terça-feira, 27 de novembro de 2007

Venezuela

Tem gato nesta tuba. Alguém precisa explicar isso direito. Nem mesmo Hugo Chaves teria coragem de fazer esse tipo de maracutaia assim, à luz do dia. Só para salvar uma empresa que deve aos cofres públicos - e, portanto, ao cidadão pelotense.

Cidade: Ivan Duarte deve deixar Mesa
O vereador Ivan Duarte (PT) reiterou ontem, em reunião da Mesa Diretora da Câmara, sua disposição em deixar o cargo amanhã, se ninguém assumir a responsabilidade por ter “plantado” um projeto de lei na pauta de votação da Casa. “A tendência é de eu sair mesmo, só não quero fazer isso antes de dar chance a todos. Ninguém da Mesa assumiu, então foi outro vereador e eu quero saber quem”, afirmou. Segundo Duarte, que desde a semana passada colocou o cargo à disposição, o secretário de Receita de Pelotas, Oraídes Soares, também pode responder à pergunta, já que estará no Legislativo amanhã, para prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu. “Ele mesmo pode dizer”, frisou o parlamentar, ao complementar que se não obtiver a informação vai mesmo sair da Mesa Diretora. “Cada dia estou mais disposto”, garantiu.O projeto que apareceu na pauta de votação, após Duarte ter encerrado a votação da pauta do dia e deixar a Câmara, não era o acordado entre o Legislativo e o prefeito Fetter Júnior. O substitutivo, com proposta de desconto apenas para devedores de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sequer foi protocolado. Oraídes Soares levou o documento à Casa em mãos, mas disse que numa conversa informal com vereadores descobriu que poderia aprovar o original, que proporcionaria arrecadação maior à prefeitura, por isso não protocolou o substitutivo.
Diferença entre os projetos
O Legislativo solicitou o envio de um substitutivo porque a mensagem original estendia o benefício a devedores de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e isso favoreceria a empresa Nossa Senhora Conquistadora, cuja dívida para com o município é em torno de R$ 8 milhões. A venda de cotas sociais da empresa é investigada por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). No entanto, quase que os vereadores votam o projeto que haviam rejeitado anteriormente. (TC)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm... é fácil!

Quantos vereadores compõem a "Mesa Diretora"? Quais deles votaram anteriormente a favor do projeto original, enviado por Fetter Júnior? Quantos deles integram a "base do governo"?

Não que isso vá colocar uma pá de cal nesta polêmica, mas que responde às dúvidas do vereador Ivan Duarte, responde!

E aí, alguém é bom de matemática?

Anônimo disse...

O que a prefeitura de Pelotas fez para receber a dívida da empresa Conquistadora durante todos esses anos? O que a administração Fetter Júnior fez a respeito? A empresa Conquistadora pagou alguma coisa à Administração atual? Que tipo de ação o secretário da Receita, Oraídes Soares, fez para que o povo pelotense seja ressarcido?