamente que sim, do nível superior onde ministram suas classes e, talvez, da teoria do ensino fundamental municipal. Mestres, teoria e vivência universitária são completamente diferentes do dia-a-dia de uma escola municipal da periferia. O cabeça da chapa é apresentado nos programas como colírio: “por onde ele passa surge um brilho diferente nos olhos das pessoas...”; já seu companheiro de chapa, é preparado (sem ser “peru da Sadia”) porque tem nove títulos publicados (Fonte: site da chapa), nenhum sobre educação fundamental, média, universitária ou administração municipal . Lembra-se: além do ensino superior são reconhecidos profissionalmente. Méritos deles, com certeza. Parabenizo-os por isso.
Para finalizar por hoje. Há quem reclame que nenhum dos atuais candidatos a Prefeito manifestou posição clara, explícita sobre os trailers de lanche (atentado à arquitetura, meio ambiente e saúde pública) das Avenidas Duque e Bento e dos camelôs do calçadão e calçadas do centro (onde disputam lugar com os inúmeros canídeos de todas as raças, sexos, cores, tamanhos, humores e estados sanitários). Quando um dos candidatos que aí está de novo, na eleição passada, tomou uma posição, foi execrado. Teve até um outro candidato (que também está aí) que sapateou, esbravejou, chorou e quase convulsionou sobre as tábuas de uma floricultura que estava a muito fechada na Avenida Bento e estava prestes a ser retirada. O primeiro é alvo dos três mosqueteiros, o segundo, da turma do Rei (ou do Cardeal Richelieu), nos quais hoje ele dá uns petelecos “para não ficar chato”.
Quando a situação for divertida, voltará o ímpeto e a coragem de escrever.
Um abraço.

Anônimo disse...

Espetáculo o comentário do Anônimo de 23.09 - 00:24h.
Por favor, quem sabe ofereça os seus comentários aqui diariamente.
Tudo o que eu gostaria de escrever sobre o que está acontecendo nessa campanha eleitoral pelotense foi mencionado com clareza e objetividade.
Sobre os -canídeos-, cheguei a apaludir, mesmo !
"petelecos para não ficar chato " : retrata a cara de pau do embrulhão !
Parabéns ao comentarista. Ótimo senso crítico.
Irineu, faz um "Intime-se" para que blogue diariamente aqui.
Estou esperando. Aliás, todos da família.
Abrs., Thaís.

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa tá amarga, mas por vezes há alguém que adoça mais um pouco a coisa. Ao menos ao nosso ego.
Obrigado Thais (24.setembro – 20:57). Ao ler teu comentário pela primeira vez fiquei com as “bochechas vermelhas” como guri que rouba doce. Ao reler (para ver se era eu mesmo) fiquei com as bochechas ainda mais rosadas, tal como guri pego roubando (e comendo) o doce.
Apesar de querer marcar os meus textos iniciando sempre de maneira similar, nunca me passou ser um comentarista. Muito menos diário. Minha atividade profissional rouba tempo, pois além do trabalho propriamente dito, tenho que estudar para manter-me atualizado. Para o bem dos meus pacientes. E mais, nem sempre ocorre o “clic” que desperta a escrita.
No entanto, fico extremamente lisonjeado. Ainda bem que postei como anônimo, assim o Irineo não pode me intimar.
Mais comentários virão, pois o copo vai enchendo até transbordar por cima do teclado. Não sei se isto é ameaça aos bons leitores, mas vai lá!.

Anônimo disse...

