quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Leila não serve para Yeda

O recado da governadora Yeda Crusius é claro: "O ex-secretário Pedro Westphalen volta para a Assembléia Legislativa para compor a nossa base aliada e recompô-la na sua qualidade". Westphalen retomou o lugar que havia cedido à suplente Leila Fetter. "Neste momento, em que o Partido Progressista que integra este governo e governa junto, acho que posso fazer mais na Assembléia Legislativa onde estarei à sua disposição defendendo esse projeto", disse Westphalen. Ou seja, para boa entendedora, meia palavra basta. A suplente Leila votou contra o pacotaço de Yeda. Yeda quer melhorar a qualidade da Assembléia. Portanto, Leila não serve para Yeda. Leila caiu fora e deve voltar a dar aulas no Cefet. Ou então pedir alguma boquinha no governo para continuar em Porto Alegre. Veja reportagem que saiu no site oficial do governo do Estado.

Yeda Crusius empossa novo secretário de Ciência e Tecnologia
Ex-secretário de Ciência e Tecnologia, o deputado Pedro Westphalen "volta para a Assembléia Legislativa para compor a nossa base aliada e recompô-la na sua qualidade". A observação foi feita nesta quarta-feira (21), no Palácio Piratini, pela governadora Yeda Crusius, após assinar o ato de posse do novo secretário, o médico Paulo Schuller Maciel. "Essa é mais uma tarefa para o Pedro: o saneamento das relações políticas de civilidade", ressaltou Yeda, ao fazer uma referência ao investimento da Corsan anunciado ontem e à não-aprovação do Plano de Recuperação na semana passada. Maciel, até então, ocupava o cargo de secretário adjunto da pasta.Yeda recordou o pedido de Westphalen para voltar à Assembléia com o objetivo de recompor o "desastre de quarta-feira", quando foi rejeitado o Plano de Recuperação do Estado. "Todo o Rio Grande foi ferido no modo de comportamento do qual sempre nos orgulhamos, da convivência política respeitando o tempo político de cada um. Mas passou, vamos recompor", salientou.

Missão maior

Westphalen falou da sua satisfação em servir ao Estado através da estrutura da secretaria e da sua ação futura: "Saio para uma missão maior. Neste momento, em que o Partido Progressista que integra este governo e governa junto, acho que posso fazer mais na Assembléia Legislativa onde estarei a sua disposição defendendo esse projeto", afirmou o deputado. Maciel definiu como "muito honroso" o convite feito pela governadora. "Vou fazer o máximo possível para tentar fazer o que Pedro Westphalen vinha fazendo. A nossa secretaria conseguiu neste ano estabelecer novos caminhos para a ciência e tecnologia. Vamos agregar tecnologias novas para o Estado ter novos caminhos e possibilidades", afirmou. Para a governadora, o dia de hoje "é especial, de reafirmação de valores e do projeto do governo que conquistou a maioria do Estado". Conforme Yeda, o Rio Grande do Sul não é uma ilha e sim parte da federação. "Mas a estruturação desta federação tem machucado muito o Rio Grande do Sul", disse. A sorte da Ciência e Tecnologia, na avaliação de Yeda, foi a presença de Pedro Westphalen com a sua capacidade de fazer mais de uma tarefa, como demonstrou ao dirigir uma secretaria com poucos recursos. Ela lembrou o fato de o RS ser reconhecido no Brasil e mundo na qualidade das suas universidades, escolas técnicas, ensino e patentes mundiais.

Prejuízo por ser produtivo

Após destacar a virtude do ex-secretário em multiplicar recursos, a governadora aproveitou o ato para tratar das dificuldades do Estado. "Estamos proibidos de contratar empréstimos no exterior porque o quociente dívida/receita é o maior do Brasil". E o problema, disse, é o baixo denominador (receitas) que precisa ser ampliado.Yeda lembrou o tempo da assinatura de renegociação da dívida dos Estados com a União. "Assinamos que temos que cumprir seis metas fiscais e todas elas têm como denominador a receita. E a nossa receita é a mais baixa do Brasil como passamos o ano inteiro explicando e agora estamos pagando multa por não cumprirmos as metas e sermos produtivos, exportadores". O ex-secretário agradeceu à governadora pela entrega da carta na qual aceita a sua decisão de voltar para o Legislativo. "É um dos documentos, talvez o mais importante da minha vida. Essa carta, que aceita a minha exoneração, me faz sentir útil neste período, como jamais me senti anteriormente", registrou Westphalen. Novo secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel é médico formado pela PUCRS (1975). Foi diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS de 1976 a 1990. Foi professor da Faculdade de medicina da universidade dos anos 1980 a 1990. Tem mestrado em Educação pela PUCRS com especialização em Sistemas de Saúde. Ele também dirigiu o Grupo Hospitalar Conceição de 1990 a 1993. O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia é o atual diretor técnico da pasta, o engenheiro Dario Azevedo. Ele acumulará as duas funções.

Um comentário:

Anônimo disse...

que fim levou a ex-deputade Leila Fetter? ainda em Porto alegre??? e a entrevista coletiva que ela ia dar?

e o Cefet como fica nisso tudo? será que já voltou a dar aulas, afinal ela é servidora pública federal e com o fim do mandato tem que retornar ou estou (sendo) enganado???