terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Colaborador

leitor deste blog colabora com sua visão privilegiada. Leia abaixo seus comentários.

el observador disse...
ÓCULOS
El Observador continua enxergando muito bem. Eu diria cada vez melhor!!! Vamos aos fatos:

O RETORNO
Andei fora de Pelotas por 15 dias. Férias, como de direito gozam aqueles que trabalharam o ano inteiro. Andei pelo Cassino, mas este ano não encontrei o secretário de Turismo, sr. Mazza Terra. Deve ter ido surfar em outras praias. Como no Laranjal há ondas... ou há?!

FOME
Devido à ausência, fiquei alguns dias sem folhar as páginas de nobre e familiar vespertino. Andei ansioso, confesso. Apenas hoje comecei a colocar em dia a leitura das edições que ficaram para atrás. E creio ter entendido o motivo de tamanha ansiedade. Vamos lá.

MOMO I
Como ainda é Carnaval em Pelotas (mas em Pelotas não é Carnaval o ano inteiro?), está valendo. Foi um sucesso o 7° Concurso de Conjuntos Vocais do Diário Popular. Digno de um jornal de Prefeito. Parecia até reunião de secretariado.

MOMO II
Só faltou o “powerpoint sofrível”. Ou, como diz um amigo meu, nem parecia reunião de prefeitos, afinal Pedro Godinho e Ademar Ornel não estavam lá. E, embora na calada da noite, não teve soco na mesa!SACOLINHAEstavam lá o prefeito Fetter Jr, a primeira-dama, ex-deputada estadual, ex-vereadora, ex-professora do Cefet, ex-Leila Fetter, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Jacques Reydams, a secretária de Projetos (Pomposos e Suntuosos) Especiais, Cláudia Ferreira, e o secretário de Cultura (?), Mogar Xavier. Com exceção de Xavier, todos entregaram algum tipo de premiação – e também ganharam fotinho no jornalzinho!

DE CORAR AS BOCHECHAS DA FACE
Fetter Jr., o prefeito, recebeu homenagem das mãos de Ivam Matos, diretor comercial do Diário Popular, pela “colaboração ao evento”.

DE CORAR...
Detalhe: Fetter Jr é acionista do jornal que o homenageia! E colaborou com o evento?!?!?! Como??? E ainda foi premiado por isso??? Como assim???

AMIGO
Otávio Soares não foi.

DIGNO DE REGISTRO
Clayton Rocha – assessor de César Borges – recebeu homenagem “pelos 40 anos de profissão, 30 deles dedicado ao programa 13 Horas, na Rádio Universidade” - de jornalismo ou de assessoria (não necessariamente nessa mesma ordem)?

ÉTICA I
Por falar nisso... Não bastasse a jornalista pelotense que cobre a Câmara namorar o assessor do vereador, agora tem jornalista rio-grandina e editor pelotense escrevendo elogiosas matérias e entrevistando com pompas o reitor das, respectivamente, escola e universidade que até recentemente assessoravam.

ÉTICA II
Isso sem falar do jornalista, que saiu do jornal diretamente para a assessoria da Prefeitura, e do radialista, empossado secretário de Comunicação sem ser jornalista. E ainda dizem que os políticos não tem ética. O senhor que o diga.

BASTA!
Chega por hoje. Meus cotovelos já estão ásperos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ao leitor atento e de visão privilegiada, lhe falta, apenas, a informação correta.

Tanto que omite que também mantém um relacionamento amoroso com uma jornalista do Diário Popular, inclusive quando era seu superior. Da mesma forma que você, Irineu, foi demitido do DP...

Quanto aos cotovelos, esqueceu de informar que, além de ásperos, devem estar bastante doloridos, tendo em vista que encontra-se na rua da amargura (ironicamente) outra vez...

Anônimo disse...

Estava faltando o El Observador !
Lástima não ser mais assíduo no Blog.
Creio que é da área de Comunicação.
Então sugiro uma pauta: Quem se salva na radiofonia pelotense ?
Comece pelos programas das manhãs, por favoorr!
Sugestão :pelo comando do Professor!Maravilha!Como pode !?

Amei os comentários sobre as contratações :

A estratégia da Auto-Louvação...
Os lambe-botas e Baba-Ovos...

O pior que o diário oficial sabe que as emissoras de rádio vão repetir todo o dia aquelas ricas manchetes de Faz-de-Conta.
A cada novo programa de rádio -- novas rodadas das manchetes e notícias de lavagem cerebral:
Isso q é um governo competente!
Sabem que os papagaios estão aí, né, né, aí, aí, né, né...
Emissoras com estrutura de alavancar as próprias notícias e reportagens...Em Pelotas : NÃO !
Somente papagaios e sabonetes auto-louvativos !
Repetidores de jornais e de "beijinhos...beijos no coração...fulana diz q me ama...estou recebendo a mensagem de FTal q diz sou Maravilhoso""
Incrível o q se tornou esse meio...

Para o El Observador : Estou esperando astuas observações a respeito
Até mais !
Abrs., Masiero !

Anônimo disse...

É fácil conseguir notícia boa em Pelotas. Ainda mais quando se tem verba pra isso.
Com a imprensa falida que, igual os ratos na sargeta, fica esperando umas migalhas, não é difícil governar.
É só ouvir uma rádio local por 15 dias, e qualquer ouvinte desatento perceberá que as fontes se repetem, se repetem, se repetem... E sempre com o mesmo objetivo: se autopromover, se autopromover. Isso, só se consegue comprando.
Dá um chaveirinho e um boné, que a cachorrada já se vende...

Anônimo disse...

Anônimo comenta que os "radialistas" pelotenses tecem apenas comentários "auto-louvativos". Impressiona-me que, na condição de morador de Pelotas, somente tenha se dado conta disso agora.

E não são somente os supostos radialistas. É característica do próprio pelotense.

Veja bem.

Mesmo com o caos que se instaura na cidade, secretários absolutamente incompetentes, frutos de uma burguesia falida que o prefeito perfeito teima em reerguer, não estão nem aí para aqueles que sustentam o seu salário.

Como também, estes arigós que sustentam esta cambada de incapazes (nós, é claro, que pagamos as suas contas) falam, falam, e não dizem nada.

Reclamam que tudo está um caos, sujo, pendente e... Como se vê, elegeram o Bernardo para prefeito.

E isso não é uma defesa do Marroni. Ao contrário. É que, este vetusto povo ilustrado de Pelotas, conhecido pela sua cultura, pelo seu apelo às artes e pela absoluta falta de vocação para o trabalho, elege estes que aí estão.

Parabéns aos pelotenses. Agora, de nada adianta reclamar. Quem presenciou as eleições municipais de 2004, viu a euforia daqueles que gritavam aos quatro cantos "PT nunca mais", arrebentando as buzinas dos seus possantes, comemorando as benesses que viriam com a eleição da dobradinha Bernardo/Fetter...

Homens e mulheres de pouca fé. Mas, tão pouca, que agora estão rezando pra que aquele que nunca mais deveria voltar, assuma o mais rápido possível a prefeitura antes que tudo se perca:

A cultura,

A auto-estima,

E a própria história.

Pobres dos pelotenses... Lembro-me do que, certa vez, o "El Observador" havia me dito: "aqui em Pelotas, o pessoal come peito de frango e arrota chester..." E é a mais pura verdade.

Homens e mulheres de pouca fé...

Anônimo disse...

Acho um tanto quanto anódino os comentários do colaborador "El Observador". Posto que,alguns deles parecem é que ele é quem quer dormir na cama, ou do assessor parlamentar ou da jornalista do DP.Isto está me parecendo dor de cotovelo e das mais brabas.
Acho que ele precisa virar a página e até mesmo se informar das novidades.
Anda bem mau informado sobre o assunto este exímio colaborador.

Anônimo disse...

Não desloquem o foco da discussão sobre os comentários de "El Observador". Eles se referem à relação promíscua de jornalistas com fontes... e não sobre os relacionamentos amorosos de jornalista com jornalista, jornalista com radialista, jornalista com secretária, faxineira ou o que o valha... Estes são de foro íntimo, privado e não interessam a terceiros. Com o perdão da expressão, mas o que está em discussão não é quem come quem...

Anônimo disse...

Sónoforévis :
Engano teu. Há mt me dei conta desses
repetidores e "auto-louvativos", cansativos, repetitivos e q tais.
(exceto para a massa de manobra).