Nesta terra dos doces a coisa continua amarga. Amarga e contraditória.
Tinha pensado em escrever um pouco sobre os candidatos a vereadores. Mais especificamente sobre o que se tem visto no horário gratuito obrigatório na TV. Acontece que os programas dos candidatos à cadeira maior, a da Praça Coronel Pedro Osório, estão desviando minha concentração. A maior fonte de inspiração, no momento, são as inserções na TV e o horário gratuito destinado aos prefeituráveis.
Antes de entrar no tema, atualizo texto anterior: 1. a Avenida São Francisco de Paula (padroeiro da terra, diga-se), por onde transitei hoje, está pior do que a Ferreira Viana. Pode parecer impossível, mas é verdade; 2. declaradamente a candidatura do PMN assumiu seu lado PP. Está de mãos dadas com o PV. Quem será o próximo a entrar na roda?
Novamente voltou a aparecer aquela fita onde aparecem o Presidente e o candidato do PT. Desta vez foi apresentada pela candidata do partido da ecologia. Para começar cabe uma reflexão sobre a divulgação desta fita. Todos sabem que foi desviada, comprada (e não deve ter sido barato!) e divulgada na eleição 2000. Foi divulgada, por uma daquelas coisas inexplicáveis, poucos dias antes da eleição. Em seguida surgiram notícias de divulgação no resto do país. Que Pelotas tem uma determinada fama, gerada por suas características culturais do passado, todos sabem. Daí não há novidade na brincadeira em si.
A tentativa de tentar jogar sujeira no ventilador da eleição é uma coisa. Divulgar, com alarde, a fama da terra do doce é outra. E quem mais se revoltou (e revolta – da boca para fora?) é a classe “conservadora, tradicional e culta” de Pelotas. Ao que parece foi esta classe que divulgou a fita. E continua divulgando. Deve estar fora, por ideologia, o pessoal do partido da ecologia. Por estes, mais recentes na terra do doce, a divulgação da fita, por certo deve ser chamariz para iniciar uma campanha para defesa dos mamíferos artiodáctilos da família Cervidae. Que a candidata dos verdes me perdoe se errei a classe, a ordem e/ou a família. Quanta inocência!
Pelotas, desde sua tenra idade, sempre deve ter convivido com esta “espécie”, só que bípede. Do que me lembro e tenha visto ou escutado, Pelotas sempre conviveu muito bem com estas pessoas. Muitas delas exerceram funções diversas, a maioria conhecida, respeitada e até reverenciada dentro de seus afazeres. E saibam que muitos nem eram pelotenses de berço, mas sim por opção. Pessoas que aqui encontraram acolhida. Não por sua tendência, mas sim pelo bem receber e pela educação do povo da terra. A fama de alguns atravessou a ponte do Arroio Pelotas e do São Gonçalo perdendo-se pelas terras ao norte e lá para as bandas do Plata. Foram, pois, pessoas que merecem todo o respeito. Não deviam ser base para chacota, principalmente com fundo eleitoreiro e com divulgação (provavelmente forçada) por todo o Brasil.
O contraditório é que quando a brincadeira tem origem nos programas humorísticos (em particular o Cassetas – outros malas!), a indignação toma conta dos ícones da terra. Quando pode servir para conseguir alguns votos, vale a divulgação do ridículo.
Uma das inserções de campanha, aquela do cara que prefiro ver como bom artista, fala que não adianta ser amigo do Presidente para buscar dinheiro. Mas amigo do Ministro do Presidente pode? Numa das inserções passadas apareceu um Ministro de Estado que alardeava o Perfeito e praticamente garantindo o apoio do seu mistério, inclusive citando nome do Presidente. Contraditório? Não, contraditório e oportunista.
O Presidente, nesta recente estada na zona sul, deixou bem claro que é o Presidente de todos, mas que tinha um lado. Isto gerou uma pesquisa e divulgação de edição passada de um matutino da capital do Estado. A inteligência está desligada ou é má-interpretação intencional? Posso tentar explicar, mas acho que a inteligência deve continuar voluntariamente desligada ou o que escrever será mal-interpretado. Presidente de todos significa atender a todos igualmente, desde que tenham sido apresentados bons projetos, adequadas aplicações de recurso, reais prestações de contas, etc. Ter um lado significa uma opção pessoal, sem vinculação com este ou aquele favor ou obrigação. Quem não está acostumado a falar claro, tende a interpretar errado.
Quando aparece o ex-Presidente, o ex-Governador, o Governador, a Governadora ou a ex-Senadora, apresentando as virtudes e pedindo votos para este ou aquele, não há gritaria. A coisa só é desencadeada quando surge na telinha o Presidente e sua Ministra.
Quando o Lula pernoitou numa pousada pelotense houve chiliques. A comitiva foi se hospedar logo num local onde houve tanto sofrimento, tanto trabalho forçado! Tudo bem. Lá na charqueada, como em muitas outras terras deste Brasil, houve trabalho escravo. Será então crime visitar as fazendas de café de São Paulo? As plantações de cana e as usinas de Pernambuco? As plantações de café da Bahia? Quando, em campanha por votos, um ex-Presidente lembrou que morou em Pelotas para estudar aspectos regionais, onde estavam inseridos os escravos, Pelotas entrou em orgulhoso delírio. Contraditório? Não, ridículo! Não esqueçam que Pelotas foi pioneira a libertação dos escravos. Que me ajudem os historiadores da terra.
É impressionante, mas a memória anda curta. Ou devidamente adaptada?
Um abraço especial para a família da Thaís.

Anônimo disse...

A coisa na cidade dos doces tá muito engraçada e até repetitiva.
Meu caro Anônimo de 29.setembro das 17:04. Com certeza não há o que comentar. Pretendi, como você percebeu, mostrar que sempre em períodos pré-votação há fatos comprovados ou não, lançados ao ar. Não creio que sejam intrigas da oposição, como pretendia insinuar o Anônimo de 27.setembro, 12:55. Não acho que a oposição (situação atual, não é caro Anônimo?) seja tão pateta assim, pois já viu que não deu certo em outras oportunidades. Patetas não, tanto que através de manobras bem boladas e muito bem apoiadas, chegou onde está.
O JN acabou de divulgar novos recordes relativos ao governo federal. Foram resultados de pesquisa CNI-Ibope. E aqui tem gente que continua malhando este governo. Neste tópico, acredito que não são patetas nem intriguistas. São tolos por não aproveitar e tirar, eles também, uma lasquinha desta popularidade toda. E além de tolos, são mal-agradecidos.
São mal-agradecidos e conveniente e prematuramente “esquecidos”. O governo municipal esquece a fonte de seus recursos. Durante os quase três anos de governo começou a fazer as obras nos últimos três a quatro meses. Justo após a liberação de parte do dinheiro obtido através dos planos do governo federal. E trata isso como grande coisa. É coisa que está só na cabeça dele, de seus marqueteiros e do “sujeito que prefiro ver como bom ator”. Deve pensar que é uma reencarnação de JK: “fiz mais em três meses que muita gente em quatro anos!”.
Não é de estranhar-se a ingratidão. A figura impar que domina a cidade do doce tem esta peculiaridade, repetitiva como convulsões. Desde antes de sua eleição ao cargo exercido na Novacap esta sua habilidade vem sendo mostrada. Alguns de seus apoiadores e/ou cabos-eleitorais, foram “estrategicamente” deixados de lado, “esquecidos”, porque estavam fazendo sombra àquela cabeça “coroada”.
Outra peculiaridade desta figura que se acha impar é a tendência de paternidade. Paternidade ou maternidade, desde que o produto seja favorável. Deve estar arrependido de não ter participado, nem como ouvinte, das reuniões Rio Grande-Pelotas para duplicação da 392. Houve que referiu que foi uma sorte o tipo não aparecer, porque iria “adotar o produto”. Ainda estamos pesquisando se não tentou gerar e parir a P-53.
Acho que há coisa estranha no ar. Talvez nesta campanha o mal-agradecido tenha conseguido afastar alguns aliados. Ou alguns aliados não afiançam com tanta segurança o sujeito. Figuras importantes da terra do doce, colegas (não devem gostar do termo companheiro!) de partido e rodas sociais, apoiadores e colegas de coligação na batalha passada, não deram as caras nesta.
Há até um candidato, não tão distante em ideologia (não confundir a teoria com a prática, por favor), que no horário eleitoral gratuito de hoje divulgou uma interessante gravação: durante uma festividade de campanha, anunciou “a morte da Pelotas do atraso, do descaso, da decadência e da arrogância”. Se as palavras não foram estas quatro, somente duas já bastariam. Se estiver errado quanto aos termos, me perdoe caro candidato. Sei, no entanto, que não estou errado com respeito a sua mensagem. Só espero que, caso você não esteja no segundo turno, não esqueça estas suas palavras.
Até prova em contrário o Mal de Alzheimer não é contagioso, mas há uma variação perigosa. Conclamo o pessoal da terra do doce a não se deixar contagiar com o Alzheimer coletivo, induzido por injeções contínuas de inverdades políticas. Esta variante pode ser muito agressiva e devastadora nesta época. Pode ocasionar seqüelas severas durante quatro anos. E com reflexo por muitos outros.
O rapaz “que prefiro ver como um bom artista” continua na TV com a sua cantilena repetitiva. Não me assusto muito com o que ele fala. Já suas feições podem assustar os bem jovens, a sorte é que o horário gratuito é cedo. Não me assusto porque com aquela cara não vende doces nem com o bônus promocional da Fenadoce.
E a candidata da ecologia? Não pode ser mais repetitiva, repetitiva, repetitiva e cansativa. Sua plataforma, certamente elaborada por um exorcista ultrapassado, continua atacando um candidato. Candidato este, diga-se de passagem, que foi apoiado por seu partido em outras jornadas. Bons tempos em que havia pessoas ecologicamente mais corretas. Esta senhora devia fazer uma boa faxina no seu reduto.
Mas prepararem-se. Nesta ultima semana novas repetições, novas denúncias infundadas e/ou idiotas podem aparecer. Meu povo: cuidado com o Mal de Alzheimer induzido!
Bom mesmo seria acabar com tudo isto neste dia cinco. Ter que passar todo e novo por mais vinte dias poderá ser muito difícil. Ainda mais que teremos que ver apoios estapafúrdios, apesar das (inter)agressões desta primeira fase.