Mas não vejo comentários a respeito em qualquer publicação, a não ser por aqui, no Masiero.
Sei q o pelotense tem essa característica, mas o que me surpreende é a falta de capacidade das direções dessas emissoras que permitem tantas aberrações no exercício de uma profissão q poderia ser de mt proveito para a cidadania, quando não fosse levar a informação séria, sem análises fajutas e risíveis. E mais : como gostam de comentários testando hipóteses... sem qquer conhecimento dos fatos que teimam abordar. É um arraso !
É de arrepiar!
Abrs. Sónoforévis.
Thaís.

Anônimo disse...

Caro Irineu

Gostaria de deixar claro que ratifico as opiniões do post que você sabiamente reproduziu neste blog, ao compreender a gravidade do que fora informado.

Pelotas vive uma grave crise Ética!

Compreendo que algumas pessoas não gostem de ter sua vida privada aqui noticiada. Mas destaco que tornar público tais fatos é uma necessidade, uma vez que estes interferem diretamente naquilo que o periódico da família Fetter publica – e deixa de publicar!

O que está em discussão é a questão Ética acerca da conduta profissional dos jornalistas (e do jornal) – e não quem dorme com quem! Até porque, este foi apenas um dos exemplos citados por envolver conseqüências graves: a omissão e o tendencionismo da informação.

Se o propósito fosse escancarar e achincalhar a vida particular de jornalistas e autoridades, poderíamos reproduzir uma extensa lista de enamorados pelotenses – a cidade está repleta deles. Não é o caso!

O que deve e merece ser debatido é a forma como se estabelecem as relações entre jornalistas e fontes (vide os demais exemplos ao invés de se apegar a apenas um único fato retratado).

Acredite, é doloroso ver tão talentosos jornalistas renderem-se aos caprichos de Fetter Jr. O apelido usado por um comentarista acima é apenas um exemplo da forma indigna de conduta a que se renderam...

Dito isso, reitero: é falta de Ética, sim, cobrir a “Casa” em que um enamorado trabalha, principalmente quando ele é sua principal fonte - troque de editoria ou troque de emprego, oras!

Também é falta de Ética elogiar o reitor que por meses lhe pagou o salário - por mais elogios que o reitor mereça; assim como é antiético enaltecer o projeto da escola em que se trabalhou, por melhor que ele seja;

Pior ainda, receber salário – pago com Dinheiro Público! – após anos e anos de elogios rasgados e “serviços” prestados nas ondas do rádio.

É falta de Ética premiar o dono do jornal por "ajudas prestadas" ao próprio jornal - só para citarmos alguns exemplos e não passarmos aqui a tarde inteira.

Chega de lorota! O pelotense precisa saber com quem está lhe dando. Acordem leitores, e não se deixem levar por "desvios de atenção". Não tenham vergonha de exigir: Ética acima de qualquer princípio.

PS: Concordo com você, Irineu. Fetter Jr. não serve (na verdade nunca serviu!) para governar Pelotas.

Anônimo disse...

Tsc tsc tsc...

El Observador continua míope... Ou seria estrábico???

E, pelo visto, morrendo de dor de cotovelo, hein Toco???

Homem de pouca fé...

Anônimo disse...

Acredito que antes de questionarem a ética de uma pessoa deveriam buscar os fatos reais. A referida jornalista do periódico da família Fetter não é mais a responsável pela cobertura da Câmara. Desde o final do ano passado outra repórter assumiu a função.

Anônimo disse...

Eis o fato: falta de informação ou má-fé mesmo... Caro "El Observador", informe-se, para evitar de pagar mico perante a blogosfera...

E bota mico....

Anônimo disse...

Em resposta ao educado "Sónofo.." o que mesmo? reproduzo um importante comentário de leitor anônimo que talvez tenha passado batido aos olhos da maioria - espero que nao!

Diz o(a) anônimo(a):

"Não desloquem o foco da discussão sobre os comentários de "El Observador". Eles se referem à relação promíscua de jornalistas com fontes... e não sobre os relacionamentos amorosos de jornalista com jornalista, jornalista com radialista, jornalista com secretária, faxineira ou o que o valha... Estes são de foro íntimo, privado e não interessam a terceiros. Com o perdão da expressão, mas o que está em discussão não é quem come quem..."

Se você não consegue se ater a isso e prefere continuar com seus comentários que nunca dizem nada e só agridem, continue assistindo a TV Câmara, meu caro. Seus representantes estão lá. Todos da melhor espécie, o que lhe parece! (atente-se, isso não é uma interrogação).

E cá entre nós, reflita antes de sair atirando! Você pode acabar errando o alvo!!!

CONSCIÊNCIA